São Paulo (SP) - A temporada 2013 começou com uma bela vitória para a Seleção Brasileira Masculina de Rugby. Os Tupis derrotaram o Albatros Rugby Club, da Argentina, por 54 a 17 neste domingo (24), na primeira partida da série de amistosos que servirão como preparação para o Campeonato Sul-Americano de Elite, o chamado Consur "A". Apesar da vitória na estreia, os próximos jogos contra o Los Tilos e o La Plata, marcados para esta semana, devem ser muito mais difíceis, posto tratar-se de duas tradicionais equipes de primeira divisão e da elite do rugby argentino, que está no Top 10 Mundial.
A partida no campo do Albatros, na cidade de La Plata, foi bastante equilibrada. Os brasileiros começaram muito bem, mantendo a posse de boa e furando a forte defesa argentina. Contudo, os argentinos mostram sua experiência e também pontuaram após alguns erros do Brasil. A primeira etapa terminou 33 a 17 para os Tupis. No segundo tempo, pressão da equipe do Albatros, porém a defesa brasileira trabalhou bem e impediu que os argentinos chegassem ao
in goal. Depois dos primeiros 20 minutos, o Brasil deslanchou e ampliou a vantagem para 54 a 17.
"Foi um jogo duro, como esperávamos, mas nós mantivemos o padrão de jogo e os buracos começaram a aparecer. No segundo tempo, deixamos a emoção da vitória subir um pouco a cabeça e os argentinos quase encostaram no placar. Porém conversamos, fomos acertando os erros e voltamos a impor o nosso padrão. A motivação e o desempenho de cada um foi fundamental para essa vitória", explicou o capitão Leandro Amaral, o Leco.
Na quarta feira (27), o Brasil irá enfrentar o Los Tilos e no sábado (30) será a vez de encarar o La Plata. Os três adversários do Brasil pertencem a União de Rugby de Buenos Aires (URBA), a Liga de Rugby mais poderosa da Argentina. Metade da seleção nacional, internacionalmente conhecida como "Pumas", é proveniente desta Liga.
O Campeonato Sul-Americano de Rugby de elite, denominado Consur "A", é o torneio é o mais importante do continente e será disputado entre os dias 27 de abril e 4 de maio nas cidades de Temuco (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
Brasil faz história no Sevens de Hong Kong - A Seleção Brasileira de Rugby Sevens teve uma ótima performance no Sevens de Hong Kong, encerrado neste domingo (24), e por pouco não avançou ao torneio qualificatório para o Circuito Mundial, competição mais importante do calendário da modalidade olímpica. Os brasileiros foram eliminados pelo Zimbábue, campeão da competição, nas quartas de final do torneio pré-classificatório disputado na China. Além dos africanos, Rússia, Tonga e Geórgia carimbaram o passaporte para o Qualificatório de Londres, marcado para maio. As três melhores equipes do torneio na capital inglesa se tornam seleções centrais do Circuito Mundial 2013/2014.
Na estreia do Hong Kong Sevens 2013, os Tupis fizeram uma partida emocionante contra o Japão, um dos favoritos às quatro vagas no Sevens de Londres. Após sofrer o primeiro try, logo no início da partida, o time brasileiro não se abalou e virou o placar, com tries de Lucas Duque, o Tanque, e do capitão Fernando Portugal. Na segunda etapa, os japoneses reagiram e Teaupa, garantiu o placar 17 x 10 para o time asiático. No segundo jogo do grupo F, a seleção nacional por pouco não bateu a forte equipe da Geórgia. Na primeira etapa, o Brasil teve dificuldades de furar a defesa georgiana já que a força física é uma das vantagens da equipe europeia, e saiu para o intervalo perdendo de 14 a 0. Porém, no segundo tempo, os Tupis conseguiram equilibrar a partida, mantendo a posse de boa, e com os passes rápidos e a agilidade dos irmãos Duque (Tanque e Moisés), empataram a partida em 19 a 19.
Contra a Jamaica, o Brasil conquistou sua primeira vitória no Sevens de Hong Kong. A equipe verde e amarela mostrou muita qualidade na troca de passes e chegou ao in goal adversário com facilidade. Tanque, Portugal, Putim e Moisés marcaram para o Brasil, fechando o placar em 31 a 7. Com esses resultados, os brasileiros encerraram a fase classificatória em segundo lugar do grupo F, que teve o favorito Japão em primeiro lugar após três vitórias.
Nas quartas de final, o Brasil encarou a seleção do Zimbábue. A partida foi bastante equilibrada, com os africanos utilizando a velocidade e os Tupis apresentando uma boa defesa. Leitao, capitão africano, encontrou espaço e abriu o placar para o Zimbábue, porém Moisés arrancou pela lateral, passando para Ige empatar para o Brasil. No segundo tempo, os brasileiros cometeram alguns erros no setor defensivo, o que permitiu os africanos ampliarem a vantagem no placar para 21 a 7. Os tupis tentaram reagir, mas o juiz apontou o centro do campo, decretando a vitória do Zimbábue.
Os africanos realmente surpreenderam em Hong Kong. Depois de terminar na primeira fase com duas vitórias e uma derrota e bater o Brasil nas quartas, os Chetaahs venceram a Rússia nas semifinais e derrotaram a boa equipe de Toga na final.
Apesar da derrota nas quartas de finais, o Brasil demonstrou que possui condições de situar-se entre as 20 melhores equipes de Sevens do mundo, em face das excelentes partidas contra Japão, Geórgia e Zimbábue, respectivamente 15º, 17º e 31º do ranking do IRB.
"Pela primeira vez na história do Rugby Brasileiro, todas seleções atuam no exterior: Seleção Masculina de 7s em Hong Kong, Seleção Masculina de XV em La Plata, Argentina, e Seleção Feminina de 7s em Guangzhou, China. O fato inédito demonstra a evolução do rugby tupi, fruto da seriedade na execução de um programa de alto rendimento de longo prazo", comentou Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta, ainda, com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação