Setembro, 2025 – O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará em nove cidades, de seis estados, neste mês de setembro. Os diferentes módulos levam aos municípios a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional. No total, serão capacitados 470 profissionais (professores, gestores, coordenadores e diretores), beneficiando 32.900 alunos.
Minas Gerais recebe o projeto este mês na capital Belo Horizonte e nas cidades de Mário Campos e Extrema. Em São Paulo, chega a Valparaíso e Franco da Rocha. Cuiabá, no Mato Grosso, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, São José dos Pinhais, no Paraná, e Camamu, na Bahia, também fazem parte da formação de setembro. Serão seis eventos presenciais e três em webinário/EAD.
Nesta terça-feira (2), Extrema terá o módulo 1 do Formações – Princípios Pedagógicos do Esporte. Na quarta-feira (3), será a vez de São José dos Pinhais, com o módulo 5 - Seminário -, que também será ministrado em Camamu, no dia 10, Passo Fundo, no dia 11, Valparaíso e Mario Campos – ambos no dia 23. Todos presenciais.
No módulo 1, os princípios do esporte educacional são apresentados e discutidos a partir de jogos e práticas corporais, as quais possibilitam vivenciar e refletir sobre a inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia, relacionando a teoria com a prática.
O módulo 5 será dividido em dois momentos. No primeiro, os participantes apresentarão suas boas práticas, desenvolvidas com a metodologia do curso, permitindo que compartilhem suas aprendizagens. Em seguida, para concluir, os formadores conduzirão atividades práticas com o objetivo de esclarecer e relacionar a teoria com a prática.
Já Cuiabá e Franco da Rocha, no dia 15, e Belo Horizonte, no dia 17, contarão com o módulo 2 – Pedagogia do Esporte, em webinário/EAD. Assim, o Módulo 2 será online, por meio de slide e vídeos sobre a didática enquanto processo de ensino e aprendizagem. O conteúdo pedagogia do esporte estará sendo refletido a partir dos critérios da escolha de um bom jogo, mantendo a imprevisibilidade, possibilitando a participação de todos, o sucesso dos participantes, favorecendo adaptações e novas aprendizagens e permitindo o autogerenciamento dos jogadores.
O Projeto Formações IEE conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Grupo HDI e HDI Global Seguros, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, VALE, Concessionária Aeroportos Amazonia, Cogna e SOMOS Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências
Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas
Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes
Instituto Esporte e Educação capacitará 400 profissionais em oito cidades, com módulos da metodologia do esporte educacional