Capa

ATLETISMO

A madrinha Maurren recebe mais de dois mil jovens no Estadual Escolar de Atletismo, no Ibirapuera

Campeã olímpica prestigia jovens de 10 a 17 anos participantes do evento que reuniu 244 escolas de 27 municípios.

18.09.2012  |  536 visualizações
São Paulo (SP) - A terça-feira (18) foi de festa do atletismo no Estádio Ícaro de Castro Mello. Mais de 2 mil jovens e crianças de 10 a 17 anos lotaram a pista do complexo do Ibirapuera para a disputa da última etapa do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica Atletismo. O torneio, que já passou por oito municípios do interior do estado, encerra na capital paulista o ciclo de 12 etapas. Participaram do evento 244 escolas de 27 cidades.

Assim como 2011, a campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi, foi a madrinha da competição. De volta a pista onde iniciou sua trajetória vitoriosa, no chamado Projeto Futuro, a atleta de São Carlos mostrou-se espantada com o grande número de jovens presentes no evento. "O esporte está crescendo bastante no Brasil, muito em função da Olimpíada do Rio/2016. É maravilhoso ver o estádio lotado, isso mostra que temos um futuro muito bom pela frente", afirmou a medalhista de ouro nos Jogos de Pequim-2008.

Os resultados de Maurren, assim como de outros esportistas nacionais, influenciam diretamente atletas como Gisele Tomaz, quarta colocada no ranking brasileiro da categoria menor no salto em distância e uma das prováveis representantes do Brasil nas Olimpíadas de 2016 e nas próximas. "A Maurren e a Keila Costa são espelhos para mim. Já fazia outras provas do atletismo, mas acabei me destacando nessa pois em um campeonato, mesmo sem muita técnica, atingi 5m40. Minha melhor marca é 5m71 e minha meta esse ano é tentar ir para o Sul-Americano", contou a jovem de 16 anos, que treina no núcleo do Ibirapuera do Centro de Excelência, e deu várias entrevistas ao lado de Maurren.

Quem também prestigiou o evento foi o secretário estadual de esportes, José Benedito Pereira Fernandes, que ressaltou a surpresa com a grande adesão das escolas e crianças. "Nossa previsão era atingir esse número em 2013 ou 2014, mas acabamos conseguindo já no segundo ano do torneio. A participação do Brasil nos grandes eventos mundiais está vinculada com iniciativas como essa. Espero que as escolas se interessem cada vez mais em participar e promover os campeonatos. Essa comunhão é fundamental para que o esporte tenha sucesso", comentou o secretário da pasta de Esportes, Lazer e Juventude.

"Estamos muito felizes de ter superado as expectativas. Vários atletas que competiram no torneio foram para as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas e ajudaram o estado a voltar com um bom número de medalhas. Da quantidade está saindo a qualidade e isso é muito bom para o desenvolvimento do esporte", ressaltou o presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Toninho Fernandes, que em 2013 assumirá a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Atletas do interior superam adversidades para competir na capital - Participaram da etapa representantes das cidades de Barra Bonita, Barueri, Batatais, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Carapicuiba, Dois Córregos, Franca, Guariba, Guarulhos, Ibitinga, Itapetininga, Jaguariuna, Mairinque, Patrocínio Paulista, Pedreira, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Joaquim da Barra, São Miguel Arcanjo, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque e Tanabi.

Sem uma pista de atletismo local, os jovens de Dois Córregos só encontram espaço para praticar o atletismo nas quadras da escola e ou mesmo nas ruas da cidade próxima a Jau, na região central do Estado de São Paulo. Depois de levar alguns alunos para competirem na etapa realizada em Pirassununga, os professores fizeram questão de percorrer 300 quilômetros para participar do torneio na capital.

"Os alunos são de uma cidade pequena e quando chegam em uma metrópole como São Paulo eles encontram uma outra realidade. Isso é muito bom para o crescimento deles. A participação nesses eventos é muito importante e o campeonato é um ótimo incentivo para a prática esportiva.Trouxemos 45 alunos e esperamos continuar participando", explicou a professora Edineia Tura Rodrigues.

Os 17 alunos da cidade de Patrocínio Paulista, localizada a 450 quilômetros de São Paulo, contam com apoio da prefeitura para conseguir equipamentos para treinar. Mas uma motivação a mais é saber que a cidade já revelou um atleta de elite: Mateus Inocêncio, atual líder no ranking nacional nos 110m com barreiras.

"O Mateus começou no atletismo ainda menino, competindo na categoria pré-mirim, treinou em Patrocínio por 10 anos e depois se mudou para São Paulo. Ele foi para a Olimpíada de Atenas/2004 e muitos desses jovens sonham em chegar lá como ele. É preciso conscientizar cada vez mais os professores sobre a importância do atletismo no universo escolar. A maioria ainda prefere esportes coletivos. Gostaria que esse evento fosse realizado em mais cidades", pediu a treinadora da equipe, Marysol Gaudenzi.

Destaques da etapa - Os atletas de 15 a 17 anos que foram campeões nesta etapa se juntam aos 11 vencedores das etapas anteriores para uma seletiva, marcada para os dias 3 e 4 de novembro, também no complexo do Ibirapuera. Entre os destaques estão Ester Cury, ouro nos 400m (58s94), Bruno Valério, primeiro lugar no salto em distância (7m24), Rogério Almeida de Souza, vencedor do arremesso de peso (17m24), Izabela Rodrigues (15m53) e Isabela Oliveira (15m29), primeira e segunda colocadas, respectivamente, no arremesso de peso.

"Esses resultados estão acima da média. A Izabela Rodrigues já lidera o ranking da categoria menor no peso (16m05), enquanto a Isabela Oliveira assumiria a segunda colocação com a marca de hoje. O Bruno Valério está em quinto na classificação nacional (7m22) e o salto de 7m24 o deixa na a terceira posição. É bom ver que os competidores estão com um nível cada vez mais elevado", analisou Lázaro Velazquez, um dos organizadores da etapa.

As destaques desta peneira e da seletiva de 12 a 14 anos, realizada em agosto, se reúnem nos dias 16 e 17 de novembro, para disputa da final do torneio.

Estrutura - A 12ª etapa do Estadual Escolar disponibilizou uma grande estrutura para atender todos os participantes. Foram confeccionadas 3 mil medalhas e 3 mil camisetas, distribuídos 6.600 lanches e 12.000 copos de água. Para coordenar as provas estiveram 70 árbitros e 10 pessoas para o apoio. A garotada chegou ao evento em 50 ônibus, 2 microônibus e 5 vans.

O Esporte contra as Drogas - O Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo e Desenvolvimento do Esporte (IMST) iniciaram, ao lado da Polícia Militar do Estado, uma campanha de combate às drogas. Na abertura do evento, é ministrada palestra para mostrar aos jovens as consequências fatais causadas pelo uso de entorpecentes.

Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, é a madrinha de todos esses encontros. Ex-moradora de rua, a atleta superou as adversidades e o vício praticando esporte e irá compartilhar suas experiências com a garotada. A iniciativa faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre crianças do ensino fundamental.

O II Campeonato Estadual Escolar Olímpico é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação e Delegacias de Ensino, com parceria da Federação Paulista de Atletismo.

Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo


Flávio Perez - Mtb: 45562, Andressa Rufino e Marcelo Marchioli
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br / marcelo@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Gisele Tomaz se espelha nos passos de Maurren
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Maurren prestigia a garotada
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Estadual Escolar teve recorde de participantes
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Sara Reis, atleta de Dois Córregos
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Tiago Augusto, foi um dos destaques de Patrocinio Paulista
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Bruno Valério (centro) foi um dos destaques
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Competição revela os talentos da nova geração
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Toninho Fernandes (esq) e o secretário estadual José Benedito Fernandes
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Ana Luiza, Animal, apóia a garotada e incentiva a campanha anti-drogas
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato