Capa

Seleção Brasileira Feminina de Rugby encerra Circuito Mundial no Top 10

18.05.2013  |    390 visualizações RUGBY

Após quatro etapas, Tupis terminam em 10º lugar na classificação geral. Próximo desafio será a Copa do Mundo de Rugby Sevens na Rússia, em junho

São Paulo (SP) - A Seleção Feminina de Rugby Sevens colocou o Brasil no Top 10 Mundial. Neste sábado (18), as brasileiras encerraram sua participação no Circuito Mundial (WSWS), principal competição da modalidade, conquistando o 10º lugar na classificação geral por equipes, somando 12 pontos. A grande campeã da temporada 2012/13 foi a Nova Zelândia, que acumulou 74 pontos, 14 a mais que a Inglaterra, vice-campeã.

Após quatro etapas (Dubai - Emirados Árabes Unidos, Houston - Estados Unidos, Guangzhou - China e Amsterdã - Holanda) as brasileiras mostraram evolução em seu nível técnico, fazendo partidas equilibradas contra as melhores equipes da atualidade. Na última etapa do Circuito, disputada em Amsterdã, as Tupis enfrentaram adversárias fortíssimas, ficando em 12º lugar.

Na sexta-feira (17), primeiro dia de competições, as jogadoras do Brasil fizeram sua estreia contra os Estados Unidos, que terminou em quarto lugar na classificação geral, e perderam por 24 a 0. Contra a Austrália, vencedora da última Copa do Mundo de Rugby Sevens, as brasileiras tiveram boas oportunidades de pontuar, mas a boa defesa do adversário acabou segurando o ataque verde e amarelo. As australianas fizeram valer sua experiência e venceram por 24 a 0. Diante da Espanha, a seleção nacional foi bastante pressionada em seu campo de defesa mas, apesar da boa marcação da defesa, não conseguiu impedir que as europeias chegassem ao in goal, fechando a partida em 26 a 0. Com esses resultados, o Brasil terminou em último lugar do grupo C, disputando as semifinais do Bowl contra a Holanda.

No sábado (18), as holandesas implementaram bem seu padrão de jogo, dominando a partida e venceram por 31 a 0. Na disputa do 11º lugar, Brasil e China fizeram um bom duelo. Edninha e Thaís (Xuxu) conseguiram marcar para o Brasil, mas as chinesas usaram bem o jogo de velocidade e fecharam o placar em 26 a 12.

"Nesta etapa algumas atletas se lesionaram durante a competição e isso acabou provocando muitas mudanças na equipe e no sistema de jogo. Assim, tivemos um pouco de dificuldade de implementar um padrão mais coeso devido às diversas adaptações. Contudo, um dos nossos objetivos era dar oportunidade para jogadoras mais novas, pensando nas opções para a Copa do Mundo, e mesmo no futuro, e o Circuito se mostrou um bom teste. No balanço geral das quatro etapas, fiquei muito satisfeito, pois as meninas conseguiram representar muito bem o país, colocamos em prática uma série de fundamentos e observamos que o Brasil está seguindo um bom caminho. Elas ainda precisam continuar competindo em alto nível para crescerem. O Circuito é uma ótima experiência, mas ainda não é o suficiente, é necessário que elas joguem contra equipes de ponta cada vez mais", avaliou o técnico Chris Neill.

Confira a classificação final do torneio:
1- Nova Zelândia - 74 pontos
2- Inglaterra - 60 pontos
3- Canadá - 52 pontos
4- Estados Unidos - 48 pontos
5- Austrália - 46 pontos
6- Rússia - 40 pontos
7- Holanda - 30 pontos
8- África do Sul - 27 pontos
9- Espanha - 26 pontos
10- Brasil - 12 pontos
11- Irlanda - 12 pontos
12- França - 9 pontos
13- China - 7 pontos
14- Japão - 7 pontos
15- Argentina - 2 pontos
16- Fiji - 2 pontos
17- Trinidad e Tobago - 1 ponto
18- Tunísia- 1 ponto

Próximo desafio: Mundial da Rússia - Encerrado o Circuito Mundial, as brasileiras voltam as atenções para a Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), marcada entre os dias 28 e 30 de junho em Moscou (Rússia). O Brasil garantiu vaga na maior competição da modalidade olímpica após a conquista do nono título sul-americano, em fevereiro no Rio de Janeiro. Na competição feminina, 16 seleções lutam pelo título, enquanto que o torneio masculino contará com a participação de 24 equipes.

As brasileiras estão no grupo C e terão como adversárias as jogadoras dos Estados Unidos, da Espanha e de Fiji.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.

O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.


Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento