Capa

Seleção Masculina de Rugby enfrentra o México no Desafio Heineken, no ABC Paulista

12.04.2013  |    404 visualizações RUGBY

Os Tupis fazem segundo amistoso diante dos mexicanos no sábado (20) em Santo André (SP)

São Paulo (SP) - Os últimos testes da Seleção Brasileira Masculina de Rugby antes das eliminatórias do Mundial de 2015 serão no ABC Paulista. No sábado (20), os Tupis encaram o "Desafio Heineken" diante do México no Estádio Bruno José Daniel, às 16h, na cidade de Santo André. O objetivo do amistoso é preparar a equipe que terá uma missão histórica: tentar a vaga inédita na Copa do Mundo de Rugby da Inglaterra. Para isso, os brasileiros precisam de um resultado positivo no Campeonato Sul-Americano de primeira divisão, o chamado Consur "A". O torneio é considerado o mais importante da modalidade no continente e será disputado entre os dias 27 de abril e 4 de maio nas cidades de Temuco (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

Para o jogo contra o México em Santo André, os Tupis, como são chamados os jogadores da seleção nacional, testarão formações com jogadores mais jovens (testados recentemente em La Plata, Argentina) e mais experientes (como o capitão Fernando Portugal, Diego Lopez e os irmãos Moises e Lucas Duque). Embora a meta brasileira seja a classificação para o Mundial de 2019 no Japão, os Tupis prometem muita concentração para a disputa do Sul-Americano desta temporada. Por isso, a preparação da equipe inclui jogos contra clubes da Argentina e os amistosos contra o México.

No mês de março, a seleção brasileira disputou amistosos contra fortes clubes da Argentina, país que encontra-se no top 10 mundial da modalidade. Os brasileiros enfrentaram as equipes do Albatros, do Los Tilos e o La Plata, times da primeira divisão da União de Rugby de Buenos Aires, a Liga mais poderosa do país vizinho, e conseguiram duas vitórias.

As serpentes mexicanas - Os mexicanos surpreenderam no Pan-Americano 2011 de Rugby Sevens em Guadalajara, alcançando a sexta colocação, à frente do Brasil. Assim como os Tupis, a equipe do México, conhecida como ‘Las Serpientes’, tem recebido atenção especial da Federação Internacional (IRB), sendo similarmente visto como país estratégico para desenvolvimento da modalidade. Até o momento disputaram 12 partidas oficiais contra seleções, acumulando 5 vitórias, 1 empate e 6 derrotas.

Sobre a mudança do local da partida entre Brasil e México no sábado (20), de São Caetano do Sul para Santo André, o presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap, lamentou o ocorrido: "É realmente uma pena que as autoridades e o clube local desconheçam o rugby, mas ninguém é obrigado a conhecer nossa modalidade. Sob nenhuma hipótese haveria qualquer dano ao gramado do Estádio Anacleto Campanella. Não existe campos de rugby no mundo com gramado "estragado"; isso é lenda, fruto do desconhecimento das pessoas. Basta olhar as transmissões de televisão para conferir a situação dos gramados dos estádios mundo afora; no Brasil não é diferente. Estamos muito honrados com o convite feito pela Prefeitura de Santo André.".

Ingressos para Brasil x México - A entrada para assistir o amistoso entre Brasil e México em Santo André será R$ 10 inteira e R$ 5 meia entrada (estudantes e acima de 60 anos, mediante apresentação de comprovante). A entrada é franca para menores de 18 anos. O Estádio Bruno José Daniel fica localizado na rua 24 de maio s/nº, Vila Pires. Os ingressos estarão à venda no dia da partida, à partir das 10 horas, na bilheteria do estádio.

Sobre o Sul-Americano - O Consur A conta com a participação das quatro melhores equipes da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O Brasil precisa vencer Chile e Uruguai, de forma inédita, para avançar à próxima fase das Américas, em 2014. Embora a meta brasileira seja a classificação para o Mundial de 2019 no Japão, os Tupis prometem muita concentração, aplicado sistema de jogo e pressão em ataque e defesa durante os 80 minutos da partida.

Coletiva em São Paulo - Na quinta-feira (18), às 15h30, o Outback Moema receberá a coletiva do amistoso entre Brasil e México. O treinador e capitão da seleção brasileira de rugby, além do presidente da CBRu, Sami Arap, estarão disponíveis para entrevistas. Após a coletiva, o Outback convida os jornalistas para happy hour. O Outback Moema fica na Av. Moaci, nº 187.

Os profissionais interessados em cobrir a coletiva devem encaminhar um e-mail para redacao@zdl.com.br, com nome completo, função e veículo de comunicação.

Credenciamento para os amistosos - Para cobrir as partidas entre Brasil e México será necessário outro credenciamento. Os profissionais interessados devem encaminhar o pedido para redacao@zdl.com.br, com nome completo, função e veículo que irão representar.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta, ainda, com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento