Capa

ATLETISMO

Atletas paulistas quebram marcas e garantem vaga no Mundial de Menores de Atletismo

Campeonato Estadual Caixa de Menores reuniu mais de 400 atletas em dois dias de provas. Ao todo, cinco competidores carimbaram o passaporte para a Ucrânia

02.06.2013  |  528 visualizações
São Paulo (SP) - O Campeonato Estadual Caixa de Menores reuniu mais de 400 adolescentes de 30 clubes de São Paulo neste sábado (1º) e domingo (2). Equipes do Rio de Janeiro, Brasília e até de Angola participaram da competição no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). O evento, organizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), serviu como mais uma seletiva para o Mundial de Menores, marcado para julho, em Donestk, na Ucrânia. E a oportunidade foi aproveitada. Ao todo, cinco paulistas de até 17 anos confirmaram vaga para a competição internacional.

O prazo para obtenção de índices termina em 23 de junho, mas quem ainda não carimbou o passaporte tem chance ainda no Troféu Brasil de Atletismo, programado para a próxima semana, e no Campeonato Brasileiro de Menores, nos dias 22 e 23 de junho, em Porto Alegre (RS). Quem já confirmou presença também usou a etapa para ganhar ritmo e acertar os últimos detalhes técnicos com seus treinadores. As provas foram disputadas em uma pista aprovada pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Os índices começaram a ser atingidos no sábado. Letícia Cherpe de Souza (A.D. Centro Olímpico), nos 100 metros, com 11s84, Janaína Aparecida Fernandes (São Roque), no salto em distância, com 5,96m, e Douglas Lemos Borges (Jaboticabal), no lançamento do disco, com 54,90m, garantiram presença no mundial. Já classificada, Juliana de Menis Campos (Instituto Elisângela Maria Adriano - IEMA) venceu a prova do salto com vara com 3,84m, superando em 1 cm a marca exigida.

No domingo, Vinicius de Souza Fontenele (G.R. Barueri) fez 5.714 no octatlo e também fez o índice exigido pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). No heptatlo, Isabela Moreira (A.D. Centro Olímpico/CEE) assegurou sua vaga ao fazer 4993 pontos.

Além da busca por índices, o Campeonato Estadual Caixa de Menores foi uma competição entre clubes. E o vencedor foi a equipe da casa. A A.D. Centro Olímpico fez 167,5 pontos e levantou o troféu de campeão. Na sequência apareceram G.R. Barueri, com 97, e Clube dos Sub. e Sargentos do Exército, com 70 pontos.

Alegria e velocidade - A velocista Letícia Cherpe de Souza (A.D. Centro Olímpico) estava em seu dia de sorte no sábado. Na prova dos 100m rasos, a atleta de 17 anos fez 11s84 e se garantiu no Mundial. Não faltaram abraços, beijos e palmas da família, amigas e da plateia para Letícia."Uma hora ia sair e dessa vez deu certo. Já havia corrido bem na semifinal e fiquei perto da marca. Meu sonho é disputar uma Olimpíada, mas precisa ser passo a passo. Gosto de correr e vou seguir nesse caminho. Disputar o mundial na Ucrânia será importante para a sequência da minha carreira", disse Letícia, que tentou também a vaga nos 200m rasos e por muito pouco não conseguiu. "Eu gosto mais dos 200m e vou focar nessa prova, sem deixar de lado os 100m. Um dia vou correr na casa dos 22 baixo".

"A Letícia tem o objetivo de chegar à uma Olimpíada. E, como mãe, vou fazer de tudo para ajudar minha filha a realizar seu sonho. Sofremos junto com ela. Não saio do alambrado nem um segundo para ver de perto as provas. Ela está de parabéns", disse a ex-atleta Arajarir Nonato, mãe de Letícia.

No salto em altura masculino, Edvaldo Jailton do Nascimento (A. Sertanezina/CEE) ficou com a medalha de ouro com a marca de 1,97m. O atleta já está garantido no mundial, só que no octatlo, mas usou a prova para melhorar seu fundamento e ganhar ritmo. "Espero chegar na Ucrânia e ser campeão. Quero passar dos 6 mil pontos na competição", contou o atleta de Sertãozinho. "O apoio do Centro de Excelência é importante para a minha carreira", completou.

Entre os 15 e os 17 anos, a garotada mistura ansiedade e confiança, cabendo aos técnicos e a família segurarem a barra. "A ansiedade faz parte da idade. A maioria terá sua primeira experiência internacional e logo de cara enfrentando os futuros campeões olímpicos.É uma geração forte", explicou Alexsandro de Jesus, treinador da Orcampi. Um de seus alunos, o fundista Wellerson Falcão Vivi já está classificado, mas participou do Campeonato Estadual Caixa de Atletismo. O atleta ficou em segundo lugar nos 1.500 m.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Festa para Letícia
    (ZDL/Divulgação)

  • Letícia Cherpe
    (ZDL/Divulgação)

  • Mãe vê prova de Letícia (esq.)
    (ZDL/Divulgação)

  • Edvaldo no pódio
    (ZDL/Divulgação)

  • Isabela no heptatlo
    (ZDL/Divulgação)

  • Vivi da Orcampi (dir.)
    (ZDL/Divulgação)

  • Vinicius de Souza Fontenele
    (ZDL/Divulgação)

  • Estadual Caixa
    (ZDL/Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato