Capa

IEE TERCEIROSETOR

Rede de Núcleos, do IEE, retoma aulas presenciais para 3.000 crianças e adolescentes

Alunos voltam aos espaços físicos dos 19 núcleos e o retorno está sendo realizado paralelamente à continuidade das atividades on-line, desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação desde o começo da pandemia

19.10.2021  |  1.439 visualizações

Outubro, 2021 – Após migrar seus projetos para as plataformas virtuais, desde o início da pandemia da Covid-19, o Instituto Esporte & Educação (IEE) começa a retomar as atividades presenciais. O Rede de Núcleos vem, aos poucos, trazendo os alunos de volta aos espaços físicos de seus 19 núcleos espalhados pelo País. As aulas são voltadas para crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. E já são 3.000 alunos participando dessa nova etapa, presencial. O retorno, gradual, está sendo realizado pelo IEE, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, nos diversos locais de atendimento do Rede de Núcleos, paralelamente à continuidade das atividades on-line.

Com 20 anos de atuação, o IEE enfrentou os desafios da pandemia levando sua metodologia para a plataforma de Ensino à Distância (EaD), dando continuidade a seus diferentes projetos, entre os quais o Rede de Núcleos. Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com a Covid-19, suas atividades foram ajustadas para que continuassem chegando às crianças, jovens e adultos envolvidos com os núcleos.

“Estamos dando os primeiros passos para o retorno aos espaços físicos, de forma híbrida, unindo as atividades presenciais e on-line, seguindo todos os protocolos e cuidados em relação à pandemia que o momento ainda exige”, afirma Ana Moser, presidente do IEE.

Durante a pandemia, os professores dos núcleos IEE desenvolveram inúmeras atividades, como jogos psicomotores, desafios intergrupos, gincanas, eventos, atividades socioafetivas, construção de brinquedos e brincadeiras com materiais acessíveis, além da doação de bolas, petecas, cestas básicas, livros e premiações para os participantes dos diversos eventos on-line realizados.

Todos os conteúdos relacionados ao esporte educacional chegaram até os alunos de forma on-line ao longo desses meses e, agora, as atividades presenciais começam a voltar. Nos espaços físicos, com atividades on-line ou híbridas, o objetivo do projeto é sempre levar os conteúdos desenvolvidos pelo IEE até os alunos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos está presente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e tem como financiadores Achè, Pernambucanas, ULTRA, ITAÚ, Banco BV, UNIMED, Novelis, Mercado Livre, JSL, TRW, ROCHE, COMGAS, COGNA, Verde, Bank Of America, Agribrasil, PortoCred, Track And Field e Perfetti Van Melle, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Corrida no Núcleo Francisco Meirelles (SP)
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

  • Atividades das crianças no Núcleo Heliópolis (SP)
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

  • Corrida no Núcleo Salgueiro (RJ)
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

  • Alunos do Núcleo Cajamar (SP) em atividade em praça da cidade
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

  • Crianças conversam com professora no Núcleo Embu (SP)
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

  • Núcleo Maresias, em São Sebastião (SP)
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

  • Volta ao presencial no Núcleo Campos Salles (SP)
    (Instituto Esporte e Educação /Divulgação)

Leia também...

23.05.2022

IEE realiza encontro mensal e capacita equipe para novas formações ao longo de 2022

A partir deste mês de maio e durante todo o ano, coordenadores e subcoordenadores do Instituto Esporte & Educação, presidido por Ana Moser, estarão reunidos em Seminários Internos visando discutir temas para serem trabalhados junto aos seus projetos

16.05.2022

Curso gratuito ensina como elaborar projetos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Promovido pela primeira vez em 2021 pelo Instituto Esporte & Educação, em conjunto com o Itaú Unibanco, o Trilhas de Formação LFIE Edição 2022 volta a ser realizado este ano em função da grande procura de interessados pelo tema. Inscrições estão abertas e são limitadas

04.05.2022

Caravana do Esporte, do IEE, percorre cinco estados em 2022 para atender mais de 7 mil crianças e jovens

Projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, definiu seu cronograma para este ano, começando no próximo dia 31, em Sergipe, na capital Aracaju. Passará também, até setembro, por municípios de Minas Gerais, Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul

29.04.2022

Projeto Formações IEE capacita 378 professores em cinco estados em maio

As ações formadoras serão em formato presencial, começando por Poços de Caldas (MG) e seguindo para São Mateus do Sul (PR), Cachoeira (BA), Dourados (SP) e São Cristóvão (SE)

Entre em contato