Capa

ATLETISMO

Atletas fazem bons resultados na abertura do Circuito Nelson Prudêncio

Destaques no ranking nacional, Ana Claudia Lemos, Keila Costa e Darlan Romani mostram evolução e chegam bem perto do índice para o Mundial de Atletismo, em agosto, em Moscou, na Rússia

27.04.2013  |  388 visualizações
Campinas (SP) - A 1ª etapa do Circuito Nelson Prudêncio, realizada neste sábado (27), no Centro Esportivo de Alto Rendimento - Swiss Park, em Campinas, reuniu vários nomes de destaque do atletismo nacional para uma disputa diferenciada e de alto nível. O evento, em homenagem ao saudoso medalhista olímpico, será realizado em quatro etapas. A competição é destinada somente aos atletas mais bem colocados no ranking do País em 2013. Ao todo, são 20 provas de pista e 12 de campo.

Uma das primeiras provas da manhã foi a do arremesso de peso masculino e Darlan Romani, recordista brasileiro, venceu e estabeleceu sua melhor marca da temporada: 20,08 m. O atleta chega cada vez mais perto do índice exigido para o Mundial de Atletismo, que é de 20,16 m. Satisfeito com sua performance e com a evolução ao longo do ano, Darlan Romani acredita que está no caminho certo. "Esta é minha quarta prova. Fiz dois GPs na Argentina, uma competição no Brasil e esta aqui. Tive quase 1 metro de melhora, saindo de 19,07 para 20,08. Estou entrando em ritmo de competição. Não adianta. Tem que competir. É uma adrenalina diferente de treino, onde você tem que trabalhar técnica, velocidade. Na competição você tem que juntar tudo e ver o que vai dar", contou o atleta.

Outra que marcou presença no evento foi a recordista sul-americana de 100 m rasos, Ana Cláudia Lemos. A atleta da BM&F Bovespa fez 11s06, resultado abaixo do recorde sul-americano, mas que não foi validado devido ao vento de 2,3. "Embora o vento estivesse acima do limite para homologar o resultado, fiquei bem satisfeita com minha corrida. Eu estava treinando forte. Comecei o ano com 11s24, depois fiz 11s29 e está é apenas minha terceira prova de 100 m. Temos o mês inteiro aí de competições, os GPs vão estar forte. Agora é preciso ter tranquilidade e esperar até que as coisas aconteçam", explicou a velocista, que terá que fazer 11s17 para confirmar participação no Mundial.

Keila fica a 1 cm do índice para o Mundial - No salto triplo feminino, o destaque foi Keila da Silva Costa, que ficou a 1 cm do índice do Mundial, com 14,19 m. Para Neilton Moura, técnico da atleta, o resultado foi bom, mas o índice já poderia ter saído. "É a primeira competição de salto triplo do ano da Keila. Minha preocupação era ela conseguir demonstrar que estava no caminho certo. Era uma prova diferenciada, de apenas quatro saltos. E ele fez três acima de 14 metros. Estou bem satisfeito, mas acho que dava para ter saído o índice aqui", falou Neilton logo após a prova da atleta, que saltou 14,08 m, 13,71 m, 14,19 m e depois 14,17 m.

Keila Costa também ficou satisfeita com seu desempenho. "Fiz uma sequência regular e isso foi muito bom. Estava bem quente, mas eu gosto de saltar no calor. O clima estava ótimo", garantiu a atleta, que, antes dos GPs no Brasil, agora em maio, onde disputa o salto em distância, participa de uma etapa da Diamond League em Xangai, na China.

No salto em distância masculino, embora as expectativas estivessem todas voltadas para Mauro Vinícius da Silva, o Duda, campeão mundial indoor de salto em distância, quem brilhou foi Gor Ner Kararyan, da Armênia, que está no Brasil desde fevereiro treinando com o técnico campeão olímpico Nélio Moura. O atleta venceu a prova com a marca de 7,97 m, obtida no terceiro dos quatro saltos. Nélio ficou impressionado com a evolução do atleta, que chegou por aqui saltando a marca de 7,62 m. "Ele já tinha saltado no Ibirapuera 7,79 m, com vento a favor. Foi uma evolução muito rápida. Só de olhar para ele saltando dá para ver que teve uma evolução técnica muito grande", comentou o técnico.

Sobre a participação de seus outros atletas, Nélio destacou a expectativa em relação à performance de Tiago da Silva, que acabou não se confirmando como positiva no dia. "Foram muitos saltos queimados e isso foi pena porque o Tiago podia fazer alguma coisa aqui. Eram só quatro tentativas. Dava para ver que ele estava caindo longe, mas queimava o salto. Além disso, o vento variou bastante."

Mauro Vinícius da Silva, o Duda, ficou com a segunda melhor marca do dia, com 7,80 m, seguido de Paulo Sérgio dos Santos Oliveira, do Centro de Excelência Esportiva, que ficou em terceiro, com 7,53 m. Para o campeão mundial indoor de salto em distância, a sua participação na competição não foi a esperada. "Não gostei. Estou ainda numa fase de acerto de marca e treino numa pista muito diferente. Esta aqui é muito boa. Às vezes o muito bom, dependendo do fator de adaptação, atrapalha. E também numa prova só de quatro saltos você não tem tempo para ficar acertando a marca", lamentou após a prova, destacando também que está sem ritmo de competição, uma vez que esta é apenas na sua terceira no ano. No entanto, Duda lembra que acertou bons saltos numa competição no Ibirapuera, quando marcou 8,08, com vento. "Tenho uma prova no Japão no dia 5 de maio e depois volto para o Brasil para participar dos GPs."

No salto em distância, Fernando Carvalho Ferreira conseguiu o índice juvenil para participar do Campeonato Pan-Americano da categoria, que ocorre em agosto, no México, saltando a marca de 2,1 m.

Torneio FPA Adulto - Na parte da tarde, das 13h30 às 17h10, foi realizado o Torneio FPA. Ana Claudia Lemos voltou à pista, dessa vez para encarar a prova de 200 m. Ela fez a marca de 23s31, melhorando em 1 segundo seu melhor tempo do ano para a distância, mas ficando ainda um pouco distante do índice para o Mundial, que é de 22s78. Nos 200 metros masculino, o atleta do Rio de Janeiro Aldemir Gomes da Silva Junior venceu com o segundo melhor resultado no ranking nacional, 20s78, atrás somente de Bruno Lins, com 20s58. O índice para o Mundial é de 20s56. Esta foi a sua primeira competição do ano nesta distância.

"Eu havia feito apenas um 100 m numa competição na Urca, mas ali não tinha conseguido render o que queria. Fiz lá 10s61. Até fiquei surpreso com o resultado aqui. Esperava fazer um pouco mais alto, porque não estou treinando tanto os 200 m. Preciso melhorar minha aceleração. Fiquei feliz. E ainda tinha vento contra aqui, com -1,5. Isso atrapalha bastante", explicou Aldemir.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Prova em Campinas
    (Fernanda Paradizo / ZDL)

  • Darlan se deu bem
    (Fernanda Paradizo / ZDL)

  • Ana Cláudia na prova
    (Fernanda Paradizo / ZDL)

  • <p>Salta do Keila</p>
    (Fernanda Paradizo / ZDL)

  • Duda saltando
    (Fernanda Paradizo / ZDL)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato