São Paulo (SP) - O dia das crianças de 2012 foi especial para os futuros atletas que sonham em representar o Brasil em Olimpíadas ou até mesmo ter um desenvolvimento mais saudável. Jovens de 11 a 17 anos lotaram na manhã cinzenta desta sexta-feira (12) a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, para o Circuito FPA, nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Menor. O evento contou com representantes de vários clubes do Estado, incluindo o São Paulo F.C., instituições, como o Centro de Excelência Esportiva (CEE), e até estrangeiros, como a angolana Madalena Cuyonga, de apenas 14 anos.
A garotada literalmente trocou os presentes, um dia livre para jogar videogame ou para brincar com os amigos, para mostrar talento e dedicação na modalidade, em provas como 75 m rasos, 1.000 m, arremesso de peso e marcha atlética. As atividades foram supervisionadas de perto por uma pessoa que jamais deixou de ser criança: Ana Luiza Garcez, a Animal. Ex-moradora de rua, a atleta saiu do mundo das drogas para brilhar no esporte e hoje é um exemplo para a nova geração. "É Dia das Crianças e essa garotada quer levar a sério o atletismo. Poderiam estar em casa brincando, mas estão aqui mostrando seu valor. Essa oportunidade é que eu queria ter quando vivia nas ruas na minha infância", contou Animal.
Uma das mais fotografadas e aplaudidas no Ibirapuera foi Camila Victória, de apenas 11 anos. A caçulinha do Centro de Excelência Esportiva (CEE) competiu nas provas do marcha atlética, salto em distância e as de velocidade. Bem articulada, a pequena estava toda feliz com sua medalha e a chance de fazer o que gosta. "O esporte faz bem à saúde e a minha família me incentiva. Espero que todas as crianças sigam o meu caminho e pratiquem o atletismo. Eu sou dedicada e treino em casa, além de estudar. Para ser um atleta é preciso ser inteligente", disse Camila. O Centro de Excelência levou outros atletas, que foram destaque em suas provas como Nayara Lima, ouro nos 100 m com barreiras e Talita dos Santos, vencedora do salto em altura e 60 com barreiras.
"O esporte deve ser introduzido de maneira lúdica na vida das crianças desde cedo e deve ser atrelado às atividades escolares. Alguns evoluem e se tornam grandes campeões e outros têm um desenvolvimento saudável na adolescência. No caso do atletismo, os pequenos não têm cobrança, mas a partir dos 15 anos, quando já é possível definir o potencial de alto rendimento para cada um", relatou o treinador Givaldo Triunfo. "Fico muito feliz ao ver no Dia das Crianças tanta garotada com talento".
Angolana brilha - Entre as atletas das provas de meio-fundo estava a angolana Madalena Cuyonga, que chegou ao Brasil na semana passada para estudar e competir no País. Com 14 anos, a africana venceu com sobras os 1.000 m (3min20s) e mostrou que pode ser um talento para os Jogos de 2020. Tímida, a atleta disse que quer aprender muito por aqui e voltar à Angola para ser campeão. No Dia das Crianças, a garota pediu apenas uma boneca de presente. "É muito legal ter essa chance de correr e ir ao colégio no Brasil. Muitas coisas não teria acesso no meu país", reforçou Madalena. O treinador Givaldo Triunfo, de São Caetano do Sul, ressaltou que a adolescente veio ao Brasil com uma condição: estudar.
Disputa do Troféu Bandeirantes também marca o fim de semana - Uma das disputas mais tradicionais do atletismo paulista também promete agitar a pista de Atletismo do Complexo do Ibirapuera neste sábado (13) e domingo (14). Trata-se do Troféu Bandeirantes. O torneio serve como preparação dos atletas para os Jogos Abertos do Interior, que neste ano serão disputados de 12 a 24 de novembro, em Bauru.
O Troféu Bandeirantes tem início às 9h do sábado, com a prova dos 10.000 metros rasos, e a última disputa, os 1.500m rasos, está marcada para as 15h10 do domingo.
Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo
Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente