São Paulo (SP) - Alex de Castro Sales (Águias Guaíba) é o 15º atleta a conquistar o índice para o 14º Campeonato Mundial Juvenil, que será disputado no mês de julho em Barcelona, na Espanha. O jovem de 19 anos fez 18m70 na prova de arremesso de peso do Campeonato Estadual Caixa de Juvenis, finalizado neste domingo (27), no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera.
"O resultado é fruto de muito trabalho, estou desde a primeira competição do ano, em março, focado nisso. Agora é continuar o treinamento com o cubano Justo Navarro, no Centro Nacional de Treinamento de Uberlândia (MG), pois pretendo ser finalista em Barcelona", afirma Alex.
As provas de lançamento e arremesso no Estadual paulista foram bastante equilibradas e outros atletas ficaram bem próximos do índice. Um exemplo foi Estephania Ribeiro, da BM&FBovespa, vencedora do arremesso de peso, com 14m59, e do lançamento do disco, com 48m61. Em ambas as provas, atleta ficou a menos de um metro da marca exigida.
"Infelizmente não consegui o índice ainda, mas estarei presente em todas as competições que puder, até fazer a marca. Minha especialidade é o disco, mas ontem não foi meu dia. Hoje melhorei minha marca de 13m38 para 14m59, e fiquei muito feliz por estar progredindo nessa prova", comenta a lançadora.
Quem também raspou na marca da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Mundial foi Felipe Vinícius (E.C. Pinheiros). Campeão estadual no decatlo, com 7125 pontos, faltaram apenas 56 pontos para o índice (7181). "Ele precisa manter mais regularidade no primeiro dia, já que no segundo, que contempla as provas mais difíceis, ele está indo bem", explica o treinador Felipe Siqueira. "Acho que faltou mais concentração no sábado. Eu era fundista, mas o talento me levou ao decatlo e pretendo focar cada vez mais nas provas combinadas", diz o jovem de 18 anos.
O Estadual Juvenil terminou com vitória do Grêmio Recreativo Barueri, com 83 pontos, e o vice-campeonato para o AD Centro Olímpico, com 79,5 pontos, na disputa por equipes feminino, enquanto a Orcampi/Unimed comemorou o bicampeonato juvenil no masculino, com 113 pontos. A ARPA/SMEL/FLEX/CEE ficou em segundo lugar, com 86 pontos.
Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo
Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Alex de Castro marca 18m70 no Estadual Juvenil
(Guto Gonçalves/Estúdio 13)
-
Provas de lançamento e arremesso foram bem equilibradas
(Guto Gonçalves/Estúdio 13)
-
Felipe Vinícius foi campeão no decatlo mas faltaram 56 pontos para o índice
(Guto Gonçalves/Estúdio 13)