Capa

Seleção Feminina de Rugby termina primeiro dia do Rio Sevens com 100% de aproveitamento

23.02.2013  |    294 visualizações RUGBY

Equipe masculina precisa ganhar do Paraguai para avançar à próxima fase. Neste domingo serão conhecidos mais dois representantes do América do Sul no Mundial da Rússia

Rio de Janeiro (RJ) - Sob um calor de 31 graus, teve início neste sábado (23), no Estádio do Flamengo, na Gávea, o Rio Sevens - Campeonato Sul-Americano de Rugby. A seleção brasileira feminina, octacampeã continental, está com 100% de aproveitamento, após derrotar Peru, Argentina e Chile. Já a equipe masculina do Brasil começou o torneio vencendo Guatemala e Venezuela, mas caiu diante do Uruguai, atual campeão continental. No domingo (24), as equipes voltam a campo para disputa da fase decisiva, onde serão conhecidos os campeões da temporada 2012, bem como os representantes da América do Sul na Copa do Mundo de Rugby Sevens, marcada para junho na Rússia. Apenas o campeão do feminino e o melhor colocado do masculino, com exceção da Argentina (já classificada), garantem vaga no torneio em Moscou.

As tupis permanecem invictas na competição continental. Na estreia contra o Peru, as brasileiras marcaram nove tries, fechando a partida em 55 a 0. No segundo confronto do dia, uma partida equilibrada entre Brasil e Argentina. Aos 6 minutos do segundo tempo, o marcador estava 17 a 12 para as brasileiras e um try de Baby Futuro acabou ampliando a vantagem da seleção nacional, que venceu por 24 a 12. Contra o Chile, as donas da casa impuseram seu ritmo, ganhando por 24 a 0.

"Todos os times estão evoluindo, mas nós continuamos respeitando muito os nossos adversários. Mudamos nosso plano de jogo, mas todas estão muito confiantes nesse novo sistema. Apesar das vitórias, o torneio está em aberto. Para nós, o próximo jogo é sempre o mais importante", afirmou Julia Sardá, capitã do Brasil.

Com esses resultados, o Brasil está classificado para as semifinais de Ouro, e encara a Venezuela, às 12h20. Se vencer, decide o título com o vencedor de Uruguai e Argentina, que fazem a outra semifinal.

Seleção masculina depende de um jogo deste domingo - Na primeira partida do dia, os brasileiros superaram os guatemaltecos por 40 a 0. No segundo jogo, os tupis derrotaram os venezuelanos por 36 a 0. À tarde, diante dos teros uruguaios, a seleção verde amarela fez um primeiro tempo equilibrado, perdendo por 10 x 7, mas cometeu algumas falhas básicas no inicio do segundo tempo, causando uma derrota por 24 a 7. Para avançar à próxima fase, que contará com as quatro melhores seleções do torneio, a equipe nacional precisa vencer o Paraguai na última partida da fase de grupos, neste domingo, às 9h20.

"No geral, fizemos um bom trabalho, finalizamos muito bem nas duas primeiras partidas. Contra o Uruguai cometemos erros básicos que nos custaram a vitória. Precisamos manter mais a posse de bola para barrar o avanço dos adversários. Temos que usar melhor a bola para crescer dentro de campo", comentou Dallas Seymour, treinador da Seleção Brasileira Masculina.

Outros destaques - No primeiro dia de competições da chave masculina, as equipes mais tradicionais confirmaram seu favoritismo. A Argentina, maior campeã da história do sul-americano (seis títulos), lidera o grupo B, com 9 pontos após três vitórias. No outro grupo, o Uruguai também terminou o dia na frente. Já o Chile, tem duas vitórias, contra Colômbia e Equador, e uma derrota para os pumas argentinos.

No feminino, as uruguaias também terminaram a primeira fase invictas. Venceram as colombianas, vice-campeãs em 2012, por 15 a 0, a Venezuela por 19 a 5, e o Paraguai por 30 a 0. As argentinas também tiveram um bom desempenho, superando Chile (19 a12) e Peru (52 a 0), perdendo apenas para o Brasil. Inclusive, as "pumitas" estão mais motivadas do que nunca, já que estão sendo treinadas por Santiago Gomez Cora. O novo comandante é o recordista em número de tries no Circuito Mundial de Rugby Sevens, com 230, e é o quinto maior pontuador de todos os tempos na modalidade.

"Neste Sul-Americano, vamos adaptar o sistema que usamos no masculino para o feminino. Elas precisamos ser mais agressivas dentro de campo, avançando mais ao receber a bola. O que mais me impressiona nelas é a vontade de aprender e crescer e isso certamente ajudará no seu desenvolvimento", afirmou o treinador argentino.

Classificação

Chave masculina

Grupo A

1- Uruguai - 9 pontos
2- Brasil - 6 pontos
3- Paraguai - 6 pontos
4- Venezuela - 3 pontos
5- Guatemala - 0 ponto

Grupo B
1- Argentina - 9 pontos
2- Chile - 6 pontos
3- Peru - 3 pontos
4- Colômbia - 3 pontos
5- Equador - 0 ponto

Chave feminina

Grupo A

1- Brasil - 9 pontos
2- Argentina - 6 pontos
3- Chile - 3 pontos
4- Peru - 0 ponto

Grupo B
1- Uruguai - 9 pontos
2- Venezuela - 4 pontos
3- Colômbia - 4 pontos
4- Paraguai - 0 ponto

Resultados

Chave masculina


Brasil 40 x 0 Guatemala
Paraguai 24 x 12 Venezuela
Peru 33 x 7 Equador
Chile 31 x 0 Colômbia
Brasil 36 x 5 Venezuela
Uruguai 27 x 0 Guatemala
Peru 15 x 19 Colômbia
Argentina 45 x 0 Equador
Uruguai 24 x 7 Brasil
Paraguai 41 x 5 Guatemala
Chile 34 x 0 Equador
Argentina 49 x 0 Peru
Venezuela 26 x 5 Guatemala
Uruguai 17 x 10 Paraguai
Argentina 24 x 7 Chile

Chave feminina
Brasil 55 x 0 Peru
Colômbia 22 x 0 Paraguai
Argentina 19 x 12 Chile
Uruguai 19 x 5 Venezuela
Brasil 24 x 12 Argentina
Colômbia 10 x 10 Venezuela
Chile 38 x 10 Peru
Uruguai 30 x 0 Paraguai
Brasil 24 x 0 Chile
Colômbia 0 x 15 Uruguai
Argentina 52 x 0 Peru
Venezuela 29 x 0 Paraguai

Crianças torcem pelo Brasil - Cerca de 480 crianças de projetos sociais do Rio de Janeiro e de São Paulo verão de perto as emoções do Rio Sevens 2013 neste domingo (24). Também está incluso no passeio atividades de Tag Rugby (rugby sem contato) e a interação com jogadores da seleção para autógrafos e fotos. A chegada dos 12 ônibus com as crianças está programada para o meio-dia.

Meligeni Robson Caetano, na área vip, e bandinha, na torcida - A Topper, patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), marcará presença durante toda a competição, com diversas ações para os fãs do esporte. No Desafio Topper, cinco torcedores terão a oportunidade de chutar a bola da linha dos 22 metros e quem completar o desafio ganhará produtos da marca. Fernando Meligeni, ex-tenista e entusiasta do rugby, marcará presença no estádio, neste domingo, para interagir com o público.

"Sempre gostei de rugby. Assistia os jogos pela tv e queria muito ver ao vivo. Após o convite da Topper não pensei duas vezes em vir ao Rio. Entendo que o rugby é um esporte estratégico e que exige muita concentração, inteligência e força", contou Meligeni, que viu os jogos do sábado da área vip montada no campo do Flamengo e que recebeu cerca de 500 convidados ao longo do dia. Entre eles, o medalhista olímpico do atletismo Robson Caetano.

Outra atração do dia foi a bandinha contratada pela Brookfield, um dos patrocinadores do evento, que animou o público durante toda a tarde. Nos jogos do Brasil, uma parte da torcida aproveitou a música para fazer coreografias.

O Rio Sevens de Rugby é uma realização da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em conjunto com a Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR) e o International Rugby Board (IRB), com patrocínio de Cosan, Outback, Bradesco, Brookfield, Heineken, Jac Motors e Topper.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parcerias pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify, Outback e Cosan. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de verão e de inverno para clubes masculinos e femininos e seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e www.riosevens.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento