São Paulo (SP) - O primeiro jogo dos brasileiros no Campeonato Sul-Americano A, válido também para etapa de classificação na Copa do Mundo de 2015, não foi muito fácil. Encarando a equipe da casa, os tupis tiveram dificuldades para deter os condores, na noite desde sábado, em Temuco, no Chile, e acabaram superados por 38 a 22. O próximo compromisso do Brasil na competição está marcado para quarta-feira (1 de maio), às 15h45 (horário de Brasília), em Montevidéu, contra a seleção do Uruguai. Os tupis estão na 33a. posição do ranking IRB, enquanto os adversários ocupam a 21a. colocação.
Com dois minutos de jogo, o Chile encontrou um espaço na defesa brasileira e conseguiu o primeiro try, convertido por Javier Valderrama que, dentre sete chutes na partida, acertou seis deles.
Com 22 minutos de jogo, depois de muita pressão, os condores venciam por 15 a 0. Os tupis equilibraram o jogo e, para a surpresa dos chilenos, com uma jogada espetacular, o Lucas Tranquez - conhecido por Zé - marcou o primeiro try brasileiro. O placar estava 15x7, quando o Brasil fez uma sequência de avanços com os forwards até a linha de in-goal chilena. Há um metro da pontuação, o Chile recuperou a posse de bola, frustrando um final de primeiro tempo em 15x14. A equipe chilena continou pressionando e, nos minutos finais, anotou um penal e um try não convertido, fechando a primeira etapa em 23 a 7.
O Brasil entrou no segundo tempo com outro ritmo de jogo, pressionando os condores no seu campo de defesa. Logo no primeiro minuto, Lucas Croffi marcou o segundo try do Brasil - não convertido - deixando o placar em 23 a 12. Chile e Brasil passaram a duelar e cada equipe anotou penais, convertidos por Valderrama e Tanque respectivamente, deixando o placar em 26 a 15.
Os forwards chilenos fizeram a diferença no jogo fixo (scrummage), mantendo a posse de bola e empurrando a equipe brasileira para trás. Com um jogo de base sólido, o Chile chegou aos 38 pontos em 2 tries (somente um convertido). Nos últimos minutos de jogo, Marco Cervi - conhecido por Grampola - arrancou para o ataque e emplacou uma boa linha de passes com Ige, sendo a jogada finalizada pelo capitão da equipe, o Nativo, e try convertido por Moisés Duque, finalizando a partida em 38 a 22.
A derrota brasileira teve um gosto amargo, pois os atletas sentiram que o Brasil deixou escapar a chance de vencer. Nas vezes em que os forwards brasileiros avançaram e mantiveram a posse de bola, e os 3/4s usaram o campo até os pontas, os tries foram anotados. Viu-se um jogo equilibrado, com falhas a serem corrigidas. Foi a melhor pontuação do Brasil (33º no ranking IRB) frente ao Chile (23º no ranking IRB).
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.
O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação