São Paulo (SP) - Começa neste sábado (15) a maior competição de rugby do País: o Super 10 - Campeonato Brasileiro Masculino da 1ª divisão. São José (SP), SPAC (SP), Pasteur (SP), Rio Branco (SP), Bandeirantes (SP), Niterói (RJ), BH Rugby (MG), e Curitiba (PR), Desterro (SC) e Farrapos (RS) lutam por mais um título nacional e, nesta temporada, contam com uma grande motivação. A final do torneio, marcada para o dia 19 de outubro, será disputada na Arena Barueri, uma das instalações esportivas mais modernas do País.
A primeira rodada começa com o Farrapos recebendo o Rio Branco às 14h, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves (RS). Os gaúchos mudaram seu sistema de jogo, chegando com mais qualidade na finalização e agressividade na defesa, enquanto os pelicanos estão em uma fase de renovação, investindo nos talentos da base.
Em São Paulo (SP), o Bandeirantes encara o Pasteur no clássico da rodada, às 15h30, no Ceret, no Jardim Anália Franco, na Zona Leste. O time franco-paulista acredita que está com um grupo mais amadurecido e com mais peças de reposição, possibilitando trocas sem perder a qualidade e o volume de jogo. Já o Band decidiu focar no conjunto, apostando nos jovens criados na base do clube nessa temporada, e será dirigido pelo ex-capitão da casa e da Seleção Brasileira, Ramiro Mina.
Ainda na capital paulista, mas no campo do SPAC, no bairro de Socorro, o time da casa enfrenta o Niterói, às 15h. A preparação dos fluminenses para a temporada enfatizou a parte técnica e tática, sem perder o bom condicionamento físico. Enquanto isso, o clube de origem inglesa integrou à comissão técnica o argentino Matias Newton, que dividirá o comando da equipe com Timothy King, além de promover alguns talentos da base.
O Curitiba viaja até Florianópolis (SC) para jogar contra o Desterro, às 15h, no Parque das Dunas. A novidade do time paranaense é a chegada do sul-africano Arnold Keith, que ajudará o treinador de linha Eduardo "Lalo" Lagarrigue na luta para levar a jovem equipe ao primeiro título brasileiro. Os catarinenses do Desterro deram continuidade ao trabalho iniciado em 2012, porém, estão levando a campo uma equipe renovada, com média de idade próxima dos 20 anos.
Para encerrar a rodada, o atual campeão São José duela com o BH, às 16h, no Estádio Martins Pereira, no Vale do Paraíba. Com a ajuda do frei Alfonso Lasheras, que jogou na seleção espanhola e está em missão pelo País, os mineiros mudaram seu estilo de jogo, com um ritmo mais veloz. Os joseenses aprimoraram seu sistema tático e seguem apostando na quantidade e qualidade do elenco para manter o bom rendimento durante os quatro meses de competição.
Confira os locais dos jogos da 1ª rodada
Farrapos x Rio Branco - 14h
Estádio da Montanha - Av. Osvaldo Aranha, s/nº, Bairro Juventude - Bento Gonçalves (RS)
Árbitro: Ricardo Sant`Anna
SPAC x Niterói - 15h
SPAC - Av. Atlântica (antiga Robert Kennedy), 1.448, Socorro - São Paulo (SP)
Árbitro: Xavier Vouga
Desterro x Curitiba - 15h
Parque das Dunas - Av. das Rendeiras, 344, Lagoa da Conceição - Florianópolis (SC)
Árbitro: Henrique Platais
Pasteur x Bandeirantes - 15h30
CERET - Rua Canuto de Abreu, s/nº, Tatuapé - São Paulo (SP)
Árbitro: João Mourinha
São José x BH - 16h
Estádio Martins Pereira - R. Ana Gonçalves, de Cunha, 340 - São José dos Campos (SP)
Árbitro: Mariano de Goycoechea
A entrada para os cinco jogos é gratuita
Rugby na TV - Além da rodada do Super 10, os fãs da modalidade poderão curtir o rugby pela telinha. Os canais ESPN exibirão três amistosos internacionais no sábado (15). O primeiro será o duelo entre África do Sul e Escócia, às 12h30, ao vivo na ESPN, com reprise no domingo (16), às 16h, na ESPN Brasil. Em seguida, às 14h, será exibido o vt de Nova Zelândia e França, na ESPN+, partida que também será reprisada no domingo, às 12h, na ESPN. Por fim, às 16h, será a vez de Inglaterra e Argentina se enfrentarem, ao vivo, também na ESPN+, confronto que será reprisado no domingo às 13h, na ESPN Brasil.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. Além disso, a entidade possui um convênio com o Ministério do Esporte.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 9-8783-7408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação