São Paulo (SP) - A decisão do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby 1ª Divisão de 2012, marcada para este domingo (30), no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes, será mais do que especial para o São José. Em ritmo de comemoração dos 10 anos do primeiro título nacional, o clube do Vale do Paraíba espera chegar a sua oitava conquista e, com isso, manter a hegemonia recente na modalidade. Desde 2002, os joseenses só não levantaram a taça em 2005, 2006 e 2009. O adversário será o SPAC, maior vencedor na história do campeonato brasileiro, com 12 títulos. A final do Super 10 será transmitida ao vivo pelo canal Sportv a partir das 13h15, com entrada gratuita ao público.
A campanha joseense segue impecável, com 100% de aproveitamento. Dos seis jogos disputados até o momento, quatro tiveram uma diferença de mais de 20 pontos sobre o oponente. A exceção fica para as partidas contra Desterro (15 a 14) e Pasteur na semifinal (19 a 6), o que mostra um ataque bastante eficiente. Incluindo as semifinais, os joseenses somaram 175 pontos, sendo 25 tries, 16 conversões e 6 penais. A defesa também está se portando bem, sofrendo apenas 43 pontos. Ainda assim, o time do interior de São Paulo ressalta o respeito pelo rival paulista e sabe que terá uma final muito dura para encarar.
"O SPAC está muito bem, é um time perigoso nos contra-ataques. Para a decisão, vamos procurar manter o nosso padrão de jogo e errar menos, assegurando, assim, mais um título", comenta o treinador Maurício Coelho.
O destaque da equipe é Lucas Duque, o Tanque, terceiro maior pontuador do campeonato, com 46 pontos. O jogador de 28 anos, que vem atuando como de half-scrum, tem como principais características a força, agilidade e chutes certeiros.
Arbitragem terá auxílio tecnológico - A final do Super 10 contará com um recurso chamado TMO (Television Match Official). Também conhecido como Vídeo Referee (árbitro de vídeo), este quinto elemento ficará na cabine de transmissão com um monitor à sua disposição para auxiliar o árbitro principal em campo no caso de dúvida de try de alguma das equipes. O árbitro e ex-diretor de arbitragem da Confederação Argentina de Rugby, Marcelo Toscano, virá ao Brasil para exercer essa função na partida.
A tecnologia foi utilizada pela primeira vez no país no Super 10 de 2011, recebendo uma boa avaliação dos árbitros nacionais e mesmo daqueles que acompanharam a partida pelo Sportv. A mídia, inclusive, destacou os benefícios desse tipo de auxílio tecnológico para o esporte, bem como a relação de respeito entre os envolvidos no jogo, observada a partir do recurso de microfone aberto para o árbitro principal, que também será utilizado na final de 2012.
Credenciamento de Imprensa - Os veículos interessados na cobertura da final devem enviar e-mail com o nome e função dos profissionais para redacao@zdl.com.br até as 18h desta sexta-feira (28).
Disputa de terceiro lugar -Neste sábado (29), às 15h, Desterro e Pasteur fazem a disputa pelo terceiro lugar do torneio em Florianópolis, no Campo da Tapera. Embora tenham perdido nas semifinais, as duas equipes querem muito a terceira colocação no Campeonato Brasileiro.
BH e Tornados de Indaitauba definirão quem disputa o Super 10 de 2013 - Após ser derrotado pelo Niterói por 31 a 11 na disputa de 9º colocado, o BH agora terá uma única chance de permanecer na elite do rugby nacional em 2013. Os mineiros irão disputar no dia 6 de outubro, contra o Tornados de Indaiatuba (SP), campeão da Copa do Brasil - Brasileiro de Rugby 2ª Divisão, a repescagem do Super 10. Se vencerem o jogo, permanecem na primeira divisão, se perderem terão que disputar a Copa do Brasil em 2013.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Probiótica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação