Capa

Brasileiro de Rugby Sevens revela os talentos e surpresas da modalidade olímpica

26.01.2013  |    160 visualizações RUGBY

Brasil Sevens 2012/2013 reúne 33 equipes de 10 estados em Embu das Artes. Sportv transmite ao vivo a final e a disputa de terceiro lugar a partir das 17h do domingo

Embu das Artes (SP) - O Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens, denominado Brasil Sevens 2012/2013, mostrou neste sábado (26) que o rugby está crescendo significativamente fora das grandes capitais do sudeste. Equipes como o Alecrim, do Rio Grande do Norte, e o Vitória, do Espírito Santo, apresentaram um bom condicionamento físico, garra e talento no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes. Logo na primeira participação em uma competição nacional de sevens, os potiguares fizeram um jogo acirrado contra o Farrapos, que disputa a primeira divisão da modalidade de XV (Super 10), e venceram os fluminenses do Rio Rugby de virada.

"Para nós, tudo está sendo uma grande novidade. Treinamos mais a modalidade de XV e com a crescente do Sevens, apoiada na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, decidimos investir também. Nossa meta é fazer bons jogos. Sabemos que iríamos encontrar um nível técnico mais elevado, mas quanto mais jogarmos contra os grandes clubes, mais rápido será o nosso desenvolvimento", relatou Vitor Medeiros, capitão do Alecrim, do Rio Grande do Norte.

Já as capixabas estão surpreendendo desde a temporada passada. A equipe participou da última etapa do Super Sevens, conquistando a quinta colocação após derrotar Bandeirantes e Niterói. Além disso, o time levou o título do tradicional torneio paulista, XX Lions Rugby Sevens. As boas atuações resultaram no convite para participar do Brasil Sevens 2012/2013.

"Somos a única equipe de rugby do Espírito Santo, portanto temos que ir para outros estados se quisermos competir. O fato de termos meninas que vêm de outras modalidades ajuda dentro de campo, mas é devido à dedicação de todas que tivemos um crescimento rápido. Para nós, quanto mais resultados bons melhor, temos mais chances de ser convidadas a participar de outros eventos. Nosso objetivo no Brasil Sevens é ficar entre as seis melhores equipes e com isso nos classificarmos como equipes fixas do Super Sevens 2013", explica Flavia Martinelli, coordenadora e pilar do Vitória.

Para o treinador Pedro Oliveira do Desterro, essas "surpresas" são uma característica da modalidade olímpica, por se tratar de um jogo mais dinâmico e definido nos detalhes. "O sevens permite sair da mesmice dos resultados previsíveis. Times muito técnicos e equipes muito fortes fisicamente podem jogar em igualdade de condições. Não é só a experiência que faz a diferença. O jogo entre Farrapos e Alecrim mostrou isso. A diferença de nível entre as equipes é menor até pela rapidez do jogo. Acaba sendo algo mais democrático", afirmou.

Equipes tradicionais duelam contra as equipes mais novas - Enquanto as equipes menores procuram seu espaço, as grandes travam uma disputa acirrada pelo título. No masculino, no eixo paulista, SPAC e São José assumiram a liderança de seus grupos somando mais de dez tries cada um, enquanto Bandeirantes e Pasteur tropeçaram diante de Jacareí e Desterro, respectivamente. O time do Vale do Paraíba ainda venceu o Varginha, chegando os 48 pontos marcados, perdendo apenas para os joseenses e os spac boys na contagem. Já o Desterro também derrotou o Goianos, que apesar de não vencer nenhuma partida mostrou que está se desenvolvendo tecnicamente. O Niterói parou na boa marcação e defesa do Charrua, empatando em 5 a 5, e depois acabou perdendo para o rival SPAC. O Farrapos também está com duas vitórias e com 45 pontos marcados, vivo na disputa.

No feminino, as catarinenses do Desterro marcaram 10 tries e apesar dos jogos bem disputados, venceram Recife e Vitória. O SPAC, mesmo com desfalcado somou duas vitórias e mostrou porque tem um dos melhores elencos do país. O Niterói aplicou um placar elástico contra o Tornados, 38 a 0, mas teve muita dificuldade para vencer o Rio Branco por 5 a 0. Situação parecida viveu o Bandeirantes. Superou as meninas do Goianos, porém quase não conseguiu furar a defesa do São José. As gaúchas do Charrua superaram Jacareí e BH e seguem confiantes na disputa.

"O Super Sevens nos ajudou a fazer alguns testes e sabíamos que as equipes viriam muito competitivas. No ano passado ficamos em quarto lugar, mas estamos aqui pelo título e vamos atrás dele com tudo", ressalta a capitã do Charrua, Juliana Menezes.

Duas horas de transmissão ao vivo no domingo - No domingo (27), o Brasil Sevens segue a todo vapor com as disputas de quartas de prata e de ouro, semifinais e finais. Quem não puder acompanhar de perto as emoções do Brasil Sevens 2012/2013 poderá assistir ao vivo a disputa de terceiro lugar e a final, tanto do torneio masculino como do feminino, pelo canal Sportv. Serão duas horas de transmissão no domingo, com início às 17h e término às 19h.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parcerias pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify e COSAN. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de verão e de inverno para clubes masculinos e femininos e seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e www.brsevens.com

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento