São Paulo (SP) - São José dos Campos faz nesta terça-feira (11) sua estreia no II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica Atletismo. O torneio para jovens de 10 a 17 anos será realizado a partir das 9h30 no Centro Poliesportivo João do Pulo - localizado na Rua Perseu, n° 180, Jardim Satélite. A organização espera a participação de aproximadamente 20 escolas públicas da região do Vale do Paraíba e de outras localidades do estado. A 11ª etapa vale como seletiva da categoria C (de 15 a 17 anos), que será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, em São Paulo. Os destaques disputam a final do campeonato, de 16 a 17 de novembro, também em São Paulo.
"Em todas as etapas houve bom número de jovens competindo e muitas escolas estão aderindo ao campeonato. A expectativa para a etapa de São José dos Campos é muito positiva. Estão em jogo vagas para a seletiva e para a final, por isso os jovens irão procurar fazer o melhor e buscar os resultados com muita vontade. Isso é muito importante para elevar a qualidade técnica do torneio", avalia Lázaro Velázquez, um dos organizadores da etapa.
Os inscritos participarão das disputas dos 60m rasos, 75m rasos, 100m rasos, 80, 100 e 110 metros com barreiras, 200m rasos, 400 metros rasos, 800 metros rasos, 1.000 metros rasos, 3.000 metros rasos, arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do dardo, salto em altura, salto em distância e salto triplo.
O II Campeonato Estadual Escolar já passou pelas cidades de: Ourinhos, Presidente Prudente (duas etapas), São José do Rio Preto, São Paulo (etapa e seletiva da categoria mirim), Araraquara, Praia Grande (duas etapas), Itapetininga e Pirassununga.
O Esporte contra as Drogas - O Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo e Desenvolvimento do Esporte (IMST) iniciaram, ao lado da Polícia Militar do Estado, uma campanha de combate às drogas. Na abertura de cada evento, são ministradas palestras para mostrar aos jovens as consequências fatais causadas pelo uso de entorpecentes.
Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, é a madrinha de todos esses encontros. Ex-moradora de rua, a atleta superou as adversidades e o vício praticando esporte e irá compartilhar suas experiências com a garotada.
A iniciativa faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre crianças do ensino fundamental.
Confira as próximas etapas:
São José dos Campos (11/09)
São Paulo (18/09)
Seletiva - 15 a 17 anos - São Paulo (3 e 4/11)
Final - São Paulo - (16 e 17/11)
O II Campeonato Estadual Escolar Olímpico é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação e Delegacias de Ensino, com parceria da Federação Paulista de Atletismo.
Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Flávio Perez - Mtb: 45562, Andressa Rufino e Marcelo Marchioli
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br / marcelo@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Estadual Escolar é uma oportunidade de revelar novos talentos
(João Ferraz)
-
Jovens do Vale do Paraíba poderão mostrar suas habilidades
(Juliano Lázaro/ZDL)
-
Atletas de 15 e 17 anos disputam vaga na seletiva paulsita
(Milena Aurea/ZDL)
-
Ana Luiza, a Animal, é palestrante na campanha de combate às drogas
(Valmir Custódio/ZDL)