Rio de Janeiro (RJ) - A capital fluminense será palco de uma disputa eletrizante neste final de semana (23 e 24). O Estádio do Flamengo, na Gávea, receberá pela segunda vez consecutiva o Rio Sevens - Campeonato Sul-Americano de Rugby. Participam do torneio as 18 melhores seleções do continente, sendo dez masculinas e oito femininas. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela disputam não só o título continental, mas duas vagas para a Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), marcada para junho em Moscou (Rússia).
Apenas o campeão do torneio feminino e o melhor colocado da competição masculina, com exceção da Argentina (já classificada por estar no Top-10 Mundial), carimbam o passaporte para a Rússia. A Seleção Brasileira feminina já esteve presente na última Copa do Mundo, disputada em Dubai em 2009, conseguindo ficar no top-10 mundial. Com oito títulos consecutivos, as tupis entram em campo focadas em mais uma conquista.
"Temos um grupo de qualidade e as meninas estão determinadas, pois sabem que no sevens não existe favoritismo. Para ganhar precisam estar bem em campo", lembra o treinador Youssef Driss.
Já a equipe masculina do Brasil espera alcançar dois feitos inéditos: o título e a vaga. O intercâmbio à Nova Zelândia no final de 2012 e a experiência em torneios tradicionais como Punta del Este (Uruguai) e Viña del Mar (Chile) ajudaram na preparação para esse desafio.
"Em Punta e Viña, fizemos jogos muito bons contra Argentina, Chile e Uruguai, apesar da vitória não ter vindo. A comissão técnica decidiu levar uma equipe mesclada com jogadores experientes e mais jovens (oriundos da Seleção M19), para testá-los em competições internacionais. Já no Rio Sevens temos um grupo mais experiente. Estamos aprendendo a competir e hoje sabemos que se entrarmos focados podemos ganhar dos adversários mais difíceis", relata Fernando Portugal, capitão da seleção.
Integram a Seleção Brasileira:
Feminina
1- Juliana Esteves - Xoxa - Bandeirantes RC/SP
2- Beatriz Futuro Mühlbauer - Baby - Niterói FC/RJ
3- Julia Sardá (C) - Desterro RC/SC
4- Edna Santini - São José/SP
5- Paula Ishibashi - SPAC/SP
6- Tais Bernal Balconi - Tatá - Desterro RC/SC
7- Thaís da Cruz - Xuxu - SPAC/SP
8- Angélica Pereira Gevaerd - Binha - SPAC/SP
9- Luiza Campos - Charrua RC/RS
10- Mariana Ramalho - Mari - SPAC/SP
Masculina
1 - Fernando Portugal (C) - Bandeirantes RC/SP
2 - Matheus Daniel - Mathias - Jacareí Rugby/SP
3 - Diego Lopez - Pasteur AC/SP
4 - Felipe Claro - Alemão - SPAC/SP
5 - Lucas Duque - Tanque - São José RC/SP
6 - Moises Duque - São José RC/SP
7 - Erick Cogliandro - Putim - São José RC/SP
8 - João Luiz Da Ros - Ige - Desterro RC/SC
9 - Daniel Gregg - Niterói RFC/RJ
10 - Pedro Henrique Lopes - Pedrinho - São José RC/SP
11 - Allan Martins - Careca - SPAC/SP
Treinos na Gávea nesta sexta-feira - O Estádio do Flamengo, na Gávea, já está pronto para receber os jogos do Rio Sevens. Nesta sexta-feira, desde as primeiras horas da manhã, as 18 seleções que disputam o torneio fizeram treinamento para reconhecer as condições do campo e do gramado. Mesmo sob o forte calor de 34 graus, no meio do dia, as equipes não interromperam a programação, que seguiu até o início da noite.
A disputa - As brasileiras (octacampeãs) são cabeça de chave do grupo A, que tem ainda Argentina, Chile e Peru. No grupo B, jogam Colômbia, Uruguai, Venezuela e Paraguai. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam as semifinais de Ouro, enquanto os terceiros e quartos colocados fazem as semifinais de Bronze. Os perdedores da semi de Ouro disputam a Taça de Prata.
Já a Seleção masculina integra o grupo do Uruguai (atual campeão sul-americano), Paraguai, Venezuela e Guatemala. O outro grupo masculino será formado por Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador. As duas equipes melhores colocadas de cada chave encaram um quadrangular no qual todos jogam contra todos. Ao finalizar a última rodada, a somatória dos pontos definirá as posições de cada seleção. O primeiro colocado será o campeão da Taça de Ouro e o segundo lugar ficará com a Taça de Prata. No caso de empate, o primeiro critério observado será o resultado do confronto direto entre os times.
As partidas começam às 9h nos dois dias, com encerramento previsto para as 18h20 do sábado e 16h40 do domingo. A entrada para assistir os jogos é gratuita. Com isso, as seleções brasileiras esperam lotar as arquibancadas da Gávea e contam com apoio da torcida.
Transmissão ao vivo Sportv e Rádio Bradesco FM - O canal Sportv transmite ao vivo 11 das 51 partidas do Rio Sevens 2013. A partida de abertura será Brasil e Argentina, no feminino, às 13h do sábado. Na sequência, ainda na categoria feminina, a emissora mostrará Colômbia e Venezuela, seguida de Chile e Peru, e Uruguai e Paraguai. Às 14h20 começa a transmissão do masculino, com Brasil e Uruguai, seguido de Paraguai e Guatemala. No domingo, às 15 horas, o Sportv mostrará a Final de Bronze masculina, seguida da Final de Prata feminina. A partir das 15h44 será a última rodada do quadrangular que irá definir o campeão da Taça de Ouro e da Taça de Prata masculino. Por fim, às 16h28, está marcada a Final de Ouro do feminino.
Os paulistas e cariocas podem sintonizar na Rádio Bradesco Esportes FM no sábado, das 12h às 15h30, e no domingo, das 14h às 17h, e curtir as emoções do torneio. Em São Paulo, a frequência é 94,1 enquanto no Rio de Janeiro é preciso sintonizar em 91,1.
Ação Social no domingo - Além da ação na sede do projeto Criança Esperança na quarta-feira(21), cerca de 480 crianças de projetos sociais do Rio de Janeiro e de São Paulo verão de perto as emoções do Rio Sevens 2013 no domingo (24). Também está incluso no passeio atividades de Tag Rugby (rugby sem contato) e a interação com jogadores da seleção para autógrafos e fotos. A chegada dos 12 ônibus com as crianças está programada para o meio-dia do domingo.
Desafio Topper agita a torcida no Sul-Americano - A Topper, patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), marcará presença durante toda a competição, com diversas ações para os fãs do esporte. No Desafio Topper, cinco torcedores terão a oportunidade de chutar a bola da linha dos 22 metros e quem completar o desafio ganhará produtos da marca. Fernando Meligeni, ex-tenista e entusiasta do rugby, marcará presença no estádio para interagir com o público neste desafio. Além disso, uma bola gigante da Topper estará dentro do gramado durante a competição.
O Rio Sevens de Rugby é uma realização da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em conjunto com a Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR) e o International Rugby Board (IRB), com patrocínio de Cosan, Outback, Bradesco, Brookfield, Heineken, Jac Motors e Topper.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parcerias pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify, Outback e Cosan. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de verão e de inverno para clubes masculinos e femininos e seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.riosevens.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação