Capa

Circuito de Jovens movimenta o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, no Rio de Janeiro e em Pernambuco

16.09.2025  |    494 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Foram 60 participantes em cada estado, com diferentes atividades ao longo do dia. O sábado (13) teve, também, a presença do Instituto Esporte e Educação na Liga Esportiva NESCAU®, em São Paulo, com o Núcleo Feitiço da Vila

Setembro, 2025 – Um dia de muito esporte, integração e diversão para os jovens do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Foi assim o sábado (13), nos núcleos do Rio de Janeiro e Pernambuco, com etapas - local e regional - do Circuito de Jovens, evento que integra a metodologia do Sistema de Formação para Jovens do IEE.

O objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil por meio da participação ativa dos jovens no planejamento, realização e avaliação de eventos de esporte educacional. A expectativa do IEE é que desenvolvam competências fundamentadas nos pilares da educação — aprender a ser, a fazer, a conviver —, o que envolve valores humanos e habilidades para lidar com desafios no esporte e, consequentemente, no cotidiano.

Na etapa do Rio de Janeiro, participaram 60 jovens moradores de Padre Miguel, Deodoro e Jacarepaguá. O evento contou com a presença de 27 familiares, que acompanharam as atividades com entusiasmo. Muitos se emocionaram ao ver seus filhos recebendo certificados de MVP, Liderança Juvenil, Evolução e Mediação.

Os familiares também foram homenageados com certificados de Madrinha/Padrinho do Núcleo, em reconhecimento ao envolvimento nas ações comunitárias e ao apoio durante o evento — seja ajudando nas refeições, seja participando das atividades propostas pelos professores do IEE. Representantes da Shell também prestigiaram o evento.

Já a etapa de Pernambuco reuniu 60 jovens dos Núcleos Antônio Benedito e Ponte dos Carvalhos, em Cabo de Santo Agostinho. O evento teve início às 7h30, com a chegada dos jovens líderes para a organização do espaço. Três redes foram montadas, formando as Arenas 1, 2 e 3, permitindo a realização de jogos simultâneos. Na recepção, cada estudante retirava uma tampinha colorida, que definia a equipe da qual participaria.

A abertura contou com uma apresentação de frevo protagonizada pelos jovens líderes. Durante todo o dia, os próprios jovens foram responsáveis pela mediação dos diversos jogos. O encerramento teve uma roda de conversa, na qual foram apresentadas as pontuações e promovido um diálogo importante sobre protagonismo, respeito e cooperação.

"Diferentes atividades, movimentando o Circuito de Jovens, e dando oportunidade aos participantes de desenvolver suas competências e exercer sua cidadania dentro e fora do núcleo", afirma Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.

Núcleo Feitiço da Vila na Liga Esportiva NESCAU® - Também no sábado, 16 jovens do Núcleo Feitiço da Vila participaram da etapa de São Paulo da Liga Esportiva NESCAU®, em sua 11ª edição, no clube Esperia, maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil e pioneiro na inclusão de modalidades adaptadas e não adaptadas. Eles estiveram no vôlei, arremesso de peso, salto em distância e corrida de velocidade.

O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto CCR, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/

ZDL

Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br
 - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - deborah@zdl.com.br
 - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Leia também...
08.09.2025

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação conta com encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE

29.08.2025

Em setembro, nove cidades receberão o projeto do Instituto Esporte e Educação, de forma presencial ou em webinário/EAD. Serão 470 profissionais capacitados (professores, gestores, coordenadores e diretores)

19.08.2025

Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências

11.08.2025

Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas