São Paulo (SP) - Os moradores de Florianópolis podem aproveitar o fim de semana para conhecer uma das modalidades que estarão presentes nos Jogos Olímpicos do Rio/2016: o rugby sevens. Neste sábado (22) e domingo (23), será disputada a 4ª etapa do Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Feminino. Participam do torneio seis equipes pré-classificadas pelo campeonato nacional de 2011 (o Brasil Sevens) - SPAC, Bandeirantes, São José, Niterói, Desterro e Charrua - e mais quatro times convidados pela federação local - BH Rugby, Urutau, Brusque e Costão Norte. As partidas serão disputadas no Campo da Tapera e a final está marcada para as 14h do domingo. A entrada é gratuita.
O Desterro, equipe de Florianópolis, lidera a classificação geral do torneio, com 52 pontos. Após ser campeão nas duas primeiras etapas e terminar em terceiro na última, realizada no Rio de Janeiro, o time entra em campo focado no título da etapa, dento de casa.
"Neste ano temos um grupo maior do que em 2011 e isso é muito importante. Com um campeonato longo como este, é fundamental ter peças de reposição. Algumas atletas que não foram aproveitadas nas demais etapas irão estrear e esperamos que elas tenham um bom desempenho, até pela ajuda que estão recebendo das jogadoras mais experientes. E, claro, jogar com o apoio da torcida traz um clima diferente e motivador", comenta Pedro Oliveira, treinador das catarinenses.
Com 47 pontos, o SPAC espera que a evolução ao longo do torneio possa fazer com que o clube da zona sul de São Paulo assuma a liderança a uma etapa da final. Em terceiro lugar na tabela está o Niterói, que vem apresentando um rendimento irregular. O time fluminense terminou em segundo lugar na primeira etapa, caiu para quinto na segunda e, jogando em casa, acabou perdendo a decisão para o SPAC na terceira etapa. Bandeirantes e São José estão alternando a posição intermediária, enquanto o Charrua segue na lanterna do campeonato.
O Campo da UFSC na Tapera fica localizado na Rua José Olimpio da Silva (Trevo com a Rodovia Aparício Ramos Cordeiro). No sábado, os jogos têm início ao meio dia e o último jogo está programado para as 17h. No domingo, o evento começa às 10h e a final está marcada para as 14h.
Classificação geral após três etapas:
1° - Desterro (SC) - 52 pontos
2° - SPAC (SP) - 47 pontos
3° - Niterói (RJ) - 38 pontos
4° - Bandeirantes (SP) - 28 pontos
5° - São José (SP) - 28 pontos
6° - Charrua (RS) - 20 pontos
A quinta e última etapa será realizada em São Paulo (SP) nos dias 20 e 21 de outubro.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Probiótica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação