São Paulo (SP) - O Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby XV 1ª divisão começou neste sábado (30) com muita emoção. No jogo de abertura da primeira rodada, nos acréscimos, o SPAC conseguiu um penal e fechou o placar contra o Curitiba Rugby/Unibrasil em 18 a 17. Ainda na mesma rodada, em São Paulo, o Pasteur venceu os gaúchos do Farrapos por 52 a 10 enquanto o Bandeirantes derrotou o Niterói por 34 a 16 . Em São José dos Campos, o time da casa superou o BH por 34 a 8.
Na sede do São Paulo Athletic Club, SPAC e Curitiba Rugby/Unibrasil fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado. Foram quatro penais para o time da capital paulista e dois para os paranaenses, somando 12 a 6. Na segunda etapa, a juventude curitibana mostrou seu talento e não deu espaço para os paulistas. Breno Campos converteu um penal, Facundo marcou um try, que não foi convertido, e novamente Breno deixou sua marca em novo penal, deixando o placar em 17 a 12 para os visitantes. Porém, a experiência do SPAC fez diferença. No fim do segundo tempo, a equipe voltou a pressionar e Leandro Amaral, o Leco, converteu um penal. Já nos acréscimos, o juiz marcou um penal a favor dos paulistas e Leandro não desperdiçou, encerrando a partida em 18 a 17.
"Não jogamos bem. Não conseguimos impor nosso padrão de jogo e pontuamos nos erros deles. Eles marcaram muito bem, estão com um time novo muito bom, tanto que dominaram quase todo o segundo tempo. Mas eu já estava treinando chutes a gol intensamente e isso acabou nos ajudando. Temos que melhorar o jogo coletivo para chegar bem na segunda rodada", diz Leandro, capitão do SPAC.
Apesar de ceder a vitória nos últimos minutos, a equipe de Curitiba mostrou que está evoluindo e que o trabalho com os novatos está no caminho certo. "No primeiro tempo estudamos mais o adversário e já na segunda etapa nos aproveitamos da supremacia física do time e conseguimos virar o jogo. Contudo, os erros, principalmente, em algumas tomadas de decisão, determinaram a derrota. Mas fizemos um jogo parelho, os jovens têm muito que amadurecer no campeonato e mostramos que estamos nos nivelando com as principais equipes brasileiras", explica o treinador Horácio Garcia.
Domingo tem final do Super Sevens - São José dos Campos sedia neste sábado (30) e domingo (1) a primeira etapa do Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino. No primeiro dia de evento, pelo grupo A, as meninas do SPAC também fizeram bonito e lideram com 6 pontos. Em segundo está o Bandeirantes, com quatro, em terceiro o BH, com dois, e em quarto o Pasteur, que não pontuou. No grupo B, Niterói e Desterro dividem a liderança, com seis pontos, deixando para trás São José e Urutau, ambos com dois pontos, e o Jacareí, que substitui a USP, que não pode comparecer, também não somou pontos.
No domingo, jogos finais da fase de grupos começam a partir das 10h. As semifinais serão disputadas a partir das 11h20 e a grande final será realizada às 14 horas. As partidas ocorrem no Centro Esportivo do Teatrão, na Vila Industrial, e a entrada gratuita.
Os resultados de todas as partidas estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Rubgy.
Clique aqui para visualizar
O Super Sevens terá mais quatro etapas, uma por mês. Porto Alegre (RS) recebe o evento nos dias 28 e 29 de julho. Logo depois, nos dias 18 e 19 de agosto, será a vez de Niterói (RJ) organizar o evento. Em setembro, o torneio feminino estará em Florianópolis (SC), entre os dias 22 e 23. A quinta e última etapa será disputada em São Paulo (SP), nos dias 20 e 21 de outubro.
Confira os resultados da primeira rodada do Super 10
SPAC 18 x 17 Curitiba Rugby/Unibrasil - 14h00
Árbitro: Luis Mourão
Pasteur 52 x 10 Farrapos
Árbitro: Henrique Platais
Bandeirantes 34 x 16 Niterói
Árbitro: Xavier Vouga
São José 34 x 8 BH
Árbitro: Mariano de Goycoechea
Classificação (Pontuação)
Grupo Amarelo
Pasteur - 4 pontos
São José - 4 pontos
Farrapos - 0 ponto
BH - 0 ponto
Desterro - 0 ponto
Grupo Verde
Bandeirantes - 4 pontos
SPAC - 3 pontos
Curitiba Rugby/Unibrasil - 1 ponto
Rio Branco - 0 ponto
Maiores pontuadores
1º Leandro Amaral (SPAC) - 18 Pontos
2º Thiago Maihara (Pasteur) - 12 pontos
3º Bernardo (Bandeirantes) - 11 pontos
A próxima rodada do Super 10 será disputada em 14 de julho, com os seguintes jogos:
Rio Branco x Bandeirantes
Curitiba Rugby/Unibrasil x Niterói
Desterro x São José
BH X Farrapos
Folgam nesta rodada SPAC e Pasteur
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Terapêutica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athlética, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação