Agosto, 2021 – João Menezes retorna às quadras da Europa. Nesta segunda-feira (30), às 8h (horário de Brasília), o mineiro estreia no Challenger de Como, na Itália. O adversário será o francês Evan Furness (número 295 do ranking). Menezes – número 4 do Brasil e 227 do mundo – seguiu dos Estados Unidos para a cidade italiana. Em Nova York, disputou o qualifying do US Open, em piso rápido, chegando até a segunda rodada. Antes do quali do Grand Slam, Menezes jogou no saibro, em Cordenons, na Itália, e em San Marino.
“De volta à Itália, ao saibro, para mais uma etapa da temporada”, afirma Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.
Menezes está, também, na chave de duplas em Como. Ao lado do paulista Matheus Almeida, o mineiro enfrentará os cabeças de chave 2 na primeira rodada, o venezuelano Luis David Martinez e o italiano Andrea Vavassori, em data a ser definida.
No mês de setembro, Menezes volta a defender o Time Brasil, após a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no confronto da Copa Davis, diante do Líbano, pelo Grupo Mundial I, nos dias 18 e 19. Nesta temporada, em julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), para treinar na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira.
Temporada 2021 - Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali.
Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia. Em agosto, duas vitórias em simples e três em duplas em San Marino. E uma vitória na estreia no quali do US Open.
Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.
Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.
Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.
Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.
Mais informações:
Fanpage: https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/
Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea - +55 61 98118-9876 -sergio.oprea@terra.com.br - www.zenithmarketing.com.br
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica