Capa

IEE TERCEIROSETOR

Curso gratuito ensina como elaborar projetos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Promovido pela primeira vez em 2021 pelo Instituto Esporte & Educação, em conjunto com o Itaú Unibanco, o Trilhas de Formação LFIE Edição 2022 volta a ser realizado este ano em função da grande procura de interessados pelo tema. Inscrições estão abertas e são limitadas

16.05.2022  |  1.016 visualizações

Maio, 2022 – O Projeto Trilhas lançou, em 2021, um curso que ensina como ter acesso à Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LFIE), visando buscar financiamento privado para projetos sociais. A iniciativa, apresentada pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) e pelo Itaú Unibanco, foi um sucesso. Assim, em função da grande procura de interessados pelo tema, o “Trilhas de Formação LFIE” volta a ser realizado este ano. A edição 2022 já está com inscrições abertas e limitadas.

O IEE, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, tem 14 anos de experiência com a execução de projetos na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. E o “Trilhas de Formação LFIE 2022”, totalmente gratuito e on-line, contará com três módulos de conteúdos exclusivos, com 60 horas de curso em plataforma EAD. Para maiores informações e inscrições, é só acessar o link: https://principios.esporteeducacao.com/trilha/.

Os participantes aprenderão sobre os aspectos legais e técnicos necessários para elaborar e aprovar projetos junto à LFIE. Além dos enquadramentos legais, os trâmites burocráticos e os parâmetros técnicos, o curso também disponibilizará um módulo sobre Esporte Educacional. Os inscritos terão o prazo de quatro meses para cumprir todos os módulos e atividades. Ao final serão oferecidos certificados de conclusão.

“São diferentes atividades, incluindo painéis de debate, mentoria e apoio técnico para tirar dúvidas, assim como uma Oficina de Projetos, em que os participantes poderão colocar os conteúdos na prática. E contar com toda a experiência de mais de 21 anos do IEE com projetos socioeducativos e 14 anos de trabalho com a Lei Federal de Incentivo ao Esporte”, afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

Desde a primeira edição, o IEE desenvolveu o curso em parceria com a ISG Estratégia Esportiva, que trabalha na elaboração, acompanhamento e gestão de projetos esportivos financiados com recursos públicos.

Por dentro da LFIE - O curso busca auxiliar as instituições, que muitas vezes têm dificuldades em acessar o patrocínio privado. A Lei Federal de Incentivo ao Esporte é o mais importante mecanismo que se pode encontrar no Brasil. Existe um potencial crescente de mais de R$ 445 milhões para ser utilizado, de acordo com dados da Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal. E um dos principais obstáculos para o aproveitamento desses valores disponíveis é a falta de projetos, já que muitos não conseguem atender ao processo de elaboração e aprovação junto à SENIFE (Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte).

O conteúdo é voltado para OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que desenvolvem projetos esportivos, com foco no Esporte Educacional e atendem a crianças e jovens, estudantes de escolas públicas, assim como projetos educacionais e culturais. Também outras instituições e profissionais que trabalham com elaboração de projetos, acesso a leis de incentivo e fundos públicos.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Sobre o Itaú - Como instituição financeira, o Itaú Unibanco reconhece seu papel de agente de transformação e promotor do desenvolvimento local. Nesse sentido, trabalha para incentivar projetos, instituições e indivíduos de maneira inovadora, rumo à construção de um mundo melhor.

O banco acredita no poder do esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da educação integral de toda a população. Por isso, impulsiona a sociedade civil na criação, fortalecimento, ampliação e continuidade de programas que promovam estes benefícios por meio da prática esportiva.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/


ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br
 - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - deborah@zdl.com.br
 - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Trilhas2
    (Divulgação)

  • Arte de divulgação do curso
    (Divulgação)

Leia também...

20.06.2022

IEE inaugura três núcleos de esporte educacional em Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro

Serão organizados, a partir desta terça-feira (21) e até o dia 1º de julho, eventos para marcar a abertura oficial dos núcleos implantados em comunidades de baixa renda, atendendo a crianças, adolescentes e jovens

02.06.2022

IEE lança campanha para apoiar alunos atingidos pelas chuvas na região metropolitana de Recife (PE)

O Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, possui dois Núcleos Esportivos Sócio-Educativos em Cabo de Santo Agostinho e está mobilizando sua rede em busca de doações para as famílias em função da tragédia provocada pelas enchentes

31.05.2022

Projeto Formações IEE chega a nove estados e capacita 800 professores em junho

As ações serão realizadas ao longo do mês em 11 cidades, com a metodologia do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, baseada nos princípios do esporte educacional

27.05.2022

Caravana do Esporte, do IEE, volta a ser presencial e começa nesta terça-feira (31) em Aracaju (SE)

O projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, percorrerá o País até setembro, chegando a cinco cidades, em conjunto com a Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga

Entre em contato