São Paulo (SP) - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby disputa neste sábado (4), em Montevidéu (Uruguai), a última rodada do Campeonato Sul-Americano de primeira divisão, o Consur A. O torneio reúne as quatro principais forças da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) e serve como eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. O adversário é nada mais, nada menos que a poderosa Argentina, que está em oitavo lugar no ranking da IRB (Federação Mundial de Rugby) e já classificada para o Mundial da Inglaterra. A partida, no Estádio Charrua, tem início às 13h com transmissão ao vivo do canal ESPN.
Mesmo não levando sua equipe principal para a disputa do Consur A, a Argentina entra em campo com uma seleção semiprofissional que apresenta excelentes capacidades físicas e técnicas. Essa equipe disputa, anualmente, a Copa Vodacom na África do Sul. O grupo, comandado por Mauricio Reggiardo e Martín Gaitán, faz parte de um trabalho de alto rendimento (PLADAR) que visa melhorar a sustentabilidade da seleção principal e garantir o bom desempenho esportivo do país em todas as competições. Os argentinos mantêm 100% de aproveitamento nas 34 edições do Sul-Americano e seguem invictos na disputa do 35º campeonato.
O neozelandês Scott Robertson, técnico do Brasil, ressalta que o desafio diante dos argentinos é imenso, mas que, neste momento, o mais importante para a Seleção verde e amarela é o aprendizado. "Temos muitos jogadores novos, com dois ou três anos de atividade, e tudo o que passamos lhes dará experiência. Essa é a realidade do rugby brasileiro", afirma o ex-All Black e treinador do Crusaders (Christchurch, Nova Zelândia), conhecido como "Razor". O técnico escalou para enfrentar a Argentina os seguintes jogadores:
1- Abud, 24- Nativo (Capitão), 3- Jardel, 4- Croffi, 5- Bruxinho, 6- Camisa, 7- Saulo, 8- Matias, 9- Leco, 10- Tanque, 11- Careca, 12- Pedrinho, 13- Ogun, 14- Tcheus e 15- Gregg. Suplentes: 16- Nelson, 17- Cocão, 18- Marcelo, 19- Carlão, 20- Torosso, 21- Gordo, 22- Zé e 23- Léo Frota.
Na estreia do Consur A, os brasileiros fizeram uma partida equilibrada diante do Chile, porém, acabaram perdendo por 38 a 22. Na quarta-feira (1), os Tupis jogaram contra o Uruguai em Montevidéu e os Teros venceram por 58 a 7.
Logo após a partida entre Brasil e Argentina, às 15h15, será a vez do confronto entre Uruguai e Chile, que vale uma vaga na próxima fase do classificatório para o Mundial de 2015.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação