Capa

João Menezes treina em Tóquio e já vive o clima especial dos Jogos Olímpicos

Em sua primeira Olimpíada, o tenista mineiro realiza os treinamentos ao lado dos demais integrantes do Time Brasil, sem esconder a emoção de estar representando o País no Japão

20.07.2021  |  355 visualizações

Julho, 2021 – Após a longa viagem e o rígido protocolo para entrar no Japão, o mineiro João Menezes já treina em Tóquio, com o Time Brasil, e vive o clima especial de participar da primeira Olimpíada da sua carreira. Ao entrar em quadra, para os treinamentos iniciais na capital japonesa, Menezes não escondeu a emoção de estar realizando o sonho de representar o País nos Jogos Olímpicos.

“O clima de uma Olimpíada é uma coisa que nunca senti na vida. Muito legal. Estou parecendo uma criança na Disney”, brinca Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

Menezes – campeão pan-americano em 2019 – disputará a chave de simples, que contará também com Thiago Monteiro. A delegação do País no tênis tem no total sete representantes – igualando o número da Rio-2016. Nas duplas estarão Marcelo Melo / Bruno Soares, Marcelo Demoliner / Thiago Monteiro e Luisa Stefani / Laura Pigossi.

“A equipe foi chegando e amanhã (quarta) devemos ter o primeiro dia de treino com todos juntos. Fazendo bastante calor aqui. E temos procurado treinar no horário do almoço, quando está bem quente, e duas horas seguidas, que é um bom teste físico”, explica.

Na chegada, um rígido protocolo em função da Covid-19. “Depois da viagem extremamente longa, tivemos de enfrentar uma grande espera no aeroporto para cumprir os protocolos de entrada no país. Cinco horas e meia para sair do aeroporto – mostrar documentos, fazer o teste e esperar o resultado, receber a credencial – e mais uma hora para chegar na Vila Olímpica”, detalha o mineiro.

O sorteio das chaves para o tênis em Tóquio será nesta quarta-feira (21), às 23h (horário de Brasília), já quinta-feira (22) no Japão. Os jogos estão programados entre o sábado (24) – sexta no Brasil - e o dia 1º de agosto.

Nesta temporada, a partir deste mês de julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, como base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira, passando a contar com a parceria fixa do técnico Patricio Arnold, da ADK Tennis. Nos meses de maio e junho, o mineiro realizou uma gira europeia no saibro, que incluiu o qualifying de Roland Garros e terminou na grama, no quali de Wimbledon.

No ranking divulgado nesta segunda-feira (19) pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Menezes - número 4 do Brasil - aparece na 217ª colocação. 

Temporada 2021 - Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali. Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/
Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea - +55 61 98118-9876 -sergio.oprea@terra.com.br - www.zenithmarketing.com.br

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Treino de João Menezes em Tóquio
    (@gasparnobrega / Divulgação)

Leia também...

24.07.2021

Após batalha de 3h23min, João Menezes perde para Marin Cilic nos Jogos de Tóquio

Foi a estreia do mineiro - campeão pan-americano - na Olimpíada, que jogou muito bem, esteve perto da vitória, virou para levar para o tie-break do terceiro set e salvou dez match points antes do croata fechar a partida

22.07.2021

João Menezes estreia nos Jogos Olímpicos diante do croata Marin Cilic na madrugada deste sábado (24)

Em sua primeira Olimpíada, o tenista mineiro jogará por volta das 5h (horário de Brasília), no Ariake Tennis Park, em Tóquio

14.07.2021

João Menezes viaja para Tóquio na expectativa da participação na primeira Olimpíada

Nos últimos dias, o tenista mineiro, campeão pan-americano, treinou em Itajaí (SC). Nesta sexta-feira (16), segue para o Japão

06.07.2021

João Menezes retorna para Itajaí e faz ajustes finais para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Tenista da ADK Tennis embarca no dia 16 para a disputa da Olimpíada

Entre em contato