Capa

ATLETISMO

Mesmo com chuva, futura safra do atletismo brilha no Estadual Escolar em São Paulo

Evento chega à segunda edição em 2012 e reúne 71 escolas de 12 cidades de São Paulo. Próxima etapa será em agosto

21.06.2012  |  120 visualizações
São Paulo (SP) - Apesar da quinta-feira (21) chuvosa, mais de 1200 atletas, com idades entre 10 e 17 anos, foram até o Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, para a disputa da quarta etapa do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica 2012. A competição percorre as principais cidades do estado e, no final do ano, selecionará os melhores para integrar o Centro de Excelência Esportiva. O evento já passou por Ourinhos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Na pista de nível 1 da IAAF, a futura safra de talentos do atletismo nacional não se importou com o tempo ruim e disputou 18 provas. O evento reuniu 71 escolas de 12 cidades. Entre os municípios, destaque para São Miguel Arcanjo, uma cidade com aproximadamente 30 mil habitantes e que fica a 180 quilômetros da capital paulista.

"Não temos muitos eventos regionais, tampouco municipais de atletismo, então o Escolar é uma excelente oportunidade para a criançada. Mas a questão vai além do esporte. Com o evento, os alunos têm contato com os jovens de outras cidades. Além disso, eles têm acesso a toda uma estrutura - material de competição, pista de atletismo nova e conservada - que infelizmente não podemos proporcionar em nossa cidade e é uma grande novidade", explica o treinador Alexandre Vaz Vieira, que desenvolve o atletismo com os alunos da E.E. Nestor Fogaça em parceria com a CIS Curumim, em São Miguel Arcanjo.

O talento de uma atleta de 13 anos motivou o treinador Mario Augusto Vasques, da cidade de Botucatu, a participar da etapa de São Paulo. "A Esther Mamedes estava em uma competição regional, entrou sem esperar muito e saltou 1m40, ganhando de meninas mais velhas. Então, achei bom que ela continuasse praticando e competindo no salto em altura e quando vi no site da FPA que haveria o Escolar não pensei duas vezes. Graças ao investimento da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação Botucatense estamos aqui", afirma. A jovem manteve a marca nesta quinta-feira e acabou subindo ao pódio na segunda colocação da categoria B (12 a 14 anos).

Ainda no salto em altura, mas no masculino, Mateus Guilherme, Kaique Wesley e João Maia competiram no Escolar já com as metas e marcas bem definidas. "Eles treinaram para estar aqui e sabem muito bem o que fazer. Eles têm um grande potencial, mas a continuidade só depende deles" comenta Marcio Fortunado, treinador dos jovens no CEU Parque Veredas, da Prefeitura de São Paulo. Na prova, melhor para Kaique, vice-campeão na categoria C (10 a 12) com 1m60.

A próxima etapa do Campeonato Escolar, que estava agendada para o dia 25 de junho, em Praia Grande, foi adiada para 9 de agosto. A nova geração volta para as pistas pelo torneio no segundo semestre, no dia 7 de agosto, na etapa de Presidente Prudente.

O Esporte contra as Drogas - O Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo e Desenvolvimento do Esporte (IMST) iniciaram junto com a Polícia Militar estadual uma campanha de combate as drogas. Na abertura do evento, o 1º tenente da Polícia Militar, Janderson Tietz, acompanhado de Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, ministraram uma palestra aos jovens sobre as conseqüências fatais causadas pelo uso de entorpecentes.

Madrinha de todos esses encontros, Ana Luiza superou as adversidades e o vício praticando esporte. "Era interna da Febem até os 18 anos. Depois que sai de lá, roubei minha patroa, assaltei banco, fumava maconha e usava cocaína. Mas o esporte me tirou do mundo das drogas. Recebi um apoio enorme da Federação Paulista de Atletismo e refiz minha vida dentro do Complexo do Ibirapuera. Hoje não sei o que seria de mim sem o atletismo", diz a corredora.

Janderson Tietz, que também é arbitro da FPA, ressalta a importância desse diálogo com os mais jovens. "Os alunos são alvos fáceis para os traficantes e a droga mata qualquer um, não escolhe família. O esporte é nossa arma e com ele pretendemos afastar milhares de jovens desse caminho", enfatiza.

A iniciativa faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre crianças do ensino fundamental.

Confira o calendário:
Presidente Prudente (7/08)
Araraquara (8/08)
Praia Grande (9/08)
Itapetininga (14/08)
Seletiva - 12 a 14 anos - São Paulo (18 e 19/08)
Sertãozinho (21/08)
Praia Grande (4/09)
São José dos Campos (11/09)
São Paulo (18/09)
Seletiva - 15 a 17 anos - São Paulo (3 e 4/11)
Final - São Paulo - (16 e 17/11)

O II Campeonato Estadual Escolar Olímpico é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação e Delegacias de Ensino, com parceria da Federação Paulista de Atletismo.

Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo


Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Mesmo com chuva, garotada faz a festa no Ibirapuera
    (Fernanda Paradizo)

  • 71 escolas de 12 cidades participam do evento
    (Fernanda Paradizo)

  • Jovem Mateus Lucas, de São Miguel Arcanjo, compete na capital paulista
    (Fernanda Paradizo)

  • Kaique Wesley, segundo colocado no salto em altura categoria B
    (Fernanda Paradizo)

  • Esther Mamedes, de Botucatu, é revelação no salto em altura
    (Fernanda Paradizo)

  • Ana Luiza dos Anjos, a Animal, nas palestras sobre o uso de drogas
    (Fernanda Paradizo)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato