Capa

Melhor atleta do ano no rugby, Paula Ishibashi fala sobre carreira e prêmio oferecido pelo COB

19.12.2012  |    162 visualizações RUGBY

Para Paula, a premiação recebida nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro, representa um grande passo para o reconhecimento do rugby feminino no país

São Paulo (SP) - A paulistana Paula Ishibashi recebeu nesta terça-feira (18), em cerimônia de gala no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o prêmio de atleta do ano do rugby oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Paulinha, como é conhecida no mundo do rugby, contou em uma entrevista exclusiva na sede da CBRu, sobre o começo de sua carreira e tudo o que já passou com o rugby no Brasil.

Foi por intermédio de amigos da escola que, aos 15 anos, Paulinha resolveu conhecer um pouco do esporte. Na época, não havia muitos times formados. Os amigos jogavam no SPAC e foi para lá que a jogadora seguiu e passou a ajudar no desenvolvimento da modalidade feminina no clube, que não tinha sequer sete atletas para compor um treino. "No começo era difícil mesmo, nós treinávamos com os meninos e era aquela coisa parada, só as técnicas de passar a bola para trás", comentou Paulinha.

A vontade de jogar era tão grande que, mesmo sem um treinamento de rugby completo, ela e outras meninas continuaram frequentando o clube e incentivando novas garotas a praticarem o esporte. "Estou há 13 anos no SPAC. Vi o time crescer e faço parte dele até hoje. Devo todo o meu conhecimento de rugby ao clube, onde aprendi tudo o que sei", completou a atleta.

Foi na seletiva do amistoso do Brasil contra a Venezuela, em 2001 para o Sul-Americano B, que cresceu o desejo de fazer parte da seleção nacional. No entanto, como tinha apenas 17 anos e não podia compor a seleção principal, a atleta frequentava os treinamentos para aprender com as que já vestiam o uniforme verde e amarelo.

Em 2004, o primeiro título sul-americano - O início na seleção brasileira aconteceu em 2004 e logo disputou seu primeiro campeonato Sul-Americano. Na ocasião, as meninas do Brasil surpreenderam e garantiram o primeiro título da categoria.

"Nós levamos este torneio mais pelo coração do que pela técnica. Mostramos toda garra que tínhamos e o resultado foi incrível e inesperado", comentou a jogadora, hoje octacampeã sul-americana com a seleção brasileira.

Quando o assunto é o prêmio de atleta do ano no rugby oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Paulinha, com muita humildade, responde: "Não vejo a premiação para mim. É apenas mais um passo para o rugby feminino. Eu estive lá somente para representar todas as meninas que estão na luta comigo. Poderia ser qualquer uma de nós".

A atleta finalizou a conversa com um agradecimento pela oportunidade de fazer parte do grupo nacional e sobre o que ainda espera conquistar com o rugby brasileiro. "Quando eu pisei na Nova Zelândia (para treinos intensivos da seleção) que eu comecei a ver que era tudo real e que nós estamos mudando. Acredito muito no nosso grupo e queremos viver o sonho olímpico. Depois eu sigo até onde o meu joelho aguentar, só sei que não deixarei o rugby tão cedo!", completou a jogadora com um sorriso no rosto.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parceiras pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify e Tozzini Freire. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Tel.: (11) 3285-5911 / 7857-3064 / Nextel Id 55*86*34324
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento