São Paulo (SP) - O Brasil conquistou neste domingo (25) o título do 38º Campeonato Sul-Americano de Juvenis (para atletas com até 19 anos), no Estádio Alfonso Galvis Duque, em Medellín, na Colômbia. Foram 269 atletas de 13 países do Continente participando e os brasileiros ganharam 49 medalhas - 22 de ouro, 16 de prata, 11 de bronze. Os representantes paulistas mais uma vez ajudaram o Brasil à somar pontos importantes na disputa com 17 medalhas individuais, sem contar os revezamentos. O evento teve ainda a Colômbia em segundo lugar, com 40 pódios, e a Argentina em terceiro, com 11 medalhas no total.
Individualmente, os paulistas Esthefania Ribeiro da Costa (lançamento do disco), João Vitor de Oliveira (110m e 400m com barreiras), Emylyr Rodrigues da Conceição (lançamento do dardo), Aldemir Gomes da Silva Junior (100 e 200m) Jessica Carolina Alves dos Reis (salto em distância) e Victor de Souza Santos (decatlo) subiram no topo do pódio, levando o ouro. Com a medalha de prata ficaram Debora Cristina de Oliveira Pires (heptatlo), Maicon Almeida dos Santos (800 m), Débora dos Santos (400 m com barrreiras), Lidiane Milena Cansian (lançamento do disco) e William Braido (arremesso de peso). Esthefania Ribeiro da Costa ainda foi bronze no arremesso do peso, mesma colocação de Ana Carolina Oliveira Pacheco nos 1.500m. No salto com vara, dobradinha brasileira com Thiago Braz (prata) e Matheus Bernardino (bronze). Outras quatro medalhas vieram com paulistas nos revezamentos masculino e femininos dos 4x100 m e 4x400 m.
"Boa parte do grupo tem condição de brigar com os melhores do mundo no futuro. Vale reforçar que a maioria ainda tem mais um ano na categoria e isso é importante para o aprimoramento das técnicas" , disse Nélio Moura, coordenador do Centro de Excelência da capital paulista.
Os atletas do Centro de Excelência Esportiva também foram medalhistas. A nova geração da modalidade brilhou na pista colombiana. Leandro Pitarelli (CEE-SP) fez parte da equipe que foi ouro no revezamento 4x400 m, assim como Andressa Moreira Fidélis (CEE-SP), ouro no 4x100 m e também prata no salto em distância, com a marca de 5m84. No salto triplo, Henrique da Silva (CEE-SJRP) marcou 15m72, terminando com a prata e viu o colega Kauam Kamal Bento (CEE-SP) ficar com bronze, com 15m69. Lucas da Silva Carvalho (CEE-SP) foi prata nos 110m com barreiras e Douglas Candido Selestrino (CEE-SJRP) sagrou-se campeão sul-americano no salto em distância, atingindo a marca de 7m57.
"Todos os resultados foram muito positivos. Para o Kauam Kamal foi um recorde pessoal. A Andressa Fidélis veio machucada mas conseguiu cumprir com os objetivos e trouxe duas medalhas. O Douglas já vinha com boas chances de pódio, confirmou o que esperávamos, e o Leandro foi muito bem no revezamento", comentou o técnico Nélio Moura, coordenador do Centro de Excelência da capital paulista.
Alguns atletas que integraram a seleção se preparam agora para disputar o Brasileiro Caixa Sub-23, que ocorre de 8 a 9 de outubro, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo.
Mais informações no site www.nosamamosatletismo.net
Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br e andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica