São Paulo (SP) - A quinta e última rodada do Super 10 - Brasileiro de Rugby, que será realizada neste sábado (18), promete muita disputa para a definição das quartas de final do torneio. Pelo grupo verde, o líder SPAC joga em casa o clássico paulista contra o Rio Branco, enquanto o Bandeirantes enfrenta o Curitiba Rugby/Unibrasil na capital paranaense. No grupo amarelo, o heptacampeão São José vai até Bento Gonçalves (RS) encarar o Farrapos, enquanto Pasteur e Desterro disputam, na Arena Paulista de Rugby, o segundo lugar da tabela de classificação. Caso o São José perca no sul, os dois ainda tem chances de ficar com o primeiro lugar. Todos os jogos têm entrada gratuita.
A tarefa do Rio Branco não será nada fácil. Depois de uma derrota inesperada para o Niterói, último colocado do grupo amarelo, na quarta rodada, os pelicanos terão que superar o SPAC, que tem 100% de aproveitamento até o momento, para assumir a terceira posição na tabela. Já Bandeirantes e Curitiba Rugby têm elencos de qualidade, porém, cometeram deslizes nos últimos jogos. O Band perdeu em casa para o SPAC e os paranaenses não conseguiram reverter a partida contra o Rio Branco. Assim, devem fazer um jogo bastante equilibrado e intenso para definir o segundo colocado do grupo verde.
"Não jogamos bem contra o SPAC, erramos muito. Contra o Curitiba teremos a chance de acertar novamente a equipe para a segunda fase. Todos sabem que temos um bom plantel, mas eles precisam chamar a responsabilidade para si e, com isso, voltar a ter o controle do jogo. Por isso, será uma partida muito importante para nós", comenta Keith Young, treinador do Bandeirantes.
O São José também pretende manter a invencibilidade, mas espera não tomar sustos fora de casa, como aconteceu na partida contra o Desterro, vencida por apenas um ponto de diferença devido a um penal marcado aos 45 minutos do segundo tempo. Contudo, o Farrapos quer conquistar sua primeira vitória em casa e por isso não deve facilitar para os joseenses.
"Não há muitas mudanças táticas e técnicas na equipe em relação às últimas partidas. O São José é um time campeão, está fazendo uma ótima campanha no torneio, mas nós entraremos em campo para vencer. Ainda não conseguimos um resultado positivo em casa e vamos fazer o possível para tentar a vitória", assegura o treinador Carlos Andrés Baldassari, da equipe gaúcha.
O Pasteur não perdia desde abril e com a derrota para o São José, na quarta rodada, o clube acabou caindo para a terceira posição no grupo amarelo. Apesar de jogar em São Paulo, os galos devem encontrar dificuldades contra o Desterro. Os catarinenses estão embalados por duas vitórias fora de casa e esperam se classificar em segundo lugar para a próxima fase.
Niterói e BH folgam nessa rodada e como ficaram com a última colocação em seus grupos, fazem um jogo, no dia 1° de setembro, para definição do nono lugar na competição. O perdedor da partida disputa uma vaga no Super 10 do ano que vem contra o campeão da Copa do Brasil - Brasileiro de Rugby 2ª Divisão .
Confira os locais e horários das partidas da quinta rodada:
Curitiba Rugby/Unibrasil x Bandeirantes - 15h
Paraná Esporte - Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020, Capão da Imbúia - Curitiba (PR)
Árbitro: Henrique Platais
Farrapos x São José - 15h
Estádio da Montanha - Avenida Osvaldo Aranha, S/N, Bairro Juventude - Bento Gonçalves (RS)
Árbitro: Ricardo Sant`anna
Pasteur x Desterro - 15h30
Arena Paulista de Rugby - Pq Esportivo do Trabalhador - Rua Canuto Abreu, S/N, Vila Formosa - São Paulo (SP)
Árbitro: Xavier Vouga
SPAC x Rio Branco - 15h30
SPAC - Av. Atlântica, 1448 - Santo Amaro - São Paulo (SP)
Árbitro: João Mourinha
Classificação (Pontuação)
Grupo Amarelo
São José - 14 pontos
Desterro - 11 pontos
Pasteur - 10 pontos
Farrapos - 5 pontos
BH - 0 ponto
Grupo Verde
SPAC - 14 pontos
Bandeirantes - 9 pontos
Curitiba Rugby/Unibrasil - 7 pontos
Rio Branco - 6 pontos
Niterói - 4 pontos
Maiores pontuadores
1º Leandro Amaral (SPAC) - 48 Pontos
2º Bernardo (Bandeirantes) - 35 pontos
3º Lucas Tanque (São José) - 21 pontos
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Probiótica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação