Capa

IEE TERCEIROSETOR

Ana Moser: O esporte precisa ser para todos

Artigo - *Ana Moser

18.10.2021  |  1.533 visualizações

O corpo é a nossa maior ferramenta de comunicação com o mundo. E o esporte, enquanto fenômeno cultural, atua em todos os aspectos da pessoa, físicos e mentais.

É por meio do esporte que o indivíduo se reconhece. Desenvolve habilidades e capacidades físicas e cognitivas. Aprende a pensar melhor tanto em relação à coordenação quanto a estratégia. Apura a inteligência emocional, ao mesmo tempo em que reconhece as qualidades e dificuldades próprias e do próximo.

Uma sociedade que faz esporte é uma sociedade que tem e pratica valores. Respeito, superação, ética, solidariedade, coragem... somente para citar alguns. O esporte ensina noções de justiça, pois nas quadras, piscinas, campos e pistas, cada um vale aquilo que faz.

Em uma é uma sociedade com lazer ativo, um convive, aprende e exercita cidadania com o outro. Esporte, enquanto ferramenta de formação, deveria ser política pública. Infelizmente, esse não é o caso do Brasil.

No Brasil, o olhar sempre se voltou para o resultado. Para vitórias e para as pessoas habilidosas, leia-se atletas, capazes de alcançar tais conquistas. No Instituto Esporte & Educação, nosso objetivo, desde 2001, sempre foi voltado para escala, para o esporte para todos.

Falo em escala no sentido de capacitar professores para trabalhar também os alunos não habilidosos, desenvolver métodos e ferramentas para desenvolver suas aulas mesmo em espaços reduzidos – por vezes precários – e com material reduzido.

Esse talvez seja o maior desafio do esporte educacional do Brasil. E quando nós, enquanto sociedade, aprendermos a valorizar essa vocação da educação física e do profissional que atua nessa área, construiremos bases sólidas para uma sociedade mais sadia, em todos os sentidos.

Existem iniciativas promissores no sentido de valorizar a atividade física educacional e o papel do professor. Recentemente assumi a curadoria do Liga NESCAU Summit, congresso interdisciplinar que atua como ferramenta para formação continuada dos profissionais de educação física.

O interessante é que esse congresso é um braço da competição estudantil do mesmo nome, ou seja, Liga NESCAU, cuja vocação é incluir crianças de diferentes idades, classes sociais, níveis de habilidade. Talvez a maior prova disso seja a inclusão de esportes convencionais e adaptados simultaneamente.

A pandemia forçou esse evento, que está na sétima edição, a migrar para o ambiente virtual. Mas tenho certeza de que a garotada logo voltará a se encontrar nos campos, piscinas e pistas. Enquanto isso, quero convidar todos a participar, é fácil e, ainda por cima, divertido. Basta gravar vídeos praticando esportes e enviar para o www.liganescau.com.br. No próprio site estão todas as informações, modalidades e forma de participar. É como diz o lema desse evento: “Aqui, todo mundo joga!”  


*Ana Moser é medalhista olímpica do vôlei, empreendedora social, fundadora do Instituto Esporte & Educação e curadora do Liga NESCAU Summit.

  • Ana Moser, do IEE e curadora do Congresso
    (Divulgação)

  • Plataforma esportiva do campeonato
    (Divulgação)

Leia também...

23.05.2022

IEE realiza encontro mensal e capacita equipe para novas formações ao longo de 2022

A partir deste mês de maio e durante todo o ano, coordenadores e subcoordenadores do Instituto Esporte & Educação, presidido por Ana Moser, estarão reunidos em Seminários Internos visando discutir temas para serem trabalhados junto aos seus projetos

16.05.2022

Curso gratuito ensina como elaborar projetos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Promovido pela primeira vez em 2021 pelo Instituto Esporte & Educação, em conjunto com o Itaú Unibanco, o Trilhas de Formação LFIE Edição 2022 volta a ser realizado este ano em função da grande procura de interessados pelo tema. Inscrições estão abertas e são limitadas

04.05.2022

Caravana do Esporte, do IEE, percorre cinco estados em 2022 para atender mais de 7 mil crianças e jovens

Projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, definiu seu cronograma para este ano, começando no próximo dia 31, em Sergipe, na capital Aracaju. Passará também, até setembro, por municípios de Minas Gerais, Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul

29.04.2022

Projeto Formações IEE capacita 378 professores em cinco estados em maio

As ações formadoras serão em formato presencial, começando por Poços de Caldas (MG) e seguindo para São Mateus do Sul (PR), Cachoeira (BA), Dourados (SP) e São Cristóvão (SE)

Entre em contato