Capa

Wine Run

Atleta da CAIXA Wine Run usa a corrida para transformar a vida de amigos em Fortaleza

Maria Aglais Rodrigues uniu várias pessoas em torno do esporte e é exemplo de como correr pode ser o remédio ideal tanto para enfermidades físicas como emocionais

20.08.2015  |  1.141 visualizações
São Paulo (SP) - Simone Moraes chegou a ter convulsões quando parte da gordura presente no seu corpo avançou até o cérebro. Edna Medeiros e Vanessa Nascimento passaram por um período de luto ao perder respectivamente o marido e o pai. Em comum, as cearenses têm a amizade de Maria Aglais Rodrigues, a responsável por mostrar como a corrida poderia ser um ponto de apoio para todas. O quarteto estará na disputa da CAIXA Wine Run, a corrida do vinho, em Lagoa Grande, Pernambuco, dia 6 de setembro.

"Quando você ajuda o próximo, as portas se abrem para você. A minha felicidade é ver todo mundo feliz", destaca Aglais, como é mais conhecida.

Até os 38 anos, a cearense tinha uma rotina agitada no comércio de frigorífico, frutas e verduras onde trabalhava. Quando aposentou-se, buscou uma outra atividade em que pudesse gastar toda a energia acumulada. Começou com a caminhada e logo passou para o trote. Mas ainda não estava satisfeita. O marido, Francisco, também aposentado, foi quem descobriu primeiro as corridas, por meio de um amigo.

"Depois que ele disputou a primeira corrida, fiquei com vontade e quis experimentar também. Na minha estreia, vi aquela multidão antes da largada e pensei ‘o que estou fazendo aqui?’ Mas, ao cruzar a linha de chegada, eu já me perguntava ‘quando será a próxima?’", lembra.

A corrida deu a Aglais e Francisco uma cumplicidade ainda maior. Também deu à cearense uma ferramenta valiosa para ajudar os mais próximos. Hoje uma referência em Fortaleza, a atleta, que treina com Félix Luis, do Portal do Corredor, motiva todos a correr, oferece orientação em compra de tênis e roupas, alimentação e inscrições em provas. E, sempre que pode, enche o carro com caronas para as corridas.

Histórias de família - "Somos todos uma família, unida na corrida, é o que me deixa mais feliz. Três meses depois de conhecer a Simone, eu a arrastei para as competições. Ela emagreceu, está muito mais saudável e já não tem nenhum problema com a gordura", conta Aglais. "Já a Edna perdeu o marido numa terça-feira, e no domingo eu a levei para participar da Corrida das Pontes. Não queria deixar ela em casa sozinha, chorando. Completamos a prova em 3h30, porque eu fiquei do lado dela, acompanhando o seu ritmo, para dar apoio. Hoje ela sempre corre comigo."

A história de Vanessa, de 15 anos, é a que mais emociona Aglais. O pai dela era o amigo que apresentou Francisco às corridas. "Ele era um irmão para meu esposo e eu. Ainda sinto que está sempre presente quando vamos correr", diz a atleta. "Antes de morrer, no ano passado, me pediu para não abandonar a sua família. Fiz amizade com a mulher dele, que até então vivia um pouco isolada, e ela passou a correr também. E a Vanessa, que era muito apegada ao pai, acabou adotando o meu marido. Consegui reestruturar uma família que poderia ter se perdido."

Corrida do Vinho no Nordeste - Aglais disputou a última edição da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco, em Lagoa Grande, Pernambuco, na categoria de trio, com Simone Moraes e Edna Medeiros. Este ano, as duas amigas vão para a categoria de duplas, e Aglais fará as 10 milhas do percurso individual. Vanessa Nascimento acompanhará, na torcida, as colegas de corrida.

"A viagem para o Vale do São Francisco foi a melhor da minha vida, e a prova também foi a melhor que já disputei. Totalmente diferente de tudo o que eu já tinha visto. Para mim, é uma competição única. Por isso vamos todas de novo", garante Aglais.

Inscrições - As inscrições estão abertas no site oficial do evento, www.winerun.com.br. Restam 50 vagas para o primeiro lote, com o valor de R$ 60,00. A partir do segundo lote, a taxa passa a ser de R$ 75. É possível escolher entre a disputa individual das 10 milhas ou em duplas.

Agenda da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco:

05 de Setembro (sábado)
15hs às 21hs - Entrega do Kit para os atletas no Quality Hotel (Petrolina);
Passeios - Tour guiado nas vinícolas da região e Vapor do Vinho (vendidos separadamente);
18hs às 20hs - Palestras temáticas sobre Suco de Uva, Vinho e Saúde

06 de Setembro (domingo)
Traslado - Ônibus gratuito de Petrolina e/ou Juazeiro para local do evento;
Largada, 8 horas - Vitivinícola Santa Maria - Fazenda Planaltino, Rodovia PE-574, km 8, Estrada da Uva e do Vinho, Lagoa Grande
Arena de chegada - "Receptivo Lagoa Grande", com área de alimentação e hidratação, comidas regionais, frutas e Festa do Espumante (degustação)
Cerimônia de Premiação
Traslado - Ônibus gratuito de volta para Petrolina

Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a CAIXA Wine Run tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, co-patrocínio da Montreal Turismo, e a Salomon como marca oficial. Também conta com o apoio das vinícolas Rio Sol e Miolo, Ibravin, SESI, Terra Sol, Hotel Oficial Quality Petrolina, Santa Clara, Grand Valle e Kero Coco.

Mais informações no site oficial, www.winerun.com.br,
e na fanpage da CAIXA Wine Run


Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704
  • Maria Aglais Rodrigues
    (Divulgação)

  • Edna, Simone e Aglais
    (Divulgação)

  • Aglais, Edna e Simone na viagem para Lagoa Grande, em 2014
    (Divulgação)

  • Largada da prova no ano passado
    (Anízio Lopes/Foco Radical)

  • Corrida dentro da vinícola
    (Anízio Lopes/Foco Radical)

Leia também...

17.12.2018

Oitava edição da prova, considerada um dos principais eventos temáticos de corrida de rua no Brasil, será realizada no dia 4 de maio, no Vale dos Vinhedos

09.09.2016

Conhecida como a corrida do vinho, quarta edição da prova no Nordeste reunirá 700 competidores

06.09.2016

Prova será no sábado (10), na Vitivinícola Rio Sol - Fazenda Planaltina, em Lagoa Grande, Pernambuco, aliando o prazer de correr ao de degustar vinhos e visitar belos lugares.

23.08.2016

Uma mistura de belas paisagens, atrações ligadas à cultura regional, em uma corrida disputada entre os parreirais da Vitivinícola Rio Sol, às margens do Velho Chico, unindo esporte, vinho e turismo.

Entre em contato