Capa

Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Feminino estreia no calendário nacional

29.06.2012  |    335 visualizações RUGBY

Competição exclusiva para mulheres terá cinco etapas e a primeira será neste sábado, em São José dos Campos (SP)

São Paulo (SP) - O fim de semana será de muitas emoções para os fãs de rugby. Começa oficialmente neste sábado (30) o Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino. O torneio exclusivo para as mulheres terá cinco etapas, uma por mês, e a estreia será na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Participam da edição inaugural do torneio as seis primeiras colocadas no Brasil Sevens 2011 e, em cada etapa, quatro equipes convidadas pela Federação estadual local. Os jogos serão realizados no Centro Esportivo do Teatrão, na Vila Industrial, e a grande final da etapa será realizada no domingo (1), às 14h. A entrada é gratuita.

As equipes pré-classificadas para a temporada 2012 são SPAC (SP), Niterói (RJ), Desterro (SC), Charrua (RS), São José (SP) e Bandeirantes (SP). Para a etapa do Vale do Paraíba, foram convidadas as equipes do Pasteur (SP), Usp (SP), BH Rugby (MG) e Urutau (PR).

Campeãs do Brasileiro de Rugby Sevens e da III etapa do Circuito Paulista, as SPAC Girls querem dar continuidade a boa fase com uma nova conquista. As meninas do São José esperam presentear a torcida com o título em casa. Enquanto isso, o Bandeirantes focou a preparação das jogadoras na parte física. "Sabemos que iremos encontrar as melhores equipes do país, por isso o preparo físico é muito importante. Na temporada 2011 vimos que a falta de um bom físico pesou", explica Julian Menutti, treinador do Band.

Fora do eixo paulista, o Niterói pretende utilizar o circuito como uma preparação para o Brasil Sevens 2012. Já as gaúchas do Charrua estão com um grupo renovado e apostam no circuito como uma forma de sair do isolamento regional, mesmo caso da equipe do Desterro. Inclusive, as catarinenses fizeram uma pré-temporada na Argentina para intensificar o ritmo de jogos antes da competição inédita. "Fizemos jogos muito difíceis contra duas equipes argentinas e um time do Paraguai. Esperamos manter o bom trabalho que está sendo executado pelas meninas no Super Sevens", conta Pedro Oliveira, técnico do Desterro.

Convidadas, as equipes do Pasteur, Usp, BH e Urutau aproveitam a oportunidade não só de mostrar os talentos do clube, mas, principalmente, para dar vivência às atletas. "Sem jogar, as meninas não conseguem evoluir e também fica difícil manter o grupo. Nós mesmos já tivemos uma equipe que acabou se desfazendo, agora faz aproximadamente quatro anos que estamos com esse time que vai ao Super Sevens. Essa iniciativa da CBRu é ótima justamente para ajudar nessa continuidade. Além disso, o rugby sevens está se tornando uma modalidade cada vez mais adotada pelas equipes do Brasil", diz Plínio Nascimento, vice-presidente do Pasteur.

A disputa - As equipes serão divididas em dois grupos:

Grupo A: SPAC, Charrua, Bandeirantes, BH e Pasteur
Grupo B: Niterói, Desterro, São José, Urutau e Usp

Na fase de classificação, todas as equipes jogam entre si dentro dos grupos. As duas melhores colocadas de cada chave fazem as semifinais da Taça de Ouro. Os times colocados em 3º e 4º de cada um fazem as semifinais da Taça de Prata. As últimas disputam a final da Taça de Bronze.

Todos os jogos serão disputados em dois tempos de sete minutos, com dois minutos de intervalo. A exceção é a final da Taça de Ouro, que terá dois tempos de 10 minutos, com três de intervalo. A classificação geral do Super Sevens será determinada de acordo com a pontuação somada ao longo das cinco etapas. As equipes convidadas para participar em uma ou mais etapas não competirão na classificação geral do Super Sevens.

Serviço:

Super Sevens - Circuito Brasileiro de Rugby Sevens

Centro Esportivo Teatrão - Rua Dr. Ricardo Edwards, 95,Vila Industrial -São José dos Campos (SP)
Sábado: das 10h00 às 15h20
Domingo: jogos finais da fase de grupos a partir das 10h, semifinais a partir das 11h20 e final às 14h.
Entrada gratuita

Confira o calendário do Super Sevens 2012:

São José dos Campos (SP) -
30 de Junho e 1º de Julho
Organizador: São José Rugby Clube - Federação Paulista de Rugby

Porto Alegre (RS) - 28 e 29 de Julho de 2012
Organizador: Charrua Rugby Clube - Federação Gaúcha de Rugby

Niterói (RJ) - 18 e 19 de Agosto de 2012
Organizador: Niterói Rugby Football Clube - Federação Fluminense de Rugby

Florianópolis (SC) - 22 e 23 de Setembro de 2012
Organizador: Desterro Rugby - Federação Catarinense de Rugby

São Paulo (SP) - 20 e 21 de Outubro de 2012
Organizador: São Paulo Athletic Club (SPAC) - Federação Paulista de Rugby

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Terapêutica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athlética, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil adeptos, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Mais informações no site: www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino e Flavio Perez Mtb.: 45562
11-7857-3064 / Nextel 86*34324
E-mail: andressa@zdl.com.br e flavio@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento