Robert Scheidt coloca Luna Rossa na liderança da Hublot PalmaVela, na Espanha
16.04.2009
| 103 visualizações
VELA
No primeiro dia de disputas, barco italiano comandado pelo velejador brasileiro está em primeiro lugar na classificação da classe Maxi Mini Regata
São Paulo (SP) O STP65 Luna Rossa, comandado pelo brasileiro Robert Scheidt, teve um bom começo na Hublot PalmaVela, competição organizada pelo Club Náutico de Palma, em Palma de Mallorca, na Espanha. Nas duas regatas realizadas nesta quinta-feira, o barco italiano, que participa da classe Maxi Mini Regata, para embarcações acima de 60 pés, cruzou a linha de chegada em segundo lugar na regata de abertura e em primeiro na segunda. Com estes resultados, está na liderança na classificação geral de sua classe, com três pontos perdidos.
Dono de quatro medalhas olímpicas (duas de ouro e duas de prata) e de dez títulos mundiais (nove de Laser e um de Star), Robert conseguiu bom entrosamento da tripulação totalmente internacional do Luna Rossa. Na primeira regata da Maxi Mini Regata, completou a raia em 1h33min04, exatamente 1min04 atrás do alemão Container. Já na segunda, o barco do brasileiro, com o tempo de 1h32min25, não foi superado e completou a prova 58 segundos à frente do britânico Alegre.
A Hublot PalmaVela terá seis regatas até domingo. Elas são disputadas no sistema de tempo corrigido, como ocorre todos os anos na tradicional Rolex Ilhabela Sailing Week, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. O campeonato conta com 190 barcos inscritos, com cerca de 1.500 velejadores, representando 13 países.
Robert está aproveitando a competição espanhola para aprimorar a sintonia com a tripulação do Luna Rossa, treinando novas manobras, trocas de vela e realizando testes de velocidade. "A idéia é evoluir sempre, afirmou o velejador brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil e Prada e que completou 36 anos na quarta-feira.
CLASSIFICAÇÃO - Classe Maxi Mini Regata após duas regatas
1- Luna Rossa (ITA) 3 pontos perdidos
2 - Container (ALE) 5 p.p.
3 - Alegre (GBR) 6 p.p.
4 - Bella Mente (EUA) 6 p.p.
5 - Ran (GBR) 12 p.p.
Robert e Bruno mantêm liderança no ranking mundial de Star A dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada continua na liderança do ranking mundial da classe Star. A nova classificação foi divulgada pela Federação Internacional de Vela (Isaf) nesta quarta-feira. Os brasileiros, campeões mundiais em 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 na categoria, aparecem pela terceira vez consecutiva no topo da lista.
Robert e Bruno somam 5.154 pontos no ranking mundial e estão à frente dos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, com 5.068, e dos representantes da Suíça Flávio Marazzi e Enrico de Maria, com 5.034. Apesar de estar competindo pelo Luna Rossa, um barco da classe Oceânica, neste início de temporada, Robert mantém como prioridade a campanha olímpica de Star para a Olimpíada de Londres, em 2012, quando tentará ganhar a quinta medalha olímpica de sua vitoriosa carreira.
Roberto Pierantoni MTb 18.194
E-mail: zdl@zdl.com.br