São Paulo (SP) - Apesar da quinta-feira (21) chuvosa, mais de 1200 atletas, com idades entre 10 e 17 anos, foram até o Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, para a disputa da quarta etapa do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica 2012. A competição percorre as principais cidades do estado e, no final do ano, selecionará os melhores para integrar o Centro de Excelência Esportiva. O evento já passou por Ourinhos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
Na pista de nível 1 da IAAF, a futura safra de talentos do atletismo nacional não se importou com o tempo ruim e disputou 18 provas. O evento reuniu 71 escolas de 12 cidades. Entre os municípios, destaque para São Miguel Arcanjo, uma cidade com aproximadamente 30 mil habitantes e que fica a 180 quilômetros da capital paulista.
"Não temos muitos eventos regionais, tampouco municipais de atletismo, então o Escolar é uma excelente oportunidade para a criançada. Mas a questão vai além do esporte. Com o evento, os alunos têm contato com os jovens de outras cidades. Além disso, eles têm acesso a toda uma estrutura - material de competição, pista de atletismo nova e conservada - que infelizmente não podemos proporcionar em nossa cidade e é uma grande novidade", explica o treinador Alexandre Vaz Vieira, que desenvolve o atletismo com os alunos da E.E. Nestor Fogaça em parceria com a CIS Curumim, em São Miguel Arcanjo.
O talento de uma atleta de 13 anos motivou o treinador Mario Augusto Vasques, da cidade de Botucatu, a participar da etapa de São Paulo. "A Esther Mamedes estava em uma competição regional, entrou sem esperar muito e saltou 1m40, ganhando de meninas mais velhas. Então, achei bom que ela continuasse praticando e competindo no salto em altura e quando vi no site da FPA que haveria o Escolar não pensei duas vezes. Graças ao investimento da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação Botucatense estamos aqui", afirma. A jovem manteve a marca nesta quinta-feira e acabou subindo ao pódio na segunda colocação da categoria B (12 a 14 anos).
Ainda no salto em altura, mas no masculino, Mateus Guilherme, Kaique Wesley e João Maia competiram no Escolar já com as metas e marcas bem definidas. "Eles treinaram para estar aqui e sabem muito bem o que fazer. Eles têm um grande potencial, mas a continuidade só depende deles" comenta Marcio Fortunado, treinador dos jovens no CEU Parque Veredas, da Prefeitura de São Paulo. Na prova, melhor para Kaique, vice-campeão na categoria C (10 a 12) com 1m60.
A próxima etapa do Campeonato Escolar, que estava agendada para o dia 25 de junho, em Praia Grande, foi adiada para 9 de agosto. A nova geração volta para as pistas pelo torneio no segundo semestre, no dia 7 de agosto, na etapa de Presidente Prudente.
O Esporte contra as Drogas - O Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo e Desenvolvimento do Esporte (IMST) iniciaram junto com a Polícia Militar estadual uma campanha de combate as drogas. Na abertura do evento, o 1º tenente da Polícia Militar, Janderson Tietz, acompanhado de Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, ministraram uma palestra aos jovens sobre as conseqüências fatais causadas pelo uso de entorpecentes.
Madrinha de todos esses encontros, Ana Luiza superou as adversidades e o vício praticando esporte. "Era interna da Febem até os 18 anos. Depois que sai de lá, roubei minha patroa, assaltei banco, fumava maconha e usava cocaína. Mas o esporte me tirou do mundo das drogas. Recebi um apoio enorme da Federação Paulista de Atletismo e refiz minha vida dentro do Complexo do Ibirapuera. Hoje não sei o que seria de mim sem o atletismo", diz a corredora.
Janderson Tietz, que também é arbitro da FPA, ressalta a importância desse diálogo com os mais jovens. "Os alunos são alvos fáceis para os traficantes e a droga mata qualquer um, não escolhe família. O esporte é nossa arma e com ele pretendemos afastar milhares de jovens desse caminho", enfatiza.
A iniciativa faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre crianças do ensino fundamental.
Confira o calendário:
Presidente Prudente (7/08)
Araraquara (8/08)
Praia Grande (9/08)
Itapetininga (14/08)
Seletiva - 12 a 14 anos - São Paulo (18 e 19/08)
Sertãozinho (21/08)
Praia Grande (4/09)
São José dos Campos (11/09)
São Paulo (18/09)
Seletiva - 15 a 17 anos - São Paulo (3 e 4/11)
Final - São Paulo - (16 e 17/11)
O II Campeonato Estadual Escolar Olímpico é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação e Delegacias de Ensino, com parceria da Federação Paulista de Atletismo.
Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Mesmo com chuva, garotada faz a festa no Ibirapuera
(Fernanda Paradizo)
-
71 escolas de 12 cidades participam do evento
(Fernanda Paradizo)
-
Jovem Mateus Lucas, de São Miguel Arcanjo, compete na capital paulista
(Fernanda Paradizo)
-
Kaique Wesley, segundo colocado no salto em altura categoria B
(Fernanda Paradizo)
-
Esther Mamedes, de Botucatu, é revelação no salto em altura
(Fernanda Paradizo)
-
Ana Luiza dos Anjos, a Animal, nas palestras sobre o uso de drogas
(Fernanda Paradizo)