São Paulo (SP) - A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens dá início ao ciclo olímpico, que vai até 2016, competindo neste final de semana (12 e 13) no Seven de Punta del Este, no Uruguai. A competição, que será realizada no Campus de Maldonado, é uma das mais prestigiadas do continente, sendo realizada tradicionalmente no período noturno e reunindo seleções nacionais, equipes provinciais da Argentina, clubes e combinados regionais da América do Sul. Nesta edição, participam 18 times, incluindo as seleções principais de Brasil, Uruguai, Chile e Peru.
Os participantes foram divididos em seis grupos com três equipes em cada. Os Tupis estão no grupo E, encarando os argentinos do Atlético del Rosário, equipe da primeira divisão da União de Rugby de Buenos Aires (URBA), e o atual campeão uruguaio (de XV) Carrasco Polo. A base da equipe brasileira é formada pelos jogadores que realizaram, no final de 2012, um intercâmbio na Nova Zelândia, comandado pelos profissionais do Crusaders (NZ). A expectativa é colocar em prática todo o aprendizado adquirido na terra do rugby e sair com um bom resultado.
"Trabalhamos alguns fundamentos básicos que, quando bem aplicados, são muito eficientes. Essa competição tem um nível elevado. Mesmo se tratando de equipes locais, nota-se que todas estão bem entrosadas e têm um ritmo bem forte. Isso é bom para se preparar para o Campeonato Sul-Americano, que será em fevereiro, no Rio de Janeiro", comenta Daniel Gregg, jogador da Seleção Brasileira.
No sábado (12) será disputada a fase de grupos e no domingo (13) as eliminatórias e finais. Os campeões de cada grupo e os dois melhores segundos colocados avançam às quartas-de-final da Taça Ouro.
Confira os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase do torneio (horários de Brasília):
Brasil x Carrasco Polo - 21h50
Brasil x Atlético del Rosário - 23h50
Logo após a disputa do torneio no Uruguai, os Tupis embarcam para o Chile, onde participam do tradicional Seven Internacional de Viña del Mar, que será realizado de 18 a 20 de janeiro. As competições continentais servirão como preparação da equipe nacional para o Campeonato Sul-Americano de elite, denominado Consur A, que será disputado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 24 de fevereiro.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parceiras pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify e Tozzini Freire. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação