Capa

ATLETISMO

Índices para Mundial e presença em massa de atletas de todo o País mostram força do atletismo de SP

Torneio FPA no Ibirapuera reuniu mais de 300 competidores e serviu também como o último simulado antes do Troféu Brasil de Atletismo

11.05.2013  |  504 visualizações
São Paulo (SP) - O Torneio FPA de Atletismo tinha o objetivo de ser um simulado para o Troféu Brasil Caixa, que será em junho. Mas os resultados e a presença em massa dos competidores na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello aumentaram ainda mais a importância do evento. Neste sábado (11), mais de 300 atletas participaram das provas e os destaques foram Karla Rosa (BM&FBovespa), Anderson Freitas Henriques (FAERGS) e Hugo Balduíno (Orcampi/Unimed), que conseguiram atingir o índice para o Mundial de Atletismo de 2013 no salto com vara e 400m rasos, respectivamente. O campeonato será de 10 a 18 de agosto, em Moscou (Rússia).

Mais provas do campeonato no Ibirapuera serão disputadas neste domingo (12), entre 9h e 17h30. Clique aqui para acessar os resultados completos do Torneio FPA.

O treinador campeão olímpico Nélio Moura prestigiou seus atletas na pista nível 1 da IAAF no Ibirapuera. Para o técnico, o Torneio FPA é uma grande reunião de talentos. "É muito legal ver tantos atletas. É o último fim de semana de classificação para o Troféu Brasil e está todo mundo aqui, principalmente quem teve alguma lesão durante o ano e precisa do índice. Outro fator positivo é colocar os mais jovens para competir com os atletas do adulto. Para os juvenis é uma oportunidade de saltar com competidores de um nível acima", disse, referindo-se aos novos valores de sua especialidade.

Entre os pupilos do técnico Nélio Moura estava o juvenil Lucas Marcelino dos Santos, do salto em distância. O atleta do CEE saltou 7,40m e precisa de 7,48m para ganhar uma vaga no Pan-Americano da categoria, que será em Medellín (Colômbia). "Depois de me recuperar de uma lesão, consegui melhorar meus saltos e estou bem perto do meu objetivo para a temporada. É um dos meus melhores anos. Só faltam alguns detalhes, como ajustar a corrida", disse Lucas. "A prova do Torneio FPA estava forte. Muitos atletas são destaque no País e isso motiva."

No salto em distância masculino, Lucas Marcelino ficou com a medalha de bronze. O ouro foi para Cleiton Dias Sabino (FUMGUARU), com 7,53m e a prata para Higor Silva Alves (G.R. Barueri) com 7,46m. No feminino, a melhor do dia foi a venezuelana Munich Tovar, com 6,04m.

Representantes de países como Angola, Chile e Venezuela turbinaram o campeonato. Além dos estrangeiros, atletas de equipes de outros estados já se adaptam para os eventos internacionais na capital paulista. "O nível da competição e, principalmente das provas de velocidade, é alto. Competimos com os melhores do País em São Paulo, por isso destaco o Torneio FPA como importante para meus alunos. Aqui todos podem correr e ter uma referência. É um verdadeiro simulado para o Troféu Brasil", contou Paulo Servo Costa, da BRF Rio de Janeiro.

Os índices - O paulista Hugo Balduíno (Orcampi/Unimed) conseguiu o índice B nos 400m rasos para o Mundial da Rússia no Campeonato FPA Adulto ao cruzar a linha de chegada em 45s31. O gaúcho Anderson Freitas Henriques (FAERGS) venceu a prova com 45s16. Os dois se classificaram para o maior evento da modalidade em 2013. "Estou aprendendo a prova e consegui um bom resultado depois de muitas lesões nos 200m. Estou gostando dos 400m, prova que é bem difícil, e exige um grande esforço", disse Hugo.

No salto com vara, mais duas vagas neste sábado. Uma para o Mundial Adulto e outra para o de Menores. Karla Rosa da Silva (BM&F Bovespa) venceu a prova com a marca de 4,53m. "Ainda não estou acreditando muito. Estava me sentindo confiante, mas com dores no joelho, no ísquio, que podiam atrapalhar meu salto", revelou a atleta, que treina com Fabiana Murer. A marca 4,53m equivale ao índice CBAt para Moscou e índice B da IAAF. O próximo objetivo é a conquista do índice A da IAAF, que é de 4,60m.

Juliana de Menis Campos, de apenas 16 anos, saiu bem feliz com a marca para o Mundial de Menores. A atleta do IEMA fez 3,83m e ainda superou o recorde brasileiro da categoria, que pertencia a Michaela Ruth Hoffmanbeck Heitkotter desde 2002, com 3,81m. O campeonato será de 10 a 14 de julho, em Donetsk (Ucrânia).

Mais resultados - No lançamento do dardo, Júlio César de Oliveira (BM&F Bovespa) fez a melhor marca do Torneio FPA (71,46m) e ficou com a medalha de ouro. "É um ensaio para o Troféu Brasil. Isso é importante. O convívio dos atletas e torcida fazem desse um ambiente ideal." A prata foi para Paulo Enrique Alves Da Silva (E.C. Pinheiros) com 70,19m e o bronze para Rogerio Rodrigues (Orcampi/Unimed) com 61,83m.

Na prova mais rápida do atletismo deu Ailson Da Silva Feitosa (BM&F Bovespa) com 10s32, seguido por José Carlos Gomes Moreira (FAP), com 10s37 e Jefferson Liberato Lucindo (FARJ), com 10s43. "Entrei confiante e venci. Quero atingir os 10s14 para chegar com tudo no Mundial. Meu sonho é ganhar uma medalha olímpica e eu vou tentar", contou Ailson Feitosa, que é de Roraima. No feminino, medalha de ouro foi para Vanda Ferreira Gomes (E.C. Pinheiros), que correu a distância em 11s66.

Mais resultados aqui ou no site da Federação Paulista de Atletismo

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Atletismo paulista
    (ZDL/Divulgação)

  • Karla no salto com vara
    (Agência Luz/BM&FBOVESPA)

  • Hugo nos 400
    (Fernanda Paradizo / ZDL)

  • Nélio orienta
    (ZDL/Divulgação)

  • <p>Lucas no salto</p>
    (ZDL/Divulgação)

  • Venezuelana no salto
    (ZDL/Divulgação)

  • Júlio César
    (ZDL/Divulgação)

  • Ailson vence Codó
    (ZDL/Divulgação)

  • Atletas se protegem do sol
    (ZDL/Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato