Capa

Clássicos paulistas marcam quarta rodada do Super 10 - Brasileiro de Rugby

03.08.2012  |    177 visualizações RUGBY

São José recebe o Pasteur, enquanto Bandeirantes e SPAC duelam em São Paulo. O Niterói enfrenta o Rio Branco em casa e o BH vai até Florianópolis encarar o Desterro

São Paulo (SP) - A quarta rodada do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby, neste sábado (4), será decisiva para os clubes paulistas. Pelo grupo amarelo, o São José recebe o Pasteur, às 15h30, no Teatrão, e terá a oportunidade da ‘revanche’. No campeonato estadual deste ano, o clube joseense tentava seu nono título de forma consecutiva, mas a sequência foi quebrada pelos paulistanos, que encerraram um jejum de 18 anos sem título com a equipe principal. Bandeirantes e SPAC dividem a liderança do grupo verde e também estão invictos. O confronto será na casa do Band, no Clube das Arcadas, às 15h. Todas as partidas têm entrada gratuita.

Heptacampeão brasileiro, o São José foi derrotado pela última vez em abril deste ano, justamente pelo Pasteur, no primeiro turno do Estadual. Deste então mantém um desempenho regular e espera manter a campanha de 100% de aproveitamento no nacional. Mas o campeão paulista é a única equipe do campeonato que venceu todos os seus jogos com pontuação de bonificação (obtida pelo clube que marcar quatro ou mais tries na partida), trazendo uma motivação a mais para a disputa.

"Estamos preparados e viemos de uma sequência boa na temporada. Jogamos mais de 10 partidas e até agora só perdemos uma, para o São José, no returno do Campeonato Paulista. Sabemos que será um jogo duro, com placar apertado, mas se conseguirmos anular os jogadores mais talentosos deles, como já fizemos, temos uma chance de sair com a vitória", comenta Diego Lopez, jogador do Pasteur.

Bandeirantes e SPAC estão com 9 pontos no grupo verde, mas os SPAC boys lideram pelo critério de desempate - menor quantidade de cartões amarelos. Enquanto o Bandeirantes mostra melhora no entrosamento da equipe, que foi renovada para essa temporada, o SPAC está em processo de afirmação do seu padrão de jogo para dar continuidade ao bom desempenho no nacional.

"Na primeira partida, contra o Curitiba, acabamos jogando muito no erro deles, tanto que o placar equilibrado mostrou as nossas dificuldades. Já diante do Niterói mudamos o posicionamento, conseguimos implementar nosso padrão e o resultado apareceu. Neste ano, enfrentamos o Band pela primeira vez no Clube das Arcadas e agora que conhecemos o campo e o estilo da equipe jogando em casa, vamos fazer de tudo para tirar essa vantagem e estabelecer o nosso padrão no jogo", explica Leandro Amaral, o Leco, capitão do SPAC.

Ainda pela quarta rodada - Jogando em casa, o Niterói terá uma partida difícil contra o Rio Branco, às 14h. Matematicamente, os fluminenses têm pouca chance de ir às quartas de final do torneio. Perderam os três primeiros jogos e o Rio Branco, quarto colocado no grupo verde, ainda tem uma partida para realizar na fase classificatória, enquanto o Niteroi folga na última rodada. Dessa forma, será a última oportunidade do time niteroiense pontuar e a meta é não passar em branco no torneio.

"Apesar dos placares não refletirem a realidade da equipe em campo, o time evoluiu bastante. Nossa principal falha está na finalização. Não estamos conseguindo acertar a continuidade das jogadas. Por muitas vezes estávamos dominando a partida, chegando próximo do in-goal do adversário, mas não concluíamos e acabávamos tomando um contra-ataque, que se convertia em pontos. Vamos tentar melhorar e atingir nossa meta", explica o treinador do Niterói, Rafael Luna.

Já o BH Rugby, que está na lanterna do grupo amarelo, vai até Florianópolis (SC) encarar o Desterro. A proposta dos mineiros consiste em mostrar um jogo mais técnico, com qualidade, e implementar um padrão, inexistente até a temporada passada. "Fizemos jogos bons diante do Farrapos e do Pasteur, mas detectamos mais falhas na partida contra o Farrapos, que seria o jogo teoricamente mais fácil para nós na chave. Contra o Desterro, vamos tentar implementar novamente alguns conceitos e dar continuidade ao processo de criação de um sistema de jogo na equipe", explica Nei Vasconcellos, treinador do time mineiro.

Confira os locais das partidas:

Niterói x Rio Branco - 14h

UFF-Campus Gragoatá - Av. Visconde do Rio Branco, 1398, São Domingos - Niterói (RJ)
Árbitro: Ricardo Sant'Anna

Desterro x BH - 15h
Campo da Tapera - Rua Jóse Olimpio da Silva - Tapera (Trevo com a Rodovia Aparicio Ramos Cordeiro) - Florianópolis (SC)
Árbitro: Henrique Platais

Bandeirantes x SPAC - 15h
Clube das Arcadas (Band Arena) - Av. Dr. Dante Pazzanese, 421, Vila Mariana - São Paulo (SP)
Árbitro: Santiago Slinger (Uruguai)

São José x Pasteur - 15h30
Centro Esportivo Teatrão - Rua Dr. Ricardo Edwards, 95, Vila Industrial - São José dos Campos (SP)
Árbitro: Mariano de Goycoechea

Folgam nessa rodada as equipes do Farrapos e do Curitiba Rugby/Unibrasil
Todas as partidas têm entrada gratuita

Classificação (Pontuação)

Grupo Amarelo

Pasteur - 10 pontos
São José - 9 pontos
Desterro - 6 pontos
Farrapos - 5 pontos
BH - 0 ponto

Grupo Verde
SPAC - 9 pontos
Bandeirantes - 9 pontos
Curitiba Rugby/Unibrasil - 7 pontos
Rio Branco - 5 pontos
Niterói - 0 ponto

Maiores pontuadores
1º Leandro Amaral (SPAC) - 25 Pontos
2º Bernardo (Bandeirantes) - 23 pontos
3º Scopel (Farrapos) - 19 pontos

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Terapêutica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athletica, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e www.rugbysuper10.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento