Capa

ATLETISMO

Circuito FPA de Atletismo: Dia das crianças de medalhas para garotada no Ibirapuera

Pista do Ícaro de Castro Mello ficou lotada para receber jovens de 11 a 17 anos no feriado

12.10.2012  |  511 visualizações
São Paulo (SP) - O dia das crianças de 2012 foi especial para os futuros atletas que sonham em representar o Brasil em Olimpíadas ou até mesmo ter um desenvolvimento mais saudável. Jovens de 11 a 17 anos lotaram na manhã cinzenta desta sexta-feira (12) a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, para o Circuito FPA, nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Menor. O evento contou com representantes de vários clubes do Estado, incluindo o São Paulo F.C., instituições, como o Centro de Excelência Esportiva (CEE), e até estrangeiros, como a angolana Madalena Cuyonga, de apenas 14 anos.

A garotada literalmente trocou os presentes, um dia livre para jogar videogame ou para brincar com os amigos, para mostrar talento e dedicação na modalidade, em provas como 75 m rasos, 1.000 m, arremesso de peso e marcha atlética. As atividades foram supervisionadas de perto por uma pessoa que jamais deixou de ser criança: Ana Luiza Garcez, a Animal. Ex-moradora de rua, a atleta saiu do mundo das drogas para brilhar no esporte e hoje é um exemplo para a nova geração. "É Dia das Crianças e essa garotada quer levar a sério o atletismo. Poderiam estar em casa brincando, mas estão aqui mostrando seu valor. Essa oportunidade é que eu queria ter quando vivia nas ruas na minha infância", contou Animal.

Uma das mais fotografadas e aplaudidas no Ibirapuera foi Camila Victória, de apenas 11 anos. A caçulinha do Centro de Excelência Esportiva (CEE) competiu nas provas do marcha atlética, salto em distância e as de velocidade. Bem articulada, a pequena estava toda feliz com sua medalha e a chance de fazer o que gosta. "O esporte faz bem à saúde e a minha família me incentiva. Espero que todas as crianças sigam o meu caminho e pratiquem o atletismo. Eu sou dedicada e treino em casa, além de estudar. Para ser um atleta é preciso ser inteligente", disse Camila. O Centro de Excelência levou outros atletas, que foram destaque em suas provas como Nayara Lima, ouro nos 100 m com barreiras e Talita dos Santos, vencedora do salto em altura e 60 com barreiras.

"O esporte deve ser introduzido de maneira lúdica na vida das crianças desde cedo e deve ser atrelado às atividades escolares. Alguns evoluem e se tornam grandes campeões e outros têm um desenvolvimento saudável na adolescência. No caso do atletismo, os pequenos não têm cobrança, mas a partir dos 15 anos, quando já é possível definir o potencial de alto rendimento para cada um", relatou o treinador Givaldo Triunfo. "Fico muito feliz ao ver no Dia das Crianças tanta garotada com talento".

Angolana brilha - Entre as atletas das provas de meio-fundo estava a angolana Madalena Cuyonga, que chegou ao Brasil na semana passada para estudar e competir no País. Com 14 anos, a africana venceu com sobras os 1.000 m (3min20s) e mostrou que pode ser um talento para os Jogos de 2020. Tímida, a atleta disse que quer aprender muito por aqui e voltar à Angola para ser campeão. No Dia das Crianças, a garota pediu apenas uma boneca de presente. "É muito legal ter essa chance de correr e ir ao colégio no Brasil. Muitas coisas não teria acesso no meu país", reforçou Madalena. O treinador Givaldo Triunfo, de São Caetano do Sul, ressaltou que a adolescente veio ao Brasil com uma condição: estudar.

Disputa do Troféu Bandeirantes também marca o fim de semana - Uma das disputas mais tradicionais do atletismo paulista também promete agitar a pista de Atletismo do Complexo do Ibirapuera neste sábado (13) e domingo (14). Trata-se do Troféu Bandeirantes. O torneio serve como preparação dos atletas para os Jogos Abertos do Interior, que neste ano serão disputados de 12 a 24 de novembro, em Bauru.

O Troféu Bandeirantes tem início às 9h do sábado, com a prova dos 10.000 metros rasos, e a última disputa, os 1.500m rasos, está marcada para as 15h10 do domingo.

Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo


Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação


  • Pista lotada
    (ZDL/Divulgação)

  • Garotas mostram medalhas
    (ZDL/Divulgação)

  • Meninas do CEE
    (ZDL/Divulgação)

  • Camila no Ibirapuera
    (ZDL/Divulgação)

  • Animal e Camile
    (ZDL/Divulgação)

  • Final de prova de Madalena
    (ZDL/Divulgação)

  • Madalena e seu treinador
    (ZDL/Divulgação)

  • Garoto arruma barreira
    (ZDL/Divulgação)

  • Prova de velocidade
    (ZDL/Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato