Capa

Alunos do Projeto Rede de Núcleos do IEE participam de ação no Circuito Banco do Brasil de Surfe, em São Sebastião

28.04.2025  |    977 visualizações IEE TERCEIROSETOR

A iniciativa da World Surf League (WSL) foi realizada durante a etapa do Circuito na praia de Maresias, litoral norte paulista, no final de semana dos dias 26 e 27, com palestras, convivência com os atletas e clínica de surfe

Abril, 2025 – Os alunos do Núcleo São Sebastião, do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), tiveram um final de semana (dias 26 e 27) muito especial na praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo. Cerca de vinte crianças e jovens, entre 11 e 14 anos, participaram da Ação Novas Ondas, projeto social realizado pela World Surf League (WSL), durante a Etapa de São Sebastião do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.

Na ação, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas, saber de curiosidades do mundo do surfe e, ainda, participar de um aulão, conhecendo grandes nomes do esporte, como a atleta olímpica Silvana Lima, juntamente com a surfista Maria Eduarda Cesar, o campeão brasileiro de longboard, Carlos Bahia, e o Alemão de Maresias – especialista em resgate e surfe em ondas grandes.

A iniciativa promove o encontro de atletas profissionais com a nova geração de surfistas brasileiros para inspirar o futuro do esporte, em uma sessão de roda de conversas e, depois, com direito a entrar na água para surfar. Palestras, convivência com os atletas e clínica de surfe ao longo do final de semana.

Além disso, a convite da WSL, as crianças e jovens do Núcleo São Sebastião puderam visitar e conhecer a estrutura da etapa, válida pelo Qualifying Series (QS), principal evento sul-americano de surfe, em que os campeões ganham 6 mil pontos no ranking do QS de 2025 da World Surf League.

De alunos a profissionais - E o IEE esteve presente em Maresias, também, nas disputas da etapa. É que ex-alunos do Instituto participam do Circuito, hoje, como profissionais. Cauã Gonçalves e Mayara Zampieri competiram em São Sebastião e destacaram a importância do projeto do IEE para a realidade que vivem atualmente.

“Quando era mais novo, vim assistir com o IEE. Agora tenho oportunidade de estar competindo, no circuito nacional e mundial. Muito feliz em ter feito parte desse projeto. Muito importante ter um evento desse nível aqui, para a molecadinha e, também para o projeto do IEE, com a comunidade podendo vir acompanhar”, afirma Cauã.

”Estar no projeto do IEE me incentivou muito a começar a competir, uns motivando os outros. Evoluí bastante e hoje estou aqui. Um projeto que impacta o município inteiro. Sou de Camburí e quando descobri quis participar. Faz muito bem para essa região”, garante Mayara.

Ao longo do ano, o Projeto Rede de Núcleos leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil, com conteúdos relacionados a esporte, saúde, cultura, protagonismo, cidadania e comunidade.

O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em 26 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto CCR, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/

ZDL

Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br
 - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - deborah@zdl.com.br
 - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Leia também...
28.04.2025

Evento, em sua segunda edição, reuniu cerca de 100 pessoas no sábado (26), com ciclismo, caminhada e rodas de conversa sobre o tema, em parceria do IEE com a prefeitura do município pernambucano

25.04.2025

Projeto é uma formação pioneira e exclusiva do Instituto Esporte e Educação, baseado nos princípios do Esporte Educacional e desenvolvido para os municípios brasileiros. Chega novamente à cidade neste mês de abril

09.04.2025

Tablado de madeira vira uma quadra flutuante, para que crianças e jovens possam continuar com suas atividades no Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE)

26.03.2025

Neste mês de abril, 120 profissionais serão capacitados pelo Instituto Esporte e Educação, de forma presencial, em Caxias do Sul (RS) e Chapecó (SC)