São Paulo (SP) - A diretoria da Federação Paulista de Atletismo já trabalha para implementar as novas ações para 2013 e, um dos objetivos para a próxima temporada é transformar a modalidade em um show para o público que frequenta as pistas. Baseado no que ocorre nos esportes americanos, a entidade quer levar os principais ídolos como Fabiana Murer e Maurren Maggi para as provas, principalmente no interior, e tornar os eventos mais atraentes. Para gerar mais interesse do público, os campeonatos serão mais curtos e dividirão espaço com apresentações culturais, como circo, bandas e até peças de teatros.
"É preciso fazer do atletismo um espetáculo, sem deixar de lado a parte técnica. Os novos nomes da modalidade irão competir com quem já brilha no cenário internacional, gerando assim uma experiência inesquecível. Quem não curte muito o atletismo será impactado diretamente com as ações culturais. Já entramos em contato com os atletas mais famosos para aumentar a participação deles no circuito. Uma das metas é descentralizar as provas, tornando-as mais curtas e atrativas.", explicou Mauro Roberto Chekin, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em encontro com a imprensa na manhã desta terça-feira (27), na sede da entidade, quando o dirigente apresentou suas metas para a gestão entre 2013 a 2016.
A ideia de Mauro Chekin é baseada numa pesquisa norte-americana que revelou um dado importante: 30% do público que assiste a NBA não gosta de basquete. Esses torcedores são impactados pelas atrações que envolvem a liga, como restaurantes, shows das chealeaders, a presença de astros da televisão e muito mais. "O importante é que todos participem do atletismo de alguma maneira. As famílias levarão as crianças que podem se encantar com o mundo do esporte e seguir carreira no futuro. Muitos ídolos surgem assim".
Outro ponto que será explorado em 2013 são as corridas de rua. O Estado de São Paulo tem mais de 400 corridas por ano e conta com cerca de 150 mil participantes, segundo pesquisa da Federação Paulista de Atletismo. A intenção da entidade é popularizar ainda mais as provas com a criação de um circuito de corridas de rua. "Além disso queremos fidelizar os atletas amadores e para quem se federar vamos oferecer vários benefícios como atendimento médico, odontológico, fisioterapia e até personal trainer", assegurou Chekin. A meta para 2013 é ter 50 mil atletas federados e dobrar o número no ano seguinte.
O novo presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) tomou posse em outubro, assumindo o cargo ocupado há 12 anos por Antonio Martins Fernandes, o Toninho, que será o mandatário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em 2013. Mauro Chekin é gestor esportivo e já atuou junto a federações de basquete e de vôlei, além de ter sido secretario de esportes de São Caetano do Sul nos últimos sete anos.
O dirigente prometeu seguir a filosofia da gestão anterior e ampliar a prática da modalidade nas escolas, trabalho que teve início com Toninho na FPA. O novo representante da entidade paulista pretende entregar, até o fim do mandato, mais 10 unidades do Centro de Excelência Esportiva (CCE), referência na formação de novos atletas e que tem o apoio do Governo do Estado.
Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Mauro Chekin comandará FPA nos próximos quatro anos
(ZDL / Divulgação)
Chekin quer popularizar ainda mais as corridas de rua
(ZDL / Divulgação)
Mais provas no Interior do Estado
(Fernanda Paradizo / ZDL)
Competição no Ibirapuera
(Fernanda Paradizo / ZDL)
Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo
Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente