Capa

ATLETISMO

Atletismo: Competição histórica do salto com vara tem recorde sul-americano

Pela primeira vez no País, atletas participam de uma prova oficial em um ginásio indoor. Evento da Federação Paulista de Atletismo foi disputado no moderno Clube de Atletismo BM&FBovespa, em São Caetano do Sul

16.02.2013  |  180 visualizações
São Caetano do Sul (SP) - Uma página importante da história do atletismo brasileiro foi escrita neste sábado (16), no Clube de Atletismo BM&FBovespa, no ABC paulista. A primeira etapa do Circuito de Salto com Vara Indoor, evento da Federação Paulista de Atletismo (FPA), foi disputada em um ginásio fechado. Os atletas do País só tinham a oportunidade de participar de campeonatos de ponta indoor no exterior, mas a estrutura do local, na cidade de São Caetano do Sul, possibilita a formação de talentos e a quebra de marcas. E foi isso que ocorreu logo de cara. O saltador Augusto Dutra (BM&FBovespa) fez 5,66 m e estabeleceu o novo recorde sul-americano indoor. O resultado também serviu de índice para o Mundial, que será em agosto, na Rússia.

"Não esperava saltar assim logo na minha primeira competição do ano. A ficha não caiu ainda. Agora sei que posso melhorar, ainda mais em uma pista dessa. Tenho mais duas provas indoor para tentar o índice A (5,70 m). No indoor a adrenalina é maior, a torcida fica mais perto, parece que a tensão aumenta", disse Augusto Dutra, que é de Marília, interior de São Paulo.

Contente com a marca sul-americana, o treinador Elson Miranda afirmou que o resultado foi fruto de muita dedicação e trabalho. "O que importa mesmo, num País olímpico, é que o salto com vara do Brasil está evoluindo. É um garoto com boa condição física e vem crescendo junto com a equipe. Hoje temos o Fábio, o Thiago e o Augusto saltando acima de 5,50 m", explicou o técnico da equipe BM&FBovespa.

Na primeira etapa do Circuito de Salto com Vara Indoor, Thiago Braz (BM&FBovespa) ficou em segundo, com 5,51 m, seguido por João Gabriel Santos Souza (Pinheiros), com 5,31 m. O evento continua no mesmo local nos próximos dois sábados. O recorde anterior, de 5,65 m, pertencia a Fábio Gomes da Silva.

No feminino, Karla Rosa da Silva (BM&FBovespa) quase confirmou o índice para o Mundial neste sábado. Com a marca de 4,40 m, a atleta ficou em primeiro lugar, mas o objetivo era os 4,53 exigidos pela CBAt. "Dá pra ser ainda melhor. São dois anos buscando essa marca e falta pouco, principalmente agora num ginásio fechado".

Sara Santos Pereira (BM&FBovespa) e Maíra dos Santos Silva (Pinheiros) saltaram 4,00 m e ficaram atrás de Karla Rosa da Silva. "O salto com vara está mais forte tecnicamente no Brasil. Com essa estrutura, o salto com vara vai crescer. Hoje as meninas evoluíram e já têm chances de buscar um índice para o Mundial", contou Maíra dos Santos.

"No feminino, o Brasil estava carente de uma atleta do nível da Fabiana Murer e a Karla cresceu bastante tecnicamente nos últimos eventos. É a primeira vez que ela busca um índice desse. Agora a tendência é que os resultados apareçam, principalmente com a nova pista e o estilo da competição indoor, muito mais dinâmico e menos cansativo. O Circuito é um marco para o salto com vara nacional, já que temos condições de trabalhar o ano todo", relatou Elson Miranda.

Sem poder competir, Fabiana Murer, atleta que revolucionou a modalidade no Brasil, ressaltou a importância do evento indoor promovido pela FPA. "Eu tenho a oportunidade de competir fora do País e sei como é fundamental ter um ginásio indoor para o salto com vara. Num local fechado não há interferências do clima e dá para treinar o ano todo aqui". Com um iPhone nas mãos, a campeã mundial filmava os saltos das atletas para o treinador Elson Miranda. "Eu queria saltar, mas não deu. Agora cabe dar uns palpites e ajudar meus companheiros de clube".

Palavra do presidente - Mauro Chekin, que assumiu a FPA no ano passado, esteve presente no marco histórico do atletismo brasileiro. O mandatário participou da construção da pista e do ginásio indoor quando estava ligado à prefeitura de São Caetano do Sul. "É uma competição que favorece a modalidade. Vamos ter resultados muitos bons nessa pista indoor. O centro valorizará o atletismo nacional e principalmente os atletas, que terão certamente evolução técnica significativa".

O presidente da Federação Paulista de Atletismo ressaltou também a experiência de Fabiana Murer e Elson Miranda na modalidade. "O conhecimento que eles já possuem de outras pistas pelo mundo ajudará aos novos atletas. A construção desse centro pela BM&FBovespa abre espaço para todos de crescimento".

Novo site - As mudanças promovidas pela nova diretoria da Federação Paulista de Atletismo (FPA) também atingiram a identidade virtual da entidade. O site da FPA foi completamente reformulado e está cheio de atualizações. O novo projeto gráfico, mais moderno e dinâmico, permitiu uma melhor distribuição das informações, facilitando a navegação dos usuários.

Uma das mudanças mais perceptíveis está na ampliação do espaço para as Corridas de Rua. Recentemente, levantamento da FPA apontou um crescimento de 15% no número de praticantes da modalidade em 2012, comparado com 2011. O perfil da Federação Paulista de Atletismo nas redes sociais também sofrerá mudanças, visando atingir de forma mais clara e eficiente o público, que abrange desde atletas, clubes e entidades esportivas, até os amantes do esporte em geral.

Clique aqui para conferir o novo site da FPA

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação


  • Augusto e Fabiana
    (ZDL/Divulgação)

  • Elson e Augusto
    (ZDL/Divulgação)

  • Salto do recorde
    (ZDL/Divulgação)

  • <p>Visão geral</p>
    (ZDL/Divulgação)

  • Karla
    (ZDL/Divulgação)

  • Sara no salto com vara
    (ZDL/Divulgação)

  • <p>Ginásio</p>
    (ZDL/Divulgação)

  • Chekin recebe Murer
    (ZDL/Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato