Embu das Artes (SP) - Neste sábado (22), após uma partida dura com um final eletrizante, o SPAC venceu o Desterro por 14 a 7 e irá disputar a final do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby 1ª divisão de 2012. A equipe paulistana não é finalista desde 2006 e espera o vencedor do confronto entre São José e Pasteur, que será realizado neste domingo (23), às 13h30, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.
Jogando no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes, SPAC e Desterro entraram em campo focados na vitória. Aos 10 minutos Felipe Claro, o Alemão, deu uma bela arrancada em direção ao in goal e anotou o primeiro try do jogo, convertido por Leandro Amaral, o Leco, para o clube da zona sul da capital paulista. O time paulista ainda chegou próximo da área de ingoal adversária em duas oportunidades, mas não conseguiu concluir a jogada e saiu para o intervalo com vantagem de 7 a 0 no placar.
Na segunda etapa, depois de um erro de passe dos catarinenses, o SPAC conseguiu marcar mais um try com Gustavo Matos, o Caiçara, também convertido por Leco. Apesar de estar atrás no marcador, a equipe do Desterro não se abateu, manteve uma boa posse de boa e pressionou os paulistas. Aos 23 minutos, com a ajuda do TMO (Television Match Official), também conhecido como árbitro de vídeo, o árbitro Xavier Vouga confirmou o try de João da Ros, o Ige, convertido por Paulão, para o time catarinense. O time de Florianópolis precisava de apenas um try convertido para empatar a partida, e seguiu pressionando até o final, passando os ultimos cinco minutos a menos de cinco metros do ingoal do SPAC. A defesa paulista se fechou muito bem e impediu o empate catarinense, segurando o placar em 14 a 7 e garantindo a primeira vaga na final do proximo domingo.
"Todos fizeram o que estava ao alcance para vencer, mas infelizmente não foi possível. Cometemos alguns erros ainda no primeiro tempo, poderíamos ter pontuado e não aproveitamos. Acabamos o jogo perto do ingoal do SPAC, e isso mostra que temos um bom nível, mas precisamos melhorar alguns detalhes", explicou Daniel Xavier, treinador do Desterro.
Com um grupo mais homogêneo e organizado, o SPAC mostrou que seu conjunto está preparado para chegar ao seu 13º título nacional. Entretanto, ainda assim o seu treinador Timothy King ressalta que é preciso fazer uns ajustes. "Defendemos muito na segunda etapa e não conseguimos dar muita continuidade aos nossos passes pela grande posse de bola do Desterro. Agora vamos focar no próximo jogo contra os joseenses ou os galos e será uma honra enfrentar qualquer um deles na final", comentou.
Tornados é o campeão da Copa do Brasil 2012 - Jogando em Embu das Artes, Tornados, de Indaiatuba (SP), e Alecrim, de Natal (RN), disputaram neste sábado (22) a final da Copa do Brasil - Campeonato Brasileiro de Rugby 2ª divisão, e a vitória foi para o clube paulista, por 12 a 6.
A partida foi bem equilibrada, mas o time do interior de São Paulo manteve um padrão de jogo mais consistente, apesar de não ampliar muito a vantagem no marcador. Rafael D`Agostini fez um try, convertido por Igor Silveira, para a equipe paulista. O Alecrim voltou melhor no segundo tempo, com o abertura Francisco Sanchez acertando um penal e um drop. Aos 29 minutos Rafael Juck fez um try para o time paulista e fechou o placar em 12 a 6.
"Somos ainda um clube pequeno que está se desenvolvendo, e em cinco anos de clube conquistamos nosso primeiro título nacional. Entramos em campo com um time mais coeso e mostramos um rugby de qualidade. Fizemos um campeonato paulista acirrado e superamos equipes tradicionais e mais experientes, e isso ajudou a chegar até aqui", comenta o capitão Vinícius Cremasco, do Tornados.
"É a primeira vez que participamos de um torneio nacional e chegamos a uma final, isso é motivo de orgulho. Nos faltou experiência, mas certamente saímos daqui com uma grande vitória", afirma o treinador Franco Fiasco, do Alecrim/UNI-RN.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) comemorou o sucesso do primeiro campeonato nacional com representantes de todas as regiões do Brasil. "De fato, foi uma verdadeira Copa do Brasil. Tivemos boas surpresas, como um time do Rio Grande do Norte estreando e chegando na final e um clube paulista, que representa o Estado com maior contingente de atletas, vencendo. A final teve um nível técnico melhor que na temporada passada, o que mostra a evolução gradativa do rugby nacional", comenta o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.
Agora, o Tornados encara o BH Rugby, último colocado do Super 10 de 2012, para definir a vaga na elite nacional em 2013. A partida será realizada no dia 6 de outubro, na capital mineira.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Probiótica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação