Capa

Rugby: Seleção Masculina faz amistosos na Argentina como preparação para Sul-Americano

13.03.2013  |    332 visualizações RUGBY

Tupis terão pela frente três das melhores equipes da modalidade no país vizinho, uma das referências mundiais no esporte

São Paulo (SP) - A seleção brasileira masculina de rugby fará uma série de três amistosos em La Plata, província de Buenos Aires, Argentina, de 24 e 30 de março. O tour servirá como preparação para o Campeonato Sul-Americano de Rugby, o chamado Consur A, que será disputado entre os dias 27 de abril e 4 de maio nas cidades de Temuco (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Em face da participação da Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens em Hong Kong, no torneio de repescagem do Circuito Mundial do IRB, vários atletas não participarão desses jogos amistosos, que serão usados para observar novos atletas.

Os argentinos participaram de todas Copas do Mundo de Rugby Union e possuem seleção permanente masculina de rugby sevens (modalidade olímpica). O Brasil enfrentará três adversários de peso, que pertencem a União de Rugby de Buenos Aires (URBA), a Liga de Rugby mais poderosa da Argentina. Metade da seleção nacional, internacionalmente conhecida como "Pumas", é proveniente desta Liga.

O primeiro desafio dos Tupis será no dia 24 contra o Albatros Rugby Club, integrante do Grupo 3 da URBA. No dia 27, será a vez de encarar o Los Tilos, que estão no Top 14 dessa Liga. A seleção brasileira termina seu tour enfrentando os donos da casa, o La Plata, vice-campeão argentino de 2012.

"Será uma verdadeira pedreira. O Brasil tem um scrum forte e pesado, captamos a bola muito bem, mas os argentinos são muito velozes. A maior dificuldade que iremos encontrar é na defesa justamente porque eles costumam impor um volume de jogo muito alto. Porém, será esse tipo de jogo que veremos no Sul-Americano. Então, o objetivo é realmente se preparar para a realidade", explica Fernando Portugal, jogador da Seleção Brasileira.

O Consur A é o principal torneio da modalidade no continente e conta com a participação das quatro melhores equipes da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. A competição também servirá como classificatória para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. A Argentina já está qualificada para o Mundial que será disputado na Inglaterra, portanto, o Brasil precisa vencer Uruguai e Chile no Consur A para avançar à próxima fase das Américas, em 2014.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta, ainda, com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento