Capa

João Menezes estreia com vitória no Challenger de Almaty, no Cazaquistão

Tenista mineiro dominou o jogo diante do russo Evgenii Tiurnev para avançar às oitavas de final do torneio nesta segunda-feira (7) e aguarda a definição do próximo adversário

07.06.2021  |  307 visualizações

Junho, 2021 – João Menezes está nas oitavas de final do Challenger de Almaty, no Cazaquistão. Nesta segunda-feira (7), o mineiro – cabeça de chave 8 do torneio, número 3 do Brasil e 211 do mundo – estreou com vitória diante do russo Evgenii Tiurnev (300 do ranking). Sem dar chances ao adversário, Menezes marcou 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, em 1h13min. E aguarda o vencedor da partida entre o belga Zizou Bergs e o chileno Marcelo Barrios, que jogam nesta terça-feira (8).

"Fiquei feliz por ter conseguido me mover melhor na quadra hoje, que é algo extremamente determinante para o meu jogo. O adversário era um verdadeiro camicase, sacava muito forte, mas falhava demais no fundo da quadra. E eu procurei ficar o mais sólido possível ao longo da partida", explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

No primeiro set, Menezes quebrou e abriu 2/0. O russo devolveu e deixou tudo igual, 2/2. Mas, a reação parou por aí. E, com mais um break, no oitavo game, o mineiro marcou 5/3 e fechou em 6/3. Com a vitória, Menezes veio com tudo para o segundo set, não dando qualquer chance ao adversário. Foram três quebras seguidas para vencer por 6/1 e avançar no Cazaquistão.

Em Almaty, Menezes disputa também a chave de duplas do torneio, formando parceria brasileira, ao lado do paulista Felipe Meligeni. Eles são cabeças 1 e terão como adversários na primeira rodada o bósnio Mirza Basic e o croata Nino Serdarusic, em dia a ser definido.

Serão dois challengers seguidos no saibro, em Almaty. O primeiro nesta semana e o segundo entre os dias 14 e 20 deste mês. Na programação da temporada, depois, o mineiro estará na grama, no qualifying de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra, a partir do dia 21. 

Menezes foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019, garantindo vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com início marcado para julho deste ano. Desde 2018, disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. 

Temporada 2021 - Este ano, abrindo a temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, em quadras duras e cobertas, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya, no saibro, parou duas vezes na primeira rodada. Assim, tem uma vitória no quali do Australian Open e duas no quali e uma na chave principal em Istambul. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, na estreia no ATP 250 de Córdoba, na primeira rodada do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na primeira rodada do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali. Em Orlando, uma vitória em duplas. Em Tallahassee, uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, uma vitória no quali e duas na chave principal. Em Biella, uma vitória em duplas. Em Roland Garros, duas vitórias no quali. Em Almaty, vitória na estreia em simples.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/
Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea - +55 61 98118-9876 -sergio.oprea@terra.com.br - www.zenithmarketing.com.br

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • João Menezes ficou feliz com sua movimentação na quadra
    (FFT / Divulgação)

Leia também...

16.06.2021

João Menezes fica nas oitavas de final no Cazaquistão e foca no quali de Wimbledon

Na segunda rodada do Challenger de Almaty, na madrugada desta quarta-feira (16), o tenista mineiro perdeu para o bósnio Mirza Basic e, na próxima semana, estará na grama, em Londres, na Inglaterra

15.06.2021

João Menezes busca vaga nas quartas de final na madrugada desta quarta-feira (16) no Cazaquistão

O jogo diante do bósnio Mirza Basic abre a programação da quadra 1, à 1h (horário de Brasília), pelas oitavas do Challenger de Almaty. O tenista mineiro é cabeça de chave 7 do torneio

14.06.2021

João Menezes confirma favoritismo e estreia com vitória no Cazaquistão

Em seu segundo challenger seguido em Almaty, o tenista mineiro passou pelo cazaque Dostanbek Tashbulatov nesta segunda-feira (14) e aguarda o adversário na próxima rodada

12.06.2021

João Menezes estreia nesta segunda-feira (14) no segundo Challenger de Almaty, no Cazaquistão

Nesta primeira rodada, por volta das 5h30 (horário de Brasília), jogo será diante do cazaque Dostanbek Tashbulatov

Entre em contato