Capa

São José vence Pasteur e encara o SPAC na final do Super 10 - Brasileiro de Rugby

23.09.2012  |    179 visualizações RUGBY

Equipe do Vale do Paraíba derrotou o Pasteur por 19 a 6 e é finalista pela 12ª vez na história do campeonato nacional

Embu das Artes (SP) - Definidos os finalistas do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby 1ª Divisão. Neste domingo (23), o São José derrotou o Pasteur por 19 a 6 e irá decidir contra o SPAC, que venceu o Desterro por 14 a 7 no sábado (22), o título da competição em 2012. A decisão será no dia 30 de setembro, às 13h, e terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

São José e Pasteur fizeram uma semifinal disputada do começo ao fim, no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes. No primeiro tempo, logo nos minutos iniciais o time do Vale do Paraíba chegou ao in goal, mas o árbitro João Mourinha, com a ajuda do TMO (árbitro de vídeo), Marcelo Toscano, marcou scrum e o Pasteur conseguiu tirar a bola do seu campo de defesa. Aos 15 minutos, o capitão dos galos, Maurício Draghi, abriu o placar com um belo chute de penal. Não demorou muito, os joseenses empataram com Lucas Duque, o Tanque, que ampliou a vantagem aos 39 minutos para 6 a 3.

Na segunda etapa, o equilíbrio do jogo permaneceu até os seis minutos, quando Maurício Dragui empatou para o time da capital paulista. Três minutos depois, Caio marcou o primeiro try do São José, e logo depois viu o colega Vinícius Cavalcante, o Vico, ampliar para o time do Vale do Paraíba. O Pasteur tentou pressionar, mas os joseenses conseguiram manter o seu padrão de jogo. Aos 42 minutos, Tanque converteu mais um penal e fechou o placar em 19 a 6 para os joseenses.

"Tivemos um maior domínio territorial, porém isso não se converteu em um resultado muito amplo. Sabíamos que o embate físico seria constante e isso dificultou um pouco. Mas nos saímos melhor nos scrums e conseguimos impor o nosso jogo. Agora vamos estudar o SPAC para chegarmos bem preparados em mais uma decisão", comentou o capitão joseense, Leonardo, o Leo.

"Foi um jogo muito duro, com um ritmo intenso e chegamos muito perto do nosso objetivo, que era a vitória. Mas foi mais um jogo definido nos detalhes e esperamos melhorar para encarar o Desterro na semana que vem pelo terceiro lugar", disse o camisa 10 e capitao do Pasteur, Maurício Draghi.

Pasteur e Desterro fazem a disputa do terceiro lugar do torneio. Rio Branco e Farrapos definem quem será o quinto colocado do Super 10, enquanto Bandeirantes e Curitiba Rugby/Unibrasil lutam pelo sétimo lugar.

Confira a classificação dos maiores pontuadores
1º Leandro Amaral (SPAC) - 94 Pontos
2º Bernardo (Bandeirantes) - 54 pontos
3º Tanque (São José) - 46 pontos

SPAC vence quarta etapa do Super Sevens e se aproxima do título em casa - Neste fim de semana (22 e 23), Florianópolis sediou a quarta etapa do Super Sevens - Campeonato Brasileiro de Rugby Feminino. Depois de vencer a terceira etapa, disputada em Niterói, o SPAC levantou a taça novamente, superando o Desterro por 24 a 5. Com isso, as paulistas estão com 67 pontos e decidem, também contra as catarinenses, campeãs das duas primeiras rodadas e com 67 pontos, o título do torneio nos dias 20 e 21 de outubro, em São Paulo.

Jogando em casa, o Desterro teve uma campanha impecável até as semifinais, onde venceu o São José por 12 a 7. Mas o SPAC chegou disposto a diminuir a vantagem na classificação geral, que até então era de 52 a 47 para as catarinenses, e conseguiu. Na final, as duas equipes mostraram que a decisão seria emocionante e equilibrada. Angelita abriu o placar para o time da casa, mas logo depois as paulistas viraram com um try de Binha com conversão. No segundo tempo o time de São Paulo dominou a partida e anotou mais três tries, com Gabi, Paulinha e Jéssica, fechando o placar em 24 a 5.

"Começamos atrás, mas tivemos a tranquilidade e a cabeça fria para virar, anotando quatro trys. Esperamos fazer um bom torneio na etapa que iremos organizar. Vale a taça e vamos entrar muito motivadas para conquistá-la", garantiu a capitã do SPAC, Vivi.

Confira a classificação final da etapa de Florianópolis:
1º - SPAC
2º - Desterro
3º - Niterói
4º - São José
5º - Bandeirantes
6º - Charrua
7º - BH
8º - Urutau
9º - Costão Norte
10º - Brusque

Confira a classificação após quatro etapas:
1º - SPAC - 67 pontos
2º - Desterro - 67 pontos
3º - Niterói - 50 pontos
4º - São José - 38 pontos
5º - Bandeirantes - 36 pontos
6º - Charrua - 26 pontos

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Probiótica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e www.rugbysuper10.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento