Capa

São José, Pasteur, SPAC e Desterro disputam as duas vagas na final do Super 10 - Brasileiro de Rugby

17.09.2012  |    171 visualizações RUGBY

Semifinais serão em Embu das Artes, neste sábado e domingo, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Aberto o credenciamento de imprensa

São Paulo (SP) - A decisão do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby da 1ª Divisão está se aproximando e, neste final de semana (22 e 23), quatro equipes serão protagonistas de uma disputa acirrada pelas duas vagas na final, marcada para o dia 29 de setembro. No sábado (22), os catarinenses do Desterro tentam superar a hegemonia paulista e ir para sua quinta final. Porém seu adversário, o SPAC, não levanta a taça desde 1999 e usará toda a experiência e tradição no rugby para vencer. No domingo (23), o São José, heptacampeão nacional, encara o Pasteur, seu algoz no campeonato paulista de 2012. As partidas serão disputadas no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), às 13h30, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Único clube fora do eixo Rio-São Paulo a vencer um campeonato nacional - com três títulos e um vice-campeonato -, o Desterro espera chegar a sua quarta conquista depois de ser o time que mais evoluiu no início desta edição. Na primeira fase, depois da derrota por apenas um ponto de diferença para o São José (15 a 14), os catarinenses venceram Farrapos (27 a 13) e Pasteur (14 a 13) fora de casa, e o BH (59 a 12) no Campo da Tapera em Florianópolis. Nas quartas de final, novo triunfo diante do Curitiba Rugby/Unibrasil (19 a 11).

Maior vencedor do campeonato brasileiro de 1ª Divisão, com 12 títulos, o SPAC segue embalado já que até o momento tem 100% de aproveitamento na disputa. O time derrotou na fase de grupos Curitiba Rugby/Unibrasil (18 a 17), Niterói (27 a 5), Bandeirantes (41 a 12) e Rio Branco (29 a 12), além do Farrapos (47 a 19) nas quartas de final. Segundo o estudo comparativo da CBRu sobre a fase de grupos de 2011 e 2012, o time paulistano cresceu, marcando 115 pontos neste ano contra 62 no ano passado, além de sofrer apenas 4 tries, metade do número de 2011.

Novamente favorito ao título, o São José chega à terceira fase do Super 10 invicto, com vitórias sobre BH (34 a 8), Desterro (15 a 14), Pasteur (45 a 7) e Farrapos (26 a 3), na primeira fase, e Rio Branco (36 a 5) nas quartas. Um dos trunfos da equipe do Vale do Paraíba é o elenco. O grupo tem muita qualidade e com isso é possível manter um sistema de jogo consistente.

Depois de 18 anos sem um título na equipe principal, o Pasteur quebrou o jejum neste ano vencendo o campeonato paulista e ainda desbancou uma série de oito conquistas consecutivas do São José. Motivados com o bom início de temporada, após vencer Farrapos (52 a 10) e BH (35 a 25), os galos tiveram dois tropeços, diante dos joseenses (45 a 7) e do Desterro (14 a 13) na primeira fase. Mesmo assim, o clube franco-paulista mostrou sua força e persistência nas quartas de final derrotando o Bandeirantes por 15 a 9 na casa do adversário, a Band Arena.

Credenciamento de imprensa - Os veículos interessados na cobertura do torneio devem enviar e-mail com o nome e função dos profissionais para redacao@zdl.com.br até as 18 horas desta sexta-feira (21).

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Probiótica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e www.rugbysuper10.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento