Capa

ATLETISMO

Orcampi/Unimed é a campeã do Estadual de Atletismo Sub-23

Unisant`Anna vence 16º Troféu Adhemar Ferreira da Silva

26.08.2012  |  416 visualizações
São Paulo (SP) - A Orcampi/Unimed celebrou neste domingo (26) a conquista do Campeonato Estadual Sub-23 de 2012, realizado no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. O clube alojado na cidade de Campinas venceu a disputa por equipes tanto masculina (125 pontos) como feminina (104). O Esporte Clube Pinheiros ficou com o vice-campeonato, somando 124 pontos no masculino e 80 no feminino.

"Nos últimos três anos melhoramos muito, especialmente com a ajuda do Centro de Excelência Esportiva de São Paulo, dos patrocinadores que vieram com a Lei de Incentivo ao Esporte, e o apoio da Prefeitura de Campinas e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A equipe toda foi muito bem no torneio e nossa expectativa é ceder muitos atletas para o Brasileiro da categoria, no qual participam os 10 primeiros colocados do ranking nacional", explica Evandro Lazári, treinador da Orcampi/Unimed.

Entre os destaques do clube é possível citar os campeões Robson Braga, vencedor dos 100m rasos, com 10s63, e Jéssica Gonzaga, primeira colocada nos 800m rasos, com 2min08s67, além de Leandro Pitarelli, terceiro colocado nos 200m rasos, com 21s76, e integrante da equipe brasileira que bateu o recorde sul-americano no revezamento 4x100m no Mundial Juvenil em Barcelona.

"Foi uma experiência ótima. O nível técnico é muito diferente e elevado. Gostaria, inclusive, de agradecer meu treinador Marcelo Lima, que me ajudou conquistar tudo isso. Estou no último ano de juvenil e espero melhorar cada vez mais para continuar integrando a seleção brasileira", comenta o jovem de 19 anos, que treina no núcleo do Ibirapuera do Centro de Excelência.

Boas marcas e mudanças -O Estadual Sub-23 também foi muito importante para alguns atletas melhorarem suas marcas e conquistarem uma vaga no Brasileiro da categoria. Dois dos destaques deste domingo são os saltadores Mateus Daniel de Sá e Bruno Valério Sousa. Os jovens de 17 anos estão no topo do ranking nacional de menores do salto triplo - Mateus é o líder (15m45) e Bruno o segundo (14m99) - e comemoraram muito as marcas conquistadas hoje.

"O Mateus foi vice-campeão saltando 15m27 e o Bruno melhorou sua marca pessoal para 14m99, quinta colocação na competição e agora segundo lugar do ranking. O Mateus já é o melhor da América do Sul e sua melhor marca pessoal está entre as 10 melhores do mundo. Com o resultado deste domingo eles se credenciam para o Brasileiro Sub-23, estreando na competição, e a meta é classificar para o Sul-Americano", analisa Nélio Moura, que treina os atletas no núcleo do Ibirapuera do Centro de Excelência desde o início do ano.

O torneio também serviu para que outros atletas testassem algumas mudanças na rotina esportiva, caso de Andressa Fidélis e Lucas da Silva, ambos do Grêmio Recreativo Barueri e do Centro de Excelência do Estado. Há alguns meses, Andressa teve uma torção no pé esquerdo e desde então está se poupando para as provas de salto e encarando as de velocidade, para não parar os treinos.

"Tenho um salto de qualidade, mas meu treinador, Fabrízio, nunca descartou a possibilidade de me colocar na corrida. Hoje estou preferindo correr a saltar. Meu objetivo é me classificar para o sul-americano, então, espero competir bem no Brasileiro da categoria. É bem provável que eu faça distância e corra os 100m ou 200m", comenta a atleta de 18 anos, vice-campeã nos 100m (11s93) e nos 200m rasos (24s80) do Estadual Sub-23.

Já Lucas está em fase de transição de categoria, de juvenil para Sub-23 e adulto. Além disso, como sua especialidade são os 110m com barreira, o jovem de 19 anos está se adaptando a altura do obstáculo, que subiu de 99cm para 1m067 (sete centímetros a mais). "A transição tem sido boa. Neste domingo foi a primeira vez que competi oficialmente na nova altura e terminei na quarta colocação (14s66). Agora vou ter mais tempo para treinar para o Brasileiro e tentar o pódio", diz.

Unisant`Anna vence o 16º Troféu Adhemar - Em uma disputa acirrada, a Unisant`Anna sagrou-se campeã do 16º Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A instituição somou 703 pontos e em segundo lugar ficou a UNIP, com 606 pontos. A competição reuniu aproximadamente 300 atletas, estudantes de graduação e pós-graduação, de 13 instituições paulistas. Entre os destaques estavam Fábio Gomes, Marizete Rezende, Barbara Fárias e Diomar Noêmio, representando da UNIP, e Ronald Julião, Carlos Roberto Pio, Jonathan Henrique e Kauam Kamal, representando a Unisant`Anna.

"A UNIP também se saiu muito bem, tem uma ótima equipe. Temos 48 modalidades, mas sempre tivemos uma ligação muito forte com o atletismo. O Adhemar foi coordenador de esportes da Unisant`Anna e é uma honra participar desse torneio", comenta César Farid Haddad, gerente de esportes da Unisant`Anna.

O Troféu serve como seletiva estadual do atletismo para o JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). "Nunca fui para o JUBs e pretendo participar para ajudar a UNIP. Estou no quarto semestre de educação física, eles me deram bolsa de estudos, fornecem alguns materiais e apóiam", conta Carlos Roberto Pio, que representou a Unisant`Anna.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é promovido pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), realizado pela Unisant`Anna em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA).

Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo


Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino e Marcelo Marchioli
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Orcampi/Unimed vence Estadual Sub-23
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Leandro Pitarelli (centro) foi um dos destaques
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Mateus (esquerda) foi 2º no salto triplo e lidera ranking menor nacional
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Andressa Fidélis (azul escuro) está competindo em provas de velocidade
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Lucas da Silva (centro) está em fase de transição de categoria
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Unisant`Anna vence disputa universitária
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

  • Unisant`Anna e UNIP tiveram uma disputa acirrada
    (Fernanda Paradizo/ZDL)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato