São Paulo (SP) - A jovem Vanusa Henrique dos Santos, integrante do Centro de Excelência Esportiva (CEE), teve um tarde muito especial neste sábado (22) durante o Campeonato Sul-Americano/Caixa de Atletismo Sub-23, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. A velocista, que sonha em defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, faturou duas medalhas e mostrou que pode ser apontada como promessa da modalidade. A atleta de 22 anos ganhou o ouro nos 100 m, com a marca de 11s72, e bronze no revezamento 4x100 m, com 45s88. Os resultados da representante do CEE ajudaram equipe brasileira a liderar competição com delegações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Vanusa, do núcleo de São José do Rio Preto, já faz planos para a próxima temporada: ficar entre as mais rápidas de sua prova e melhorar sua marca, que 11s45. "Tem que ser por etapas. Antes de melhorar os índices, preciso sair melhor do bloco e aprimorar as minhas passadas. Ano que vem tenho campeonato de nível internacional, como o Mundial, e espero ir bem", salientou a atleta, que treina com Tide Junqueira, no interior paulista.
Outra velocista do CEE também esteve entre as primeiras. Andressa Fidélis, da capital paulista, ficou em quarto lugar nos 100 m com 11s92. A atleta integrou o revezamento 4x100, medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano/Caixa de Atletismo Sub-23.
Além de Vanusa dos Santos e Andressa Fidélis, outros atletas do CEE brilharam na pista do Ibirapuera. Destaque para Maira dos Santos Silva, no salto com vara. A integrante do núcleo de Presidente Prudente faturou a prata com o marca 3,80 m. Resultado muito comemorado pelo técnico Dino Cintra. "É um momento especial na carreira da Maira. Depois de ficar um ano parada por lesão no tendão, ela se recuperou e voltou em 2012 para brilhar. O nosso foco para a próxima temporada é passar os quatro metros", explicou o treinador.
Maira dos Santos Silva está de malas prontas para São Paulo. O talento da saltadora chamou a atenção do Pinheiros e a jovem formada pelo CEE defenderá o clube. "Sei que posso melhorar ainda mais e, quem sabe um dia, competir de igual pra igual com a Fabiana Murer. Ela é um exemplo pra mim", contou Maira. O ouro do Sul-Americano foi para a também brasileira Sara Santos Pereira com 3,90 m.
No salto triplo feminino, Gabriele Sousa dos Santos ficou em quarto com 12m93. Porém, mesmo fora do pódio, a representante do núcleo de Presidente Prudente comemorou o fato de ser a única da categoria menor, com 17 anos, a brigar por medalhas. "Sou a mais jovem da prova. Mesmo com pouca idade, os meus resultados estão acima do normal. O objetivo para 2013 é seguir essa evolução e, quem sabe, ganhar uma vaga no Mundial adulto", explicou a atleta que, com os 12m93, melhorou em quase um metro a sua marca pessoal e assumiu a liderança do ranking nacional sub-23, juvenil e menor.
No lançamento do disco, o santista Thiago Medeiros foi bronze com 51,48 m no Campeonato Sul-Americano/Caixa de Atletismo Sub-23. O atleta de 17 anos, que treina em Uberlândia (MG), é acompanhado por um especialista na prova, o cubano Julian Messias. "Consegui rapidamente passar a marca de 51 m, fato inédito para um juvenil. O trabalho com o cubano me ajudou na parte técnica e espero brilhar ainda mais em 2013". Thiago já chegou a 55,28 m.
Nos 400 m, Jéssica Gonzaga dos Santos pegou o bronze com 54s22. Na mesma prova, Bárbara de Oliveiras ficou em quinto com 54s63. As duas são do núcleo da cidade de São Paulo. Nos 110 m com barreira, Robson Braga foi prata com 14s28. "O ano não foi bom por causa de contusão, mas estou retomando a melhor condição e dá melhorar ainda mais. A prova do dia foi bastante complicada, pois as dores aumentaram. Faz parte do esporte", ressaltou o estudante de Educação Física de Campinas.
Neste domingo (23), Jonathan Henrique Silva, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, será um dos destaques no evento. O jovem de 20 anos é o atual vice-campeão brasileiro na categoria no salto triplo e um dos favoritos na sua prova. O Brasil lidera provisoriamente a competição.
O Campeonato Sul-Americano/Caixa Sub-23 é uma realização da Confederação Sul-Americana e da Confederação Brasileira, com co-organização da Federação Paulista de Atletismo. O patrocínio é da CAIXA, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Flávio Perez - Mtb: 45562, Andressa Rufino e Marcelo Marchioli
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br / marcelo@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Vanusa vence prova
(Wagner Carmo/CBAt)
-
Maira é prata
(Wagner Carmo/CBAt)
-
Andressa Morais (dir.)
(Wagner Carmo/CBAt)
-
Estevão Lima no Ibirapuera
(Wagner Carmo/CBAt)