São Paulo (SP) - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby M19 inicia oficialmente neste fim de semana (9 e 10) os trabalhos para a temporada 2013. Trinta e dois jovens, de 17 a 19 anos, treinam no campo do SPAC, na zona sul de São Paulo, já de olho na partida contra o Paraguai, marcada para o dia 1° de junho, em Assunção. A vitória neste confronto pode colocar os jovens Tupis na elite do rugby sul-americano, o chamado "Consur A". O técnico neozelandês Brent Frew, do Crusaders/CRFU, e os auxiliares Michael Anderson e Guilherme Marques irão comandar as atividades.
Em 2012, graças à preparação intensa iniciada com a comissão técnica do Crusaders, a nova geração do rugby brasileiro conquistou o título do Campeonato Sul-Americano B, denominado "Consur B", disputado na cidade de Valência, na Venezuela. Os brasileiros derrotaram Peru, Colômbia e Venezuela, levantando a taça de forma invicta. Com isso, a equipe nacional conquistou o direito de disputar contra o Paraguai, último colocado do Campeonato Sul-Americano A, uma vaga na elite continental.
Rugby na TV - O fim de semana também será de muito rugby na telinha e uma grande novidade. A ESPN exibe ao vivo, na madrugada de sábado para domingo (meia-noite), pela primeira vez na TV brasileira,as emoções do Super Rugby, a grande liga do Hemisfério Sul. Participam da competição 15 times da Nova Zelândia, Austrália e África do Sul (cinco equipes de cada país). O primeiro duelo será entre os Blues, da Nova Zelândia, e os Bulls, da África do Sul.
Os canais ESPN ainda transmitem, em tempo real, no sábado (9), dois jogos decisivos do Six Nations, que reúne as seis maiores potências da Europa no Rugby Union (XV). Escócia e Gales se enfrentam às 11h30, enquanto a Irlanda recebe a França às 14h. No domingo (10), ao meio dia, ocorre o duelo entre Inglaterra e Itália, valendo o título da competição. A TV5 também exibe o jogo da França pelo Six Nations, ao vivo.
Já o canal Bandsports seguirá com o Top 14 - Campeonato Francês, com Toulon e Biarritz no sábado, às 14h30.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parcerias pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify, Outback e Cosan. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de verão e de inverno para clubes masculinos e femininos e seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação