São Paulo (SP) - Neste final de semana, SPAC, Desterro, São José e Pasteur decidem quem serão os finalistas do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby da 1ª Divisão. No sábado (22), às 14h, os catarinenses do Desterro, campeões em três oportunidades (1996, 2000 e 2005), encaram o SPAC, maior vencedor da história do campeonato nacional, com 12 títulos. No domingo (23), às 13h30, será a vez do heptacampeão São José enfrentar o Pasteur, dono de duas taças (1985 e 1994). As partidas serão disputadas no Estádio Municipal Hermínio Espósito (Alameda Fernando Batista Medina, 120), em Embu das Artes (SP), com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal Sportv.
Em 2011, SPAC e Desterro protagonizaram uma das quartas de final do Super 10. O placar de 8 a 3 para o time paulista mostra que a partida foi equilibrada e a mesma expectativa permanece para o jogo deste sábado. "O Desterro sempre foi um adversário difícil. Em 2010, quando o campeonato era por pontos corridos, perdemos para eles, que foram vice-campeões. Na temporada passada, conseguimos vencer. Acredito que a força do SPAC está no conjunto e esperamos que isso nos ajude a chegar na final", diz o abertura e chutador da equipe paulistana Leandro Amaral, o Leco.
Para Daniel Xavier, treinador catarinense, mesmo jogando fora de casa, o Desterro entrará em campo motivado e confiante. "Eles (o SPAC) terão a torcida a favor e não terão de lidar com o desgaste da viagem como nós. Mas estamos focados. Com a disponibilização dos vídeos das partidas pela organização do evento, temos estudado bastante para chegar preparados para essa decisão."
São José e Pasteur fazem no domingo o quarto confronto direto na temporada. Mesmo com pequena vantagem para o time do Vale do Paraíba (2 a 1), ambas as equipes sabem que o clássico paulista não tem favorito. De acordo com as estatísticas da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), o Pasteur chega a semifinal com 122 pontos somados desde o início do torneio, enquanto os joseenses acumularam 156 em sua campanha, por enquanto invicta. O São José ainda tem 23 tries a favor, contra apenas 16 dos galos.
Arbitragem terá auxílio tecnológico - As semifinais e a final do Super 10 contarão com um recurso chamado TMO (Television Match Official). Também conhecido como Vídeo Referee, este quinto árbitro ficará na cabine de transmissão com um monitor à sua disposição para auxiliar o árbitro principal em campo no caso de dúvida de try de alguma das equipes. O árbitro e ex-diretor de arbitragem da Confederação Argentina de Rugby, Marcelo Toscano, virá ao Brasil para exercer essa função nos três jogos.
A tecnologia foi utilizada pela primeira vez no Brasil no Super 10 de 2011, recebendo uma boa avaliação dos árbitros nacionais e mesmo daqueles que acompanharam a partida pelo Sportv. A mídia, inclusive, destacou os benefícios desse tipo de auxílio tecnológico para o esporte, bem como a relação de respeito entre os envolvidos no jogo, observada a partir do recurso de microfone aberto para o árbitro principal, que também será utilizado nas finais de 2012.
Credenciamento de Imprensa - Os veículos interessados na cobertura do torneio devem enviar e-mail com o nome e função dos profissionais para redacao@zdl.com.br até as 18h desta sexta-feira (21).
Campeão da Copa do Brasil 2012 será conhecido neste sábado - Ainda no Estádio Municipal de Embu das Artes, logo após o termino da partida entre SPAC e Desterro, às 15h30, Tornados (SP) e Alecrim/UNI-RN disputam a final da Copa do Brasil - Brasileiro de Rugby 2ª Divisão. A equipe de Indaiatuba, campeã paulista da série B, chegou à final depois de vencer o Londrina (33 a 15) nas quartas de final e Charrua (18 a 13) na semifinal. Já os potiguares venceram a Copa do Nordeste e superaram o Guanabara (18 a 0) nas quartas de final e o Goianos (12 a 5) nas semifinais.
O campeão disputa contra o BH Rugby, último colocado do Super 10 - 2012, uma vaga no Brasileiro de Rugby 1ª Divisão de 2013.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação