São Paulo (SP) - Acompanhados por mais oito equipes, Bandeirantes e Curitiba Rugby/Unibrasil estreiam no Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby XV 1ª divisão no dia 30 de junho. Para essa temporada, as equipes aproveitarão a força de suas categorias de base para brigar pelo título nacional.
"Há cinco anos investimos na juventude e agora podemos contar com eles na equipe principal. Alguns deles já passaram pela seleção juvenil. Estamos muito otimistas e a meta é chegar às semifinais", diz o presidente do clube paranaense, Edgar Wilkens.
O treinador de linha Lalo Lagarrigue sabe que a pouca experiência dos mais jovens pode ser uma desvantagem, ainda mais jogando o principal torneio nacional da temporada. Contudo, ele acredita que os novatos estão prontos para enfrentar os desafios. "Ainda falta o traquejo de jogo, mas eles têm um bom nível técnico. Vamos apresentar uma equipe com fundamentos mais aprimorados. Enfrentar times mais fortes também irá mostrar nossas fraquezas, alguns buracos que não detectamos por jogar com equipes mais fracas, e isso irá ajudar a desenvolver nosso potencial", explica.
Em São Paulo, o Bandeirantes também está se renovando. Isso porque 14 atletas do time principal de 2011 não fazem mais parte dos planos deste ano. Entre eles, o argentino Juli, escolhido o melhor jogador do Super 10 na temporada passada, que está se mudando para a Inglaterra.
"O campeonato estadual tem servido como experiência para os atletas e esquemas táticos visando o segundo semestre. Mas tanto a comissão técnica quanto o time principal estão muito esperançosos quanto à participação neste torneio de maior repercussão nacional", afirma o presidente Joaquim Mina, mais conhecido como Nona.
Para superar os desfalques, a proposta é manter o sistema de jogo forte na linha de frente com essa nova geração. "Temos um scrum muito forte, mas com a entrada dos jogadores novos, é preciso voltar com alguns fundamentos básicos para que a gente continue atuando com esse sistema mais ofensivo", comenta Keith Young,
head coach do time.
O torneio - Com a presença de 10 equipes de seis estados, o Super 10 tem início marcado para o dia 30 de junho. As equipes serão divididas em dois grupos, amarelo e verde, com cinco equipes em cada. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas-de-final, que serão disputadas no dia 1º de setembro. Os quintos colocados de cada grupo se enfrentam em um jogo único para determinar o nono e décimo colocado. A equipe que se classificar em último lugar no torneio, disputará contra o clube campeão da Copa do Brasil de 2012 um jogo para determinar qual das duas equipes terá direito a disputar o Super 10 - 2013. As semifinais do Super 10 - 2012 serão no dia 15 de setembro. Final e disputa de terceiro lugar ocorrem dia 29 de setembro. O canal Sportv transmitirá as semifinais e finais do campeonato.
Tabela do Brasileiro de Rugby XV 2012:
Grupo Amarelo - São José, Pasteur, Desterro, Farrapos e BH
Grupo Verde - Bandeirantes, SPAC, Rio Branco, Curitiba Rugby/Unibrasil e Niterói
1ª rodada - 30 de junho
Bandeirantes x Niterói
SPAC x Curitiba Rugby/Unibrasil
São José x BH
Pasteur x Farrapos
2ª rodada - 14 de julho
Rio Branco x Bandeirantes
Curitiba Rugby/Unibrasil x Niterói
Desterro x São José
BH X Farrapos
3ª rodada - 28 de julho
Rio Branco x Curitiba Rugby/Unibrasil
Niterói x SPAC
Farrapos x Desterro
BH x Pasteur
4ª rodada - 4 de agosto
Bandeirantes x SPAC
Niterói x Rio Branco
São José x Pasteur
Desterro x BH
5ª rodada - 18 de agosto
Curitiba Rugby/Unibrasil x Bandeirantes
SPAC X Rio Branco
Farrapos x São José
Pasteur x Desterro
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte e Terapêutica. Também participam o Grupo CCR como Incentivador e as empresas Cultura Inglesa, Companhia Athlética, Cremer, BR Properties e Travel Ace Assistance como Parceiros. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações nos sites www.brasilrugby.com.br e
www.rugbysuper10.com.br
Siga o Rugby no twitter
Brasil Rugby no Facebook
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação