Capa

ATLETISMO

Atletismo: Jogos Escolares do Estado de São Paulo ampliam a participação de atletas deficientes

Primeira etapa exclusiva para os paralímpicos contou com a participação de 120 alunos em São Caetano do Sul

24.05.2013  |  709 visualizações
São Caetano do Sul (SP) - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo registram números expressivos nesta temporada. Em 2013, mais de 6 mil alunos de colégios da rede pública e particular participaram das etapas realizadas até agora. Mas nesta sexta-feira (24), o evento fez história ao reunir 120 crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência em São Caetano do Sul (SP). A pista do Centro de Treinamento BM&F Bovespa recebeu estudantes de 12 a 19 anos que sonham um dia, quem sabe já em 2016, representar o Brasil em uma Paralímpiada. O evento contou com 35 escolas de 15 cidades.

Mauro Chekin, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), atesta o acerto no investimento para revelar talentos também no esporte adaptado. "Cada vez mais a participação dos paralímpicos aumenta. O projeto da Federação Paulista com o Governo do Estado é de fundamental importância para revelar talentos. O atletismo é um esporte base, como correr e saltar, por isso temos de continuar unindo formação de crianças e alto rendimento", disse.

"Com o incentivo das escolas e o apoio da FPA, mais deficientes certamente terão a chance de participar. É preciso, cada vez mais, incentivar as modalidades paralímpicas. Em muitos eventos é possível integrar atletas e deficientes", contou o organizador da seletiva, Carlos Alberto Félix, o ‘Bacalhau’.

Além das escolas, instituições como a ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e o Sesi-SP mandaram representantes para as provas em São Caetano do Sul. "Disputo provas convencionais, com os atletas sem deficiência, para baixar meus tempos e melhorar minhas marcas. Esse ano fui classificada como paralímpica e meu foco passou a ser os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Meu sonho é ganhar uma medalha no salto em distância ou nas provas de velocidade", afirmou Verônica Hipólito, de 16 anos, que treina no Sesi Santo André.

A sexta seletiva regional está marcada para quarta-feira (29), em Pirassununga. O evento, que terá também as provas para escolher atletas olímpicos, será disputado na Academia da Força Aérea (AFA). Alunos de 10 a 17 anos estão convidados.

Festa para os competidores - A Seletiva Regional Paralímpica também reuniu crianças deficientes que tiveram o primeiro contato com o atletismo. A nova experiência foi emocionante para treinadores, atletas e organização. Um dos exemplos foi a cadeirante Glória Poliana, da Praia Grande. A garota de 12 anos estreou em uma competição com um primeiro lugar nos 100m rasos. A partir de agora, ela não quer mais largar o esporte. "Quero melhorar ainda mais e vou descobrir um jeito para ser mais rápida. É muito bom participar", contou.

A professora de Glória, Daniela Eiko, lembrou que conciliar os estudos com a prática é condição número um para a garotada. Na cidade do litoral tem, além do complemento educacional, os deficientes contam com aulas de atletismo e natação. "O esporte ajuda no desenvolvimento global dos alunos com deficiência. É ideal para as crianças vivenciarem situações como essa de competição."

Valter Agripino foi eleito o professor do ABC para os atletas com deficiência da região. Em todas as provas, o instrutor tinha alunos para auxiliar. Emoção e sensação de dever cumprido. "É uma vitória para a vida das crianças, que já se consideram campeãs só em participar. Foi um grande festival. Em contrapartida, não é difícil encontrar um talento que pode brilhar na Paralimpíada". Uma das pupilas de Valter Agripino foi Vanessa Caetano. Com 12 anos, a aluna com deficiência intelectual venceu arremesso da pelota e 75m rasos.

Os gritos de Gabriel, Gabriel, Gabriel, foram os mais ouvidos quando o garoto da 7ª série acelerava sua cadeira de rodas na pista. Os amigos, que eram mais de 20, apoiavam o esforço do garoto de 14 anos, que tem dificuldades para andar e falar, mas não para tentar. O aluno de São Bernardo do Campo emocionou quem estava no Centro de Treinamento BM&F Bovespa. "No final eu cansei muito, mas deu tudo certo. Meus amigos me empurraram e eu não desisti", contou Gabriel Silva.

O torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) no Ibirapuera, na capital paulista: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.

Confira o cronograma de competições em 2013:

6ª Seletiva Regional - 29/05 - Pirassununga - Academia da Força Aérea (AFA) - 10 a 17 anos e alunos com deficiência
7ª Seletiva Regional - 12/06 - Piracicaba - SESI -10 a 14 anos e alunos com deficiência
8ª Seletiva Regional - 26/06 - Praia Grande - Pista de Atletismo Municipal - 10 a 17 anos
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Campinas - Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park - 10 a 12 anos e 15 a 17 anos
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Atletismo.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Seletiva Paralímpica
    (ZDL/Divulgação)

  • Garota Glória
    (ZDL/Divulgação)

  • Professor Valter (vermelho)
    (ZDL/Divulgação)

  • Vanessa Caetano
    (ZDL/Divulgação)

  • A força de Gabriel
    (ZDL/Divulgação)

  • <p>Verônica Hipólito</p>
    (ZDL/Divulgação)

  • Alunos correndo
    (ZDL/Divulgação)

  • Felix e Chekin
    (ZDL/Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato