Capa

Seleção Brasileira de Rugby se prepara para disputa do Seven Internacional de Viña

14.01.2013  |    357 visualizações RUGBY

Após competir no prestigiado Seven de Punta del Este, Tupis vão para o Chile em busca de um bom resultado no tradicional torneio continental, que será realizado de 18 a 20 de janeiro

São Paulo (SP) - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens embarca para o Chile nesta segunda-feira (14) pronta para encarar mais um desafio da temporada 2013. Depois de encerrar sua participação no prestigiado Seven de Punta del Este neste domingo (13), os Tupis focam suas energias no tradicional Seven Internacional de Viña del Mar. A competição será disputada de 18 a 20 de janeiro e contará com a presença dos nove melhores clubes do continente e das seleções principais de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Doze equipes (oito argentinas e quatro chilenas) disputam na sexta-feira (18) um qualificatório que definirá os últimos quatro participantes do torneio.

Em 2011, os brasileiros terminaram em quarto lugar e nesta temporada, com a ajuda da expertise neozelandesa do Crusaders, a expectativa é apresentar um volume de jogo maior diante dos adversários de peso.

"Será um torneio difícil. Temos muitos jogadores jovens na equipe e acredito que será um grande aprendizado para eles jogar contra equipes de alto nível", comenta o treinador Scott Robertson.

Uruguai surpreende Tupis no Seven de Punta - Na disputa do Seven de Punta del Este, finalizado neste domingo (13), a equipe brasileira acabou surpreendida pela seleção anfitriã do torneio, atual campeã sul-americana que, em 2012, derrotou a Argentina na partida final. Depois de terminar a primeira fase na liderança do grupo E, os Tupis foram eliminados pelo Uruguai na semifinal da Taça Prata em partida que terminou com o placar de 26 a 12 para os rivais. A Seleção da Província de Buenos Aires (URBA) foi a campeã do torneio após vencer o combinado internacional denominado Moby Dick por 39 a 0.

No sábado (12), a equipe nacional iniciou sua participação na competição vencendo o forte time do Carrasco Polo, campeão uruguaio de XV, por 19 a 0. Em seguida, os Tupis encararam os argentinos do Atlético Del Rosário, equipe da primeira divisão da União de Rugby de Buenos Aires (URBA), e por pouco não venceram. Os argentinos chegaram a abrir 17 a 0 de vantagem no marcador, mas no segundo tempo os brasileiros conseguiram se recuperar e ficaram a apenas um try de diferença no marcador, encerrando a partida em 17 a 12.

Já no domingo (13), a equipe brasileira não conseguiu impor seu sistema de jogo e acabou derrotada pela forte Seleção da Província de Córdoba por 26 a 5 nas quartas de final da Taça Ouro. Nas semifinais da Taça Prata, no clássico continental entre Brasil e Uruguai, os brasileiros fizeram uma boa partida no primeiro tempo, pressionando bastante e saindo para o intervalo com uma vantagem de 12 a 0 no placar. No segundo tempo, os Teros reagiram, marcando quatro tries e fechando o placar em 26 a 12.

"No geral, fizemos um bom torneio e estou muito orgulhoso da equipe. Conseguimos fazer boas jogadas, mas não soubemos manter a posse de bola e com isso acabamos defendemos muito e sofrendo tries. Além disso, acabamos perdendo o atleta Felipe Claro, o Alemão, que sofreu um estiramento, e isso acabou mudando o nosso padrão de jogo. Agora precisamos ficar mais atentos aos rebotes, manter o nosso sistema de jogo e com isso manter o controle da partida", avalia o ex-all-Black, Scott Robertson.

Devido à grave lesão, o atleta Felipe Claro não participará da competição no Chile. Os torneios continentais servem como preparação da seleção para o Campeonato Sul-Americano de elite, denominado Consur A, que será disputado de 23 a 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Integram o time nacional os seguintes jogadores:

Bruno Garcia (Jacareí Rugby)
Lucas Drudi (Jacareí Rugby)
Matheus Daniel (Jacareí Rugby)
Daniel Gregg (Niterói RFC)
Lucas Piero (Desterro RC)
Diego Lopez (Pasteur AC)
Fernando Portugal (Bandeirantes RC)
Felipe Claro (SPAC)
Leandro Castiglioni (SPAC)
Lucas Tranquez (SPAC)
Pedro Lopes (São José RC)
Jefferson Felisberto (São José RC)
Allan Martins (SC Corinthians Paulista)

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parceiras pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify e Tozzini Freire. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento